018-Uso de computadores
Seria desejável que estivessem disponíveis computadores em todas as escolas para trabalho relativo às aulas de Matemática. Entretanto considera-se desde já possível e recomendável o uso de:
a) calculadoras gráficas que desempenham uma parte das funções antes apenas possíveis num computador e que apresentam uma sofisticação crescente e preços cada vez mais acessíveis.
b) um computador ligado a um "data-show" para demonstrações, simulações ou trabalho na sala de aula com todos os alunos ao mesmo tempo.
Vários tipos de programas de computador são úteis e enquadram-se no espírito do programa. Programas de Geometria como o Cabri-Géomètre, de Cálculo Numérico e Estatístico como a Folha de Cálculo, de Gráficos e demonstração como o Funções (Vitor Teodoro-GEP), o MicroCalc (Harley Flanders), de Algebra Computacional como o DERIVE ou o Mathematica, ou de simulação como os da série Soft-Ciências, fornecem diferentes tipos de perspectivas tanto a professores como a alunos. Outros programas começam igualmente a aparecer no mercado português.
Neste sentido recomenda-se enfaticamente o uso de computadores nas escolas onde tal equipamento esteja ou venha a estar disponível, tanto em salas onde os alunos poderão ir realizar trabalhos práticos, como em salas com condições para se dar uma aula em ambiente computacional, além do partido que o professor deve tirar como ferramenta de demonstração na sala de aula usando um "data-show" com retroprojector.
O trabalho com computadores deverá ainda ser explorado e desenvolvido em todos os trabalhos da Área-Escola em que tal se proporcionar e ainda nas disciplinas de Informática constantes do currículo (como a Introdução às Tecnologias da Informação), em ligação com a disciplina de Matemática.
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