001-Historial da Segunda Versão
A Equipa Técnica apresenta para discussão a segunda versão da proposta de Ajustamento dos
Novos Programas de Matemática do Ensino Secundário. A Equipa Técnica entende que a
discussão havida até ao momento foi extremamente positiva, tendo envolvido inúmeros
professores do Ensino Secundário e Superior e as mais importantes Associações e
Sociedades que têm a ver com a Matemática e o Ensino da Matemática. Foram recebidos
cerca de 200 pareceres, o que atesta cabalmente o interesse demonstrado por todos os
professores de Matemática (e Físico-Químicas). Está provado que os professores colaboram
com o Ministério quando existe espaço para tal e os resultados são indiscutivelmente
melhores quando existe uma real participação.
A Equipa Técnica não teve claramente tempo para limar todas as arestas, mas esperamos que
este último período de discussão permita identificar os pontos a rever.
A Equipa Técnica entende que se levantaram mais problemas do que se apresentaram
soluções; além do mais foram recebidas muitas propostas contraditórias. A primeira
conclusão que tiramos é que é preciso aprofundar a reflexão sobre o Ensino da Matemática
em Portugal. Temos que ser capazes de nos entender sobre um mínimo essencial. No que diz
respeito ao Ensino Secundário não são claras três coisas:
a) O que sabem os alunos no fim do 3(o) Ciclo;
b) O que devem os alunos saber no fim do Ensino Secundário (quer se destinem ao
Ensino Superior, quer terminem aí os seus estudos);
c) O que espera o Ensino Superior dos alunos que aí entram.
Contudo, é preciso fazer algo desde já pois os problemas que o Ensino Secundário de
Matemática actualmente atravessa não se compadecem com a espera de conclusões cuja
obtenção será certamente muito morosa. Esta Equipa Técnica faz votos que a Equipa Técnica
que fizer o próximo Ajustamento (ou que fizer o próximo Novo Programa) tenha mais
elementos à sua disposição do que esta Equipa.
A Equipa Técnica recebeu inúmeras propostas extremamente construtivas e argumentadas que
lhe permitem agora apresentar uma segunda versão que pensamos melhorar muito em relação
à versão anterior. Essencialmente apresenta-se um programa mais conciso e equilibrado,
sendo muitos aspectos exemplificados em três Anexos. Sem dúvida que o Anexo mais
importante é o II onde se enunciam muitos exemplos que podem ser explorados na sala de
aula (ou fora dela) com os alunos, e que os professores poderão ir analisando para melhor
entenderem quais são, em termos muito concretos, as directrizes gerais estabelecidas no
programa. Nesse Anexo são ainda listadas uma série de referências bibliográficas, na sua
maioria de fácil acesso, e que, como afirmamos em lugar próprio, devem fazer parte das
Bibliotecas de cada Escola Secundária.
Esperamos agora obter as opiniões das pessoas sobre esta segunda versão. As grandes linhas
do documento não estão já em discussão; trata-se agora de afinar todos os pormenores e
garantir uma total coerência interna da proposta apresentada. A Equipa Técnica espera que o
empenho na discussão destes problemas se mantenha e assim não só seja possível elaborar
uma versão final adequada destes documentos, como esta discussão possa extravasar este
momento particular e aprofundar a reflexão de modo que todos possamos contribuir para a
melhoria do ensino em Portugal.
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