015-Apoio Pedagógico Acrescido
O Apoio Pedagógico Acrescido-APA deve ser utilizado com os alunos que dele precisam. É óbvio que estão nessas condições os alunos que reprovaram a Matemática no 9(o) ano, ou que tendo obtido aprovação revelam deficiências consideráveis. Estes alunos, se fizerem um esforço razoável, poderão na sua maioria obter um aproveitamento aceitável. Para isso é preciso que a Escola faça alguma coisa por eles. Deve ser feito o diagnóstico das suas dificuldades o mais cedo possível, eventualmente logo no final do 9(o) ano. No início do 10(o) ano deve ser definido um plano de acção em que fique claro o que a Escola vai fazer pelos alunos e aquilo que a Escola espera deles para que possam obter sucesso. Assim, os alunos seriam integrados em turmas normais e teriam desde o início um acompanhamento suplementar de um certo número de horas semanais em grupos mais ou menos pequenos. É evidente que será necessário gastar algum tempo a pensar, a diagnosticar dificuldades e a conceber alternativas (que não sejam simplesmente mais do mesmo, nem longas listas de exercícios). É fundamental que a escola dê sinais inequívocos de se interessar pelo destino dos alunos. O plano definido deveria ser avaliado periodicamente (em princípio trimestralmente) devendo ser eventualmente reformulado onde se considerar necessário.
Do mesmo modo se deveria proceder para os alunos que concluírem o 10(o) e o 11(o) ano com dificuldades, devendo desde o início do ano lectivo seguinte ser preparado um plano de recuperação adequado no âmbito do APA que co-responsabilize professores e alunos envolvidos.
É muito importante a procura de formas imaginativas de recuperar as dificuldades reveladas pelos alunos; não parece muito eficaz que o APA se limite a fornecer horas suplementares para fazer mais exercícios, mais ou menos rotineiros; devem ser experimentadas formas variadas, por exemplo na forma de trabalhos de projecto ou de salas de estudo, podendo desenvolver-se materiais específicos; convinha que esses materiais e as experiências tidas com eles fossem devidamente divulgadas para que outros professores pudessem ter mais sugestões sobre como proceder em situações semelhantes.
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