009-Cortes em relação ao programa anterior
Procurou a Equipa Técnica apresentar um programa que, sem sombra de dúvidas, seja exequível nas 4 horas semanais previstas para a disciplina de Matemática. Isso implica que um certo número de cortes seja efectuado em relação ao programa anterior.
Assim os seguintes conteúdos não aparecem, como tal, na presente proposta:
. Propriedades do símbolo S
. O ConjuntoR (Dízimas; Majorantes e minorantes... - Os temas principais deste assunto são abordados à medida que vão sendo precisos em ligação com outros assuntos)
. Axiomas e geometria sintética
. Analogia dos senos
. Aplicação do produto escalar à demonstração de alguma propriedades da geometria e da trigonometria
. Derivadas de funções implícitas
. Estudo detalhado de Cónicas
. Tangentes e normais a Cónicas
. Equações vectoriais e paramétricas de planos
. Resolução de sistemas pelo método de Gauss
. Cálculo integral; primitivação
. Dedução dos limites lim(x->0)senx/x , lim(x->0)(e^x - 1)/x
. Estudo analítico da sucessão (1+ 1/n)^n
. Regras para levantamento de indeterminações
. Estruturas algébricas
Estes cortes obviamente que foram feitos, não porque se entenda que não representam temas importantes, mas porque é ilusório pensar que é possível ensiná-los só porque aparecem em documentos oficiais. A nossa história recente está cheia de programas sobrecarregados muito bem intencionados mas que nunca são cumpridos, mesmo quando a metodologia usada é apenas a da aula magistral com aulas de exercícios.
Estes cortes levantam um problema muito importante. A formação matemática dos alunos, se é verdade que se pensa será mais completa e eficaz nos temas mantidos nos programas, ficará diminuída em extensão por causa dos temas omitidos. Isto reforça a ideia de que as 4 horas semanais para a disciplina de Matemática são insuficientes para uma completa formação matemática no ensino secundário.
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