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X-Comment: Educacao em Matematica At 19:57 +0000 25.03.98, Jaime Carvalho e Silva wrote: >No Boletim da SPM n. 30 saiu um texto que abaixo se reproduz. >Em grande parte continua actual e por isso o envio como >contribuicao para a discussao. >So' quero acrescentar duas pitadas suplementares: >- Quando este governo nomeou um "Grupo de Missao" que acaba de >entregar o seu relatorio para po^r (aparentemente bem) finalmente >as habilitacoes em criterios de qualidade definidos de forma >tecnicamente idonea e suficientemente independente, nao se percebe >uma medida casuistica com taio larga impacto e tao contraditoria >com o resultado aparente do Grupo de Missao que prepara o caminho >para a definicao de criterios rigorosos de qualidade de formacao; >- Este ano estao cerca de 400 alunos de cursos de Lic. em Ensino da >Matematica e Ramos Educacionais no seu ano de Estagio. E' provavel >que no proximo ano o numero se mantenha. Sera' que no proximo ano >havera' lugar para eles nos concursos? E deverao eles ficar de >fora com o quadro preenchido por um engenheiro de administracao >naval sem estagio? > >Gostaria de ver a qualidade de formacao como criterio principal. >Quando sao habilitacoes para o ensino licenciaturas que nem seque >sao reconhecidas actualmente pela Ordem dos Engenheiros nao me >parece que va' no sentido da qualidade. > >--------------------------------------------------------- > >Regressou a questao da habilitacao propria para >engenheiros, economistas, gestores,... > >Recentemente foi publicada no jornal "Publico" uma noticia >que indicava que o Ministerio da Educacao estaria na intencao >de "resolver" o problema da falta de professores de >Matematica concedendo habilitacao propria a engenheiros e >economistas. [corte] --------------------------- Ol'a Jaime. Estive a ler os textos, a pensar como haveria de responder e, depois de dar v'arias volta `a bola, conclu'i que poderia, talvez, distinguir tres quest~oes: 1 - A quest~ao da reserva do mercado do ensino de matem'atica. 2 - A quest~ao do desempenho dos licenciados em matem'atica. 3 - A quest~ao da forma,c~ao dos licenciados em matem'atica. Por "quest~ao da reserva do mercado do ensino de matem'atica" entendo a tentativa, bem ou mal sucedida, de reservar, por via legislativa e, ou, administrativa, o mercado do ensino de matem'atica a determinados indiv'iduos que, supostamente, ser~ao "os preparados", "os competentes", ou "os mais preparados", ou "os mais competentes", para exerc'icio da dito fun,c~ao. Por "quest~ao do desempenho dos licenciados em matem'atica" entendo a an'alise do desempenho dos licenciados em matem'atica enquanto professores de matem'atica. Ser'a que, estatisticamente falando, s~ao bons professores? Ensinam bem? Obtem bons resultados? Ou ser'a que n~ao? Por "quest~ao da forma,c~ao dos licenciados em matem'atica" entendo a an'alise dos conte'udos e m'etodos dos actuais cursos de matem'atica, particularmente daqueles cuja sa'ida profissional principal 'e o exerc'icio da profiss~ao de professor de matem'atica aos n'iveis dos primeiro e segundo ciclos dos ensinos secund'ario e terci'ario. NOTA: A actual terminologia portuguesa 'e um aborto. A terminologia internacional 'e a seguinte: - O primeiro ciclo do ensino secund'ario abarca os alunos dos grupos et'arios 12-13 a 14-15 (7mo. 8vo. e 9no. anos). - O segundo ciclo do ensino secund'ario abarca os alunos dos grupos et'arios 15-16 a 17-18 (10mo. 11ro. e 12do. anos). - O primeiro ciclo do ensino terci'ario abarca os alunos dos grupos et'arios 18-19 a 20-21 (cursos superiores curtos e primeiro ciclo dos cursos superiores longos). - O segundo ciclo do ensino terci'ario abarca os alunos dos grupos et'arios 21-22 a 23-24 (segundo ciclo dos cursos superiores longos e cursos superiores de especializa,c~ao, ou de aprofundamento, que, por vezes, est~ao dispon'iveis para os graduados pelos cursos superiores curtos). 1 - A quest~ao da reserva do mercado do ensino de matem'atica ============================================================ Esta 'e a quest~ao quente do momento! A "tal quest~ao"!!! A quest~ao da bronca! >O Despacho Normativo No. 10-B/98, publicado em DR de 5-2-98, >estabelece como tendo habilitacoes proprias para leccionar >Matematica do 7 ao 12 ano (note-se bem, do 7 ao 12!) os >portadores dos seguintes diplomas: e segue-se uma lista de dois (2) cursos em segundo escal~ao ... e uma de quarenta e nove (49) em terceiro escal~ao! Foi o fim! Tiraram o osso da boca do c~ao!!! Estou certo de que se os matem'aticos usassem espingardas e n~ao equa,c~oes j'a tinha havido Revolu,c~ao, o Governo j'a tinha ca'ido, os Ministros j'a estariam mortos, o Despacho Normativo revogado, os engenheiros pendurados nos candeeiros da ponte do feij~ao e a "normalidade" restabelecida! S'o que esta n~ao 'e a quest~ao que mais me interessa ... mas, como 'e esta a quest~ao quente do momento, n~ao creio pois que possa fugir-lhe. Seja ent~ao "a quest~ao da reserva do mercado" em termos gerais: 1 - 'E poss'ivel, 2 - 'E conveniente, reservar, por via legislativa e, ou, administrativa, para determinados indiv'iduos que, supostamente, s~ao "os preparados", "os competentes", ou "os mais preparados", ou "os mais competentes", o exerc'icio de uma determinada fun,c~ao profissional e o respectivo mercado? Quanto a ser poss'ivel ... 'e. Existem bastos exemplos hist'oricos de semelhantes "apropria,c~oes". Quanto a ser conveniente ... acho que n~ao 'e. E tamb'em existem bastos exemplos hist'oricos dos maus resultados decorrentes de semelhantes "apropria,c~oes"! Antes de prosseguir, e para quem se contenta com explica,c~oes breves, estas "reservas" legislativas e, ou, administrativas, de determinados mercados, estas "apropria,c~oes" de fun,c~oes profissionais e seu mercados, costuma ser designado por "CORPORATIVISMO" e, de entre todas as formas de corporativismo (que h'a muitas) esta 'e a mais irracional e a mais implac'avel. Consideremos ent~ao dois exemplos hist'oricos de todos conhecidos em Portugal: 1 - O dos militares no ante e p'os, 25 de Abril. 2 - O dos m'edicos do 25 de Abril a esta parte. 1.1 - Os militares no ante e p'os, 25 de Abril ============================================== Como 'e sabido h'a cerca de vinte e cinco (25) anos ia um grande sururu entre os capit~aes do Ex'ercito por causa das promo,c~oes. Uns, os provenientes da Academia Militar, diziam que eles 'e que eram "os bons", "os puros", "os cientificamente preparados", os "verdadeiros profissionais", e n~ao admitiam que os outros, os provenientes de milicianos, os pudessem ultrapassar, nem sequer igualar. Os outros, os provenientes de milicianos, diziam que os tinha ido buscar a casa para defender a P'atria, que tinha dado boas provas em combate, que tinham feito os tiroc'inios que a lei exigia, que n~ao pretendiam prejudicar ningu'em mas, tamb'em, que n~ao estavam na disposi,c~ao de serem prejudicados, muito menos por uns "capit~aezinhos e avi'ario" que nunca tinham ouvido um tiro. N~ao havia muito acordo poss'ivel ... como 'e bom de ver. Acontece que o ent~ao Ministro da Defesa, em lugar de tomar uma qualquer posi,c~ao firme sobre o assunto, resolveu tratar o assunto com "panos quentes", a ver se "agradava a gregos e troianos" e, como 'e uso nestes casos, indispos-se com ambas as partes e perdeu o prestigio. Vai da'i os senhores capit~aes elegeram dois campe~oes, o General Costa Gomes, pelos provenientes da Academia Militar, e o General Sp'inola, pelos provenientes de milicianos, e trataram de derrubar o Governo. O primeiro movimento foi o das Caldas, liderado pelos provenientes de milicianos, os provenientes da Academia Militar "tiram o corpo" e aquilo "abortou" ... um zero. O segundo movimento foi o de Santar'em, liderado pelos provenientes da Academia Militar, os provenientes de milicianos aderiam e aquilo "nasceu" ... dois zero. S'o que nessa altura a for,ca dos provenientes de milicianos ainda era muito grande. E a essa for,ca acrescia a dos provenientes da Academia Militar que eram spinol'istas ... logo o Sp'inola foi para N'umero Um, Presidente da Rep'ublica, e o Costa Gomes para N'umero Dois, Chefe do Estado Maior da For,cas Armadas. Passo seguinte? Alian,ca dos provenientes da Academia Militar com os "partidos de esquerda", derrube do Sp'inola, saneamento dos sp'inolistas e dos provenientes de milicianos. Estava quase. Passo seguinte? Conten,c~ao dos "partidos de esquerda"! Ao fim e ao cabo o objectivo era monopolizar as promo,c~oes ... n~ao era instaurar um forte "governo de esquerda" que, mais cedo ou mais tarde, acabaris por os "por em sentido". Foi feito? Sabemos que foi. S'o cometeram um erro. Prometeram "A Democracia" ... E "O Povo" tomou-os a s'erio ... tiveram que a conceder! Custo da opera,c~ao? Centenas de milhares de mortos na Guin'e, Angola, Mo,cambique e Timor. Dou de barato os deslocamentos populacionais e os preju'izos materiais. Situa,c~ao actual? S'o os licenciados em "ciencias militares" pela Academia Militar podem ser Oficiais do Ex'ercito, ou seja, conseguiram a "reserva de mercado" que pretendiam. N~ao tem nada que fazer e encontram-se desprestigiados ... Por isso quer "profissionalizar e equipar as For,cas Armadas", o que custa uma pipa de massa, a ser paga pelos contribuintes, e n~ao serve rigorosamente sen~ao para suas Exelencias pavonearem os gal~oes. Toda esta "dan,ca" a que temos assistido nas Chefias das For,cas Armadas n~ao 'e outra coisa sen~ao a consequencia da chantagem que est'a a ser exercida sobre os Org~aos de Soberania. Ao fim e ao cabo onde 'e que est~ao as espingardas? NOTA: Admito que para quem tenha do 25 de Abril uma vis~ao romantica, "Os Cravos ...", "Os Capitaes de Abril ...", o que escrevi acima seja um choque. Mas, infelizmente, as coisas s~ao como s~ao. E mais vale um desengano na vida do que andar toda a vida enganado ... 1.2 - O dos m'edicos do 25 de Abril a esta parte ================================================ Como tamb'em 'e sabido os licenciados em medicina obtiveram o exclusivo legal do exerc'icio da mesma. Curar pessoas 'e definido como sendo exerc'icio de medicina, logo ningu'em mais pode curar pessoas, s'o os licenciados em medicina inscritos na Ordem dos M'edicos, os m'edicos. Isto n~ao h'a bruxa, nem endireita, nem homeopata, nem dentista brasileiro. Ou 'e m'edico ou n~ao pode exercer e, se exercer, podem-lhe ser aplicados "os rigores da lei". Ser'a que isto se justifica? Segundo eles sim. S~ao os 'unicos "cientificamente preparados"! Tudo o resto 'e "surpresti,c~ao", "imprepara,c~ao", "etc.t~ao". Obtido a "reserva de mercado" fazer o que? Reduzir a concorrencia, ou seja, baixar os "numerus clausus" das faculdades de Medicina! Brilhante!! Resultado: - A Medicina est'a rodeada por uma cerca de arame farpado e os m'edicos ordenham-na como se de vaca se tratasse. - As popula,c~oes tem pouca e m'a assistencia m'edica. No interior por falta e meios humanos e materiais, nas grandes cidades por excesso de afluencia de pacientes e por ausencia dos meios humanos nos hospitais (a privada d'a mais ...). - O Estado (os contribuintes) pagam rios de dinheiro por essa pouca e m'a assistencia m'edica. - J'a e come,cou a recorrer `a "importa,c~ao" de m'edicos estrangeiros para colmatar as necessidades que os nacionais n~ao colmatam. - J'a se assiste `a cantilena de que os brasileiros "n~ao est~ao bem preparados" e de que os espanh'ois "n~ao falam portugues" (defesa de retaguarda de quem est'a a perder o monop'olio do mercado). - J'a houve quem se lembrasse de que n~ao havia melhor solu,c~ao do que o contribuinte pagar duas (2) novas Faculdades de Medicina para que tudo possa ficar o mais na mesma poss'ivel, evidentemente ... 1.3 - Conclus~ao ================ Repito o que disse acima: N~ao considero socialmente conveniente, reservar, por via legislativa e, ou, administrativa, para determinados indiv'iduos que, supostamente, s~ao "os preparados", "os competentes", ou "os mais preparados", ou "os mais competentes", o exerc'icio de uma determinada fun,c~ao profissional e o respectivo mercado. E n~ao o considero pelas raz~oes que atr'as aduzi. E devo dizer que os paleios de "qualidade", "profissionalismo", etc., n~ao s'o me n~ao impressionam como me chateiam. as pessoas n~ao tem "tomates" para afirmarem, ch~amente, que est~ao a "defender o tacho" e vai da'i p~oem-se com "poesias" e "hipocrisias" ... Voltando por fim 'a quest~ao dos licenciados em matem'atica e da sua pretens~ao de para si reservarem o mercado do ensino da matem'atica. Ser'a que tem alguma hip'otese? Acho que n~ao. Os militares tiveram e tem, porque tem as espingardas e as pessoas tem medo de morrer. Os m'edicos tiveram e tem, porque tem os rem'edios e as pessoas tem medo de morrer. Os matem'aticos s'o tem as equa,c~oes e, ainda por cima, n~ao as podem apropriar completamente. H'a outras especialidades, engenheiros e n~ao s'o, que tamb'em usam equa,c~oes. Logo n~ao h'a hip'otese. Portanto, meu caro Jaime, acho que o que resta aos matem'aticos 'e estudar: - Estudar de onde 'e que a matem'atica vem. - Estudar onde 'e que a matem'atica est'a. - Estudar de onde 'e que a matem'atica vai. - Estudar para o que 'e que a matem'atica serviu. - Estudar para o que 'e que a matem'atica serve. - Estudar para o que 'e que a matem'atica servir'a. - Estudar como o que 'e que a matem'atica se usa. - Estudar como o que 'e que a matem'atica se aplica. E isto remete-nos para as outras duas quest~oes: 2 - A quest~ao do desempenho dos licenciados em matem'atica. 3 - A quest~ao da forma,c~ao dos licenciados em matem'atica. Terei que as tratar, mas n~ao nesta mensagem, j'a vai demasiado longa. Abra,co 'Alvaro -- N\~{a}o h\'{a} nada mais pr\'{a}tico do que uma boa teoria. There is nothing more pratical than a good theory. Departamento de Matem\'{a}tica / Universidade de Coimbra Mathematics Department / Coimbra University http://www.mat.uc.pt/ | phone: +351 39 791 187 mail: Apt 3008 / P 3000 COIMBRA - Portugal | fax: +351 39 325 68
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X-Comment: Educacao em Matematica At 22:52 +0100 01.04.98, Vladimiro wrote: >-----Original Message----- >From: Alvaro Athayde <athayde@mat.uc.pt> >To: Multiple recipients of list <sem@fc.ul.pt> >Date: quarta-feira, 1 de abril de 1998 21:33 >Subject: Re: Habilitacoes proprias > > >Respeitosamente, por certo e assim que o ilustre ENGENHEIRO gosta que o >tratem, devo dizer-lhe que so deveria falar do que conhece pois fala do >ensino nao superior desmonstrando uma tal ignorancia sobre o assunto e >sua regulamentacao que ate mete do. Permita-me [...] Olhe que n~ao ... Olhe que n~ao ... > [...] Permita-me que o convide a deixar >esses lugares importantes e como engenheiro eficiente no ensino da >matematica (no resto nao sei) venha para o ensino basico mostrar que e >mesmo capaz de ensinar matematica hoje, nao no tempo em que eu e V* ex. >a estudamos. Eu falei do secund'ario e n~ao do prim'ario. Quanto ao "b'asico" 'e uma "originalidade" portuguesa ... e um perfeito "albergue espanhol"! Cabe l'a tudo!!! >Humildemente, um professor de matematica do ensino nao superior que nao >reduz a matematica a um >conjunto de regras que alguem estupidamente tem >de decorar. Ora parece que temos homem! Se "nao reduz a matematica a um >conjunto de regras que alguem estupidamente tem de decorar." de certeza que nos vamos entender! Um abrac,o 'Alvaro P.S. E pode deixar cair o "ilustre ENGENHEIRO", o problema n~ao 'e de t'itulos ... -- N\~{a}o h\'{a} nada mais pr\'{a}tico do que uma boa teoria. There is nothing more pratical than a good theory. Departamento de Matem\'{a}tica / Universidade de Coimbra Mathematics Department / Coimbra University http://www.mat.uc.pt/ | phone: +351 39 791 187 mail: Apt 3008 / P 3000 COIMBRA - Portugal | fax: +351 39 325 68
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X-Comment: Educacao em Matematica Alvaro Athayde wrote: > > >Date: Sat, 28 Mar 1998 09:30:56 GMT > >Reply-To: sem@fc.ul.pt > >Originator: sem@cc.fc.ul.pt > >Sender: sem@fc.ul.pt > >Precedence: bulk > >From: "Gra=E7a Ventura/Manuel Saraiva" <mop14397@mail.telepac.pt> > >To: Multiple recipients of list <sem@fc.ul.pt> > >Subject: Habilitacoes > >X-Comment: Educacao em Matematica > >Mime-Version: 1.0 > > > > Estimados colegas > > > > Anexo o abaixo-assinado que dezassete docentes (professores e > >assistentes) > >do Departamento de Matematica/Informatica da Universidade da Beira Interi= or > >enviaram ao Ministro da Educacao. > > > > Manuel Joaquim F S Saraiva > >-------------------------------------------------------------------------= --- > >------------------------------------------------- > > > > Universidade da Beira Interior, 27/03/1998 > > > > Exm: Senhor Ministro da Educacao > > > > Os abaixo-assinados, ..... > > ......O professor de Matematica do presente/futuro tera que: > > a) estar sensibilizado para a importancia da resolucao de >problemas em > >Matematica e no seu ensino e aprendizagem; Ou seja, ser engenheiro para saber para que serve a Mat.! > > b) sentir a importancia da ligacao da Matematica com a realidade; Ou seja, ser Engenheiro ou f=EDsico ou economista! > > c) estar sensibilizado para a utilizacao das novas tecnologias da > >informacao; Ou seja, ser engenheiro, de preferencia Electro-Info. > > d) ter a capacidade para reconhecer a cultura matematica dos seus > >alunos, Ou seja, ter a capacidade de engenheiro para lidar com o pessoal! > >e > > e) ser capaz de criar, propor e gerir situacoes e materiais > >proprios para a aprendizagem dos seus alunos. Ou seja, ser engenheiro projectista ! Obrigado meu ministro! M.
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X-Comment: Educacao em Matematica Mime-Version: 1.0 Penso que o problema das habilitacoes tem que ser cuidadosamente pensado porque efectivamente os programas actuais dao uma importancia crescente `as aplicacoes da Matematica e nesse aspecto a formacao dos engenheiros e' em geral melhor que a dos matematicos. Simplificando diria que o ensino da Matematica hoje precisa de tres areas: 1 - Matematica 2 - Aplicacoes da Matematica 3 - Area educacional (Psicologia, Pedagogia, Didactica, etc) As licenciaturas de Ensino da Matematica tem as componentes 1 e 3. As licenciaturas em Engenharia (com boa base matematica e nao qualquer Engenharia) tem as componentes 1 e 2. Do que tenho visto no ensino, penso que a falta de qualquer uma das tres componentes e' grave e pergunto-me se havera' algum curso em Portugal que contenha as tres. Ha' ainda algumas ideias novas de formar professores omitindo (ou enfraquecendo ate `a caricatura) a primeira componente, o que no minimo sera' uma experiencia curiosa e quica' inovadora. Espero que consigamos chegar a um equilibrio razoavel entre todas as componentes. Carlos Albuquerque
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X-Comment: Educacao em Matematica At 19:49 +0100 02.04.98, carlos albuquerque wrote: > Penso que o problema das habilitacoes tem que ser cuidadosamente >pensado porque efectivamente os programas actuais dao uma importancia >crescente `as aplicacoes da Matematica e nesse aspecto a formacao dos >engenheiros e' em geral melhor que a dos matematicos. [...] O tempo de vida 'util de um licenciado 'e de cerca de sessenta (60) anos. Logo n~ao podemos pensar s'o em termos de "programas actuais" ... > [...] Simplificando diria >que o ensino da Matematica hoje precisa de tres areas: > >1 - Matematica >2 - Aplicacoes da Matematica >3 - Area educacional (Psicologia, Pedagogia, Didactica, etc) Supondo que na Matem'atica est~ao incluidas as Geometrias: - Plana (Elementar, Sint'etica), - Vol'umica (Elementar, Sint'etica), - Descritiva e - Esf'erica (Elementar, Sint'etica); falta a'inda, pelo menos: - A F'isica (Mec^anica, 'Optica Geom'etrica, Hidraulica, Electro-Magnetismo, Termodin^anica) e - A Astronomia. Sem a F'isica e sem a Astronomia, a Hist'oria da Matem'atica 'e totalmente incompreensivel. > As licenciaturas de Ensino da Matematica tem as componentes 1 e 3. As >licenciaturas em Engenharia (com boa base matematica e nao qualquer >Engenharia) tem as componentes 1 e 2. Do que tenho visto no ensino, penso >que a falta de qualquer uma das tres componentes e' grave e pergunto-me se >havera' algum curso em Portugal que contenha as tres. Que eu saiba n~ao. Mas qualquer auto-didacta adiquire a componente 3 nas calmas e, juntando-lhe um pouco de pr'atica e uma pitada de bom senso ... > Ha' ainda algumas ideias novas de formar professores omitindo (ou >enfraquecendo ate `a caricatura) a primeira componente, o que no minimo >sera' uma experiencia curiosa e quica' inovadora. No dia em que algu'em conseguir ensinar o que n~ao sabe a Humanidade ter'a dado um enorme salto em frente ... > Espero que consigamos chegar a um equilibrio razoavel entre todas as >componentes. Positivo. Mas para isso h'a que meter nos quatro (4) ou cinco (5) anos lectivos dispon'iveis: - O que tem possibilidade de se n=E3o desactualizar r'apidamente. - O que tem maior efeito "multiplicador" (termo econ'omico), ou "formador" (termo educativo) como, por exemplo, imaginam? A L'ogica e a Trignometria!!! 'Alvaro Athayde -- N\~{a}o h\'{a} nada mais pr\'{a}tico do que uma boa teoria. There is nothing more pratical than a good theory. Departamento de Matem\'{a}tica / Universidade de Coimbra Mathematics Department / Coimbra University http://www.mat.uc.pt/ | phone: +351 39 791 187 mail: Apt 3008 / P 3000 COIMBRA - Portugal | fax: +351 39 325 68
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X-Comment: Educacao em Matematica recipients <sem@cc.fc.ul.pt>
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X-Comment: Educacao em MatematicaDate: Mon, 5 Jan 1998 11:45:55 +0100
=46rom: Luis.SIMOES@DG4.cec.be (Tel 55895)To: ventim@beta.ist.utl.pt
Message-ID: <WIN2354-980105104555-5A2E*/G=3DLuis/S=3DSIMOES/O=3DDG4/PRMD=3DCEC/ADMD=3DRT= T/C=3DBE/@MHS> M IME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/mixed; boundary=3D"Boundary=3D_0.0_=3D99999900036012= 64" Prof. Ventim, j=E1 chegou de f=E9rias? =46rom: Sandra.HARCQ@DG3.cec.beTo: Deborah.PLATT@DG3.cec.be,
"Anne.VAN ROY"@DG3.cec.be, Claudia.SCHAEFER@DG3.cec.be, Natascha.GENSCHOW@DG3.cec.be, Anna-Maria.AROCA-LABERNIA@DG3.cec.be, Maria.FERREIRA@DG3.cec.be, Martine.GROSJEAN-LEMOINE@DG3.cec.be, Santiago.GARRIDO@DG3.cec.be, Sabine.BOUSSERY@ESPRIT.DG3.cec.be, Rebecca.TOWNSEND@DG3.cec.be, Tania.BUTTKEWITZ@DG3.cec.be, Gerard.COMYN@DG3.cec.be, Liesbet.AERTS@DG3.cec.be, Anton.SCHRAG@DG3.cec.be, David.ELLARD@DG3.cec.be, Julie.MANCONI@DG3.cec.be, Eleftherios.ELEFTHERIOU@DG3.cec.be, Marie-Rose.MATHIEU@BXL.DG13.cec.be, Alessio.GIANNINI@DG9.cec.be, Bernard.LANGNICKEL@DG10.cec.beSubject: L'=1B*v=1B?education nationale evolue, la preuve....
Message-ID: <WIN6254-971119164008-7EBF*/G=3DSandra/S=3DHARCQ/OU=3DESPRIT/O=3DDG3/PRMD=3D= CEC/ADMD=3DRTT/C =3DBE/@MHS> MIME-Version: 1.0 Content-Type: text/plain - Enseignement de 1960 Un paysan vend un sac de pommes de terre pour 100 F. Ses frais de productio= n s'=E9levent aux 4/5 du prix de vente. Quel est son b=E9n=E9fice ? - Enseignement de 1970 Un paysan vend un sac de pommes de terre pour 100 F. Ses frais de productio= n d'=E9l=E8vent aux 4/5 du prix de vente, c'est =E0 dire 80 F. Quel est son= b=E9n=E9fice ? - Enseignement moderne de 1970 Un paysan =E9change un ensemble "P" de pommes de terre contre un ensemble= "M" de pi=E8ces de monnaie. Le cardinal de l'ensemble "M" est =E9gal =E0 100, et c= haque =E9l=E9ment sigma de "M" vaut 1F. Dessine 100 gros points repr=E9sentant le= s =E9l=E9ments de l'ensemble "M". L'ensemble "F" des frais de production comprend 20 gros points de moins que l'ensemble "M". Repr=E9sente "F" comme un sous-ensemble= de "M" et donne la r=E9ponse =E0 la question : quel est le cardinal de= l'ensemble "B" des b=E9n=E9fices (=E0 dessiner en rouge). - Enseignement r=E9nov=E9 de 1980 Un agriculteur vend un sac de pommes de terre pour 100 F. Les frais de production s'=E9l=E8vent =E0 80 F, et le b=E9n=E9fice est de 20 F. Devoir: souligner les mots "pomme de terre" et discutes en avec ton voisin. -Enseignement r=E9form=E9 de 1981 un peizan kapitalist privil=E9gi=E9 sanrichi injustemant de 20 F sur un sak = de patat. Analiz le tekst et recherch le fote de gramere d'ortograf et de ponktuassion et ansuite di se ke tu panse de cete maniaire de sanrichir. -Enseignement assist=E9 par ordinateur de 1990 Un producteur de l'espace agricole cabl=E9 consulte en conversationnel une data-bank qui display le day-rate de la patate. Il load son progiciel de computation fiable et d=E9termine le cash-flow sur =E9cran bitmap haute r=E9= solution. Dessine avec ta souris le contour int=E9gr=E9 3D du sac de pommes de terre p= uis logue toi au r=E9seau Arpanot par le code 3615 B.P. (Blue Potatoe) et suis l= es indications du menu pour plotter le graph sur ta super imprimante laser. -Enseignement en l'an 2000 Qu'est ce qu'un paysan ?
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO At 19:49 02-04-1998 +0100, carlos albuquerque wrote: > > > Penso que o problema das habilitacoes tem que ser cuidadosamente >pensado porque efectivamente os programas actuais dao uma importancia >crescente `as aplicacoes da Matematica=20 Concordo. > e nesse aspecto a formacao dos >engenheiros e' em geral melhor que a dos matematicos. Apenas o e na sua area especifica. >Simplificando diria >que o ensino da Matematica hoje precisa de tres areas: > >1 - Matematica >2 - Aplicacoes da Matematica=20 >3 - Area educacional (Psicologia, Pedagogia, Didactica, etc) > As licenciaturas de Ensino da Matematica tem as componentes 1 e 3.=20 Ha cursos que contamplam tambem 2, e com uma formacao bastante aceitavel. Por exemplo, a licenciatura em Matematica- Ramo Educacional da FCTUC inclui mesmo uma cadeira semestral de Aplicacoes da Matematica. Em Historia do Pensamento Matematico elas estao tambem contempladas. > As licenciaturas em Engenharia (com boa base matematica e nao qualquer >Engenharia) tem as componentes 1 e 2.=20 Novamente limitadas, no que diz respeito a 1., por ,evidentemente, nao contemplarem todas as areas. Ainda assim, e questionavel se, na sua maioria, sao mesmo esses engenheiros (com uma boa formacao matematica) que "decidem" leccionar nas nossas escolas do ensino basico e secundario. Alem disso, nao sao apenas engenharias os cursos "agraciados" com o alargamento das habilitacoes proprias e suficientes para a docencia de Matematica. >Do que tenho visto no ensino, penso >que a falta de qualquer uma das tres componentes e' grave e pergunto-me se >havera' algum curso em Portugal que contenha as tres.=20 Pelo que disse atras, ha de facto. > Ha' ainda algumas ideias novas de formar professores omitindo (ou >enfraquecendo ate `a caricatura) a primeira componente, o que no minimo >sera' uma experiencia curiosa e quica' inovadora.=20 ... sim, e mesmo o minimo que se pode dizer!=20 > Espero que consigamos chegar a um equilibrio razoavel entre todas as >componentes. > > Carlos Albuquerque Assim o espero, para bem do ensino da Matematica. Paulo Saraiva + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - Paulo Saraiva Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra Av Dias da Silva, 165 (Gab. 509) Phone: 351 (0)39 790 524 FAX: 351 (0)39 403511 - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + "Se fizeres como sempre fizeste, obter=E1s o que sempre obtiveste.=20 Chega-te ? " (Prov=E9rbio Oriental) + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + -
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO L'a me esqueci dos caracteres acentuados! Pe,co desculpa. Segue, de novo, sem os ditos. AA -----Date: Mon, 5 Jan 1998 11:45:55 +0100
=46rom: Luis.SIMOES@DG4.cec.be (Tel 55895)To: ventim@beta.ist.utl.pt
Message-ID: <WIN2354-980105104555-5A2E*/G=3DLuis/S=3DSIMOES/O=3DDG4/PRMD=3DCEC/ADMD=3DRT= T/C=3DBE/@MHS> M IME-Version: 1.0 Content-Type: multipart/mixed; boundary=3D"Boundary=3D_0.0_=3D99999900036012= 64" Prof. Ventim, j'a chegou de f'erias? =46rom: Sandra.HARCQ@DG3.cec.beTo: Deborah.PLATT@DG3.cec.be,
"Anne.VAN ROY"@DG3.cec.be, Claudia.SCHAEFER@DG3.cec.be, Natascha.GENSCHOW@DG3.cec.be, Anna-Maria.AROCA-LABERNIA@DG3.cec.be, Maria.FERREIRA@DG3.cec.be, Martine.GROSJEAN-LEMOINE@DG3.cec.be, Santiago.GARRIDO@DG3.cec.be, Sabine.BOUSSERY@ESPRIT.DG3.cec.be, Rebecca.TOWNSEND@DG3.cec.be, Tania.BUTTKEWITZ@DG3.cec.be, Gerard.COMYN@DG3.cec.be, Liesbet.AERTS@DG3.cec.be, Anton.SCHRAG@DG3.cec.be, David.ELLARD@DG3.cec.be, Julie.MANCONI@DG3.cec.be, Eleftherios.ELEFTHERIOU@DG3.cec.be, Marie-Rose.MATHIEU@BXL.DG13.cec.be, Alessio.GIANNINI@DG9.cec.be, Bernard.LANGNICKEL@DG10.cec.beSubject: L'=1B*v=1B?education nationale evolue, la preuve....
Message-ID: <WIN6254-971119164008-7EBF*/G=3DSandra/S=3DHARCQ/OU=3DESPRIT/O=3DDG3/PRMD=3D= CEC/ADMD=3DRTT/C =3DBE/@MHS> MIME-Version: 1.0 Content-Type: text/plain - Enseignement de 1960 Un paysan vend un sac de pommes de terre pour 100 F. Ses frais de production s''elevent aux 4/5 du prix de vente. Quel est son b'en'efice ? - Enseignement de 1970 Un paysan vend un sac de pommes de terre pour 100 F. Ses frais de production d''el`event aux 4/5 du prix de vente, c'est `a dire 80 F. Quel est son b'en'efice ? - Enseignement moderne de 1970 Un paysan 'echange un ensemble "P" de pommes de terre contre un ensemble "M"= de pi`eces de monnaie. Le cardinal de l'ensemble "M" est 'egal `a 100, et chaque 'el'ement sigma de "M" vaut 1F. Dessine 100 gros points repr'esentant les 'el'ements de l'ensemble "M". L'ensemble "F" des frais de production comprend 20 gros points de moins que l'ensemble "M". Repr'esente "F" comme un sous-ensemble de "M" et donne la r'eponse `a la question : quel est le cardinal de l'ensemble "B" des b'en'efices (`a dessiner en rouge). - Enseignement r'enov'e de 1980 Un agriculteur vend un sac de pommes de terre pour 100 F. Les frais de production s''el`event `a 80 F, et le b'en'efice est de 20 F. Devoir: souligner les mots "pomme de terre" et discutes en avec ton voisin. -Enseignement r'eform'e de 1981 un peizan kapitalist privil'egi'e sanrichi injustemant de 20 F sur un sak de patat. Analiz le tekst et recherch le fote de gramere d'ortograf et de ponktuassion et ansuite di se ke tu panse de cete maniaire de sanrichir. -Enseignement assist'e par ordinateur de 1990 Un producteur de l'espace agricole cabl'e consulte en conversationnel une data-bank qui display le day-rate de la patate. Il load son progiciel de computation fiable et d'etermine le cash-flow sur 'ecran bitmap haute r'esolution. Dessine avec ta souris le contour int'egr'e 3D du sac de pommes de terre puis logue toi au r'eseau Arpanot par le code 3615 B.P. (Blue Potatoe) et suis les indications du menu pour plotter le graph sur ta super imprimante laser. -Enseignement en l'an 2000 Qu'est ce qu'un paysan ?
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO At 16:49 +0100 03.04.98, Paulo Saraiva wrote: > >At 19:49 02-04-1998 +0100, carlos albuquerque wrote: >> >> Penso que o problema das habilitacoes tem que ser cuidadosamente >>pensado porque efectivamente os programas actuais dao uma importancia >>crescente `as aplicacoes da Matematica=3D20 > > Concordo. > >> e nesse aspecto a formacao dos >>engenheiros e' em geral melhor que a dos matematicos. > > Apenas o e na sua area especifica. E, dado que a tal "'area espec'ifica" abarca: - Matem'atica, - F'isica, - Qu'imica, - Computa,c~ao, - Economia e - Gest~ao, fora as - Resist^encias de Materiais, - Electrotecnias Te'oricas, - M'aquinas T'ermicas, - Processos Qu'imicos e outros quejandos, o "apenas" fica um bocado gordo ... J'a agora, se me permite, qual 'e a "'area espec'ifica" dos matem'aticos? >>Simplificando diria >>que o ensino da Matematica hoje precisa de tres areas: >> >>1 - Matematica >>2 - Aplicacoes da Matematica=3D20 >>3 - Area educacional (Psicologia, Pedagogia, Didactica, etc) >> As licenciaturas de Ensino da Matematica tem as componentes 1 e 3.=3D2= 0 > > Ha cursos que contamplam tambem 2, e com uma formacao bastante >aceitavel. > Por exemplo, a licenciatura em Matematica- Ramo Educacional da FCTUC >inclui mesmo uma cadeira semestral de Aplicacoes da Matematica. Em Historia >do Pensamento Matematico elas estao tambem contempladas. Voc^e est'a a gozar? Ou 'e mesmo totalmente inconsciente? >> As licenciaturas em Engenharia (com boa base matematica e nao qualquer >>Engenharia) tem as componentes 1 e 2.=3D20 > Novamente limitadas, no que diz respeito a 1., por ,evidentemente, >nao contemplarem todas as areas. [...] N~ao me diga que a licenciatura em Matem'atica - Ramo Educacional da FCTUC contempla "todas as 'areas"!!! Voc^e 'e realmente um cromo! > [...] Ainda assim, e questionavel se, na sua >maioria, sao mesmo esses engenheiros (com uma boa formacao matematica) que >"decidem" leccionar nas nossas escolas do ensino basico e secundario. [...] Os engenheiros n~ao "decidem" ... podem "ver-se for,cados a" ... e assim que podem "d~ao o salto"! Ou voc^e pensa que um gajo tira um curso de engenharia para ir aturar putos do 7mo, 8vo e 9no? 'E mesmo um cromo! > [...] Alem >disso, nao sao apenas engenharias os cursos "agraciados" com o alargamento >das habilitacoes proprias e suficientes para a docencia de Matematica. Pois n~ao! S~ao tamb'em os f'isicos, os qu'imicos e uns outros fulanos das 'areas das estat'isticas, computa,c=F5es e quejandos. Tudo gente que de matem'atica n~ao percebe nada ... >>Do que tenho visto no ensino, penso >>que a falta de qualquer uma das tres componentes e' grave e pergunto-me se >>havera' algum curso em Portugal que contenha as tres.=3D20 > > Pelo que disse atras, ha de facto. Livra! O gajo n~ao se enxerga mesmo! >> Ha' ainda algumas ideias novas de formar professores omitindo (ou >>enfraquecendo ate `a caricatura) a primeira componente, o que no minimo >>sera' uma experiencia curiosa e quica' inovadora.=3D20 > > ... sim, e mesmo o minimo que se pode dizer!=3D20 Ora at'e que enfim que concordamos! >> Espero que consigamos chegar a um equilibrio razoavel entre todas as >>componentes. >> >> Carlos Albuquerque > > Assim o espero, para bem do ensino da Matematica. E que continuamos a concordar!!! > Paulo Saraiva 'Alvaro Athayde -- N\~{a}o h\'{a} nada mais pr\'{a}tico do que uma boa teoria. There is nothing more pratical than a good theory. Departamento de Matem\'{a}tica / Universidade de Coimbra Mathematics Department / Coimbra University http://www.mat.uc.pt/ | phone: +351 39 791 187 mail: Apt 3008 / P 3000 COIMBRA - Portugal | fax: +351 39 325 68
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO Para receber a lista dos recipients desta lista tem que se enviar uma mensagem para listproc@fc.ul.pt com a mensagem recipients sem Isto e=B4 uma pequena ajuda para o colega Alvaro Athayde, que ja=B4 fez duas tentativas sem exito. Tambem isto, embora seja mais facil talvez que a pedagogia, a didactica e a psicologia, nao e=B4 qualquer auto-didacta que o adquire nas calmas mesmo que lhe junte um pouco de pr'atica e uma pitada de bom senso ... Eduardo Veloso PS. Para quem nao tem as mensagens anteriores: Na passada quinta-feira, Alvaro Athayde afirmou nesta lista que a Area Educacional (Psicologia, pedagogia e didactica) das licenciaturas em ensino de matematica qualquer auto-didacta a adquire nas calmas e juntando-lhe um pouco de pratica e bom senso... Eduardo Veloso Av. D. Rodrigo da Cunha, 11 3=BA D 1700 Lisboa Portugal tel. & fax: (351) (1) 848 3046 e-mail: veloso@mail.telepac.pt=20
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X-Comment: Educacao em Matematica Concordo perfeitamente com a sugestao de Carlos Albuquerque que o ensino da Matematica hoje precisa de tres areas: > >1 - Matematica >2 - Aplicacoes da Matematica >3 - Area educacional (Psicologia, Pedagogia, Didactica, etc) > A questao e que os novos professores de Matematica precisam de ter, nao so "conhecimentos" nestas areas mas tambem capacidade de os utilizar de modo eficaz em situacoes (cada vez mais complexas, pelas caracteristicas do corpo discente) de ensino-aprendizagem. Nem sempre quem sabe papaguear o Piaget tem um minimo de capacidade para conduzir uma aula de Matematica, que e' o que na verdade interessa. Em relacao as Aplicacoes da Matematica, o que importa nao e' tanto a "quantidade" de conhecimentos (ou eja, conhecimento de aplicacoes concretas) mas a compreensao dos processos como a Matematica pode ser aplicada `as mais diversas situacoes, e as implicacoes dessa aplicacao. O mesmo se passa em relacao a Matematica. Nao basta ter "conhecimentos" matematicos. E' preciso sobretudo ter uma boa capacidade de pensar matematicamente, de modo a ser capaz de criar boas situacoes de aprendizagem, conduzir discussoes esclarecedoras com os alunos, ou estudar autonomamente assuntos novos. Para mim, nada ha de mais confrangedor do que ver professores com 30 e mais anos de servico (licenciados em Matematica pelo Ramo Cientifico) perfeitamente aterrados por terem de estudar por si mesmo assuntos novos do programa -- assuntos tao transcendentes como a iniciacao `a Estatistica... Joao Pedro da Ponte ------------------------ Departamento de Educacao da Faculdade de Ciencias Universidade de Lisboa Edificio C1 -- Campo Grande -- 1700 LISBOA -- PORTUGAL tel. (351-1)-7500049 fax (351-1)-7500082 homepage http://correio.cc.fc.ul.pt/~jponte department homepage http://www.fc.ul.pt/departs/educacao/ research center homepage http://www.fc.ul.pt/cie/ -----------------------
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X-Comment: Educacao em Matematica At 19:33 98/04/01, Alvaro Athayde wrote: >>Por "quest~ao da reserva do mercado do ensino de matem'atica" >>entendo a tentativa, bem ou mal sucedida, de reservar, por >>via legislativa e, ou, administrativa, o mercado do ensino de >>matem'atica a determinados indiv'iduos que, supostamente, ser~ao >>"os preparados", "os competentes", ou "os mais preparados", ou >>"os mais competentes", para exerc'icio da dito fun,c~ao. E' totalmente legitima a tentativa de as profissoes serem exercidas apenas pelos mais competentes. Nao e' admissivel alias outra hipotese. >>NOTA: >>A actual terminologia portuguesa 'e um aborto. A terminologia internacional >>'e a seguinte: Lamento, mas nao so' nao ha' terminologia "internacional" como a descrita nao se aplica a muitos paises como por exemplo a Espanha ou a Franca. >>Seja ent~ao "a quest~ao da reserva do mercado" em termos gerais: >> 1 - 'E poss'ivel, >> 2 - 'E conveniente, reservar, por via legislativa e, ou, >> administrativa, para determinados indiv'iduos que, >> supostamente, s~ao "os preparados", "os competentes", >> ou "os mais preparados", ou "os mais competentes", o >> exerc'icio de uma determinada fun,c~ao profissional e >> o respectivo mercado? >> >>Quanto a ser poss'ivel ... 'e. >> >>Existem bastos exemplos hist'oricos de semelhantes "apropria,c~oes". >> >>Quanto a ser conveniente ... acho que n~ao 'e. >> Os engenheiros, advogados e farmaceuticos tambem tem definicao corporativa do acesso 'a profissao. Como alias acontece na maioria dos paises civilizados e como aconteceu ao longo dos tempos nas profissoes mais tecnicas. >>1.3 - Conclus~ao >>================ >> >>Repito o que disse acima: >> >> N~ao considero socialmente conveniente, reservar, por via >> legislativa e, ou, administrativa, para determinados indiv'iduos >> que, supostamente, s~ao "os preparados", "os competentes", ou >> "os mais preparados", ou "os mais competentes", o exerc'icio de >> uma determinada fun,c~ao profissional e o respectivo mercado. >> Sao os mais competentes que em cada area deve exercer cada profissao. E os futuros profissionais devem ser preparados tendo essa profissao como fim e nao todas as outras proximas ou afastadas. E quem pode determinar quem e' o mais competente e' quem sabe da sua profissao. Ha' muitos seculos que assim e' e nao ha' grandes movimentos a defender que devesse ser de outro modo. >>H'a outras especialidades, engenheiros e n~ao s'o, que tamb'em >>usam equa,c~oes. >> >>Logo n~ao h'a hip'otese. Outras especialidades, e cada vez mais, se nao mesmo todas, "usam equacoes", pelo que esse argumento nao prova nada. Jaime +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ Jaime Carvalho e Silva Departamento de Matematica, Universidade de Coimbra Apartado 3008, 3000 Coimbra, PORTUGAL Phone(office): 351-39-791199 (pbx):351-39-791150 Fax: 351-39-32568 E-mail:jaimecs@mat.uc.pt WWW home page: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/pessoal/ NONIUS: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/ Acompanhamento de Matematica: http://www.terravista.pt/IlhadoMel/1129 ----------------------- A notre epoque pour l'ame de chaque theorie mathematique se battent le demon de l'algebre abstraite et l'ange de la geometrie - H. Weyl -----------------------
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X-Comment: Educacao em Matematica At 23:24 98/04/02, Alvaro Athayde wrote: >>At 19:49 +0100 02.04.98, carlos albuquerque wrote: >>> Penso que o problema das habilitacoes tem que ser cuidadosamente >>>pensado porque efectivamente os programas actuais dao uma importancia >>>crescente `as aplicacoes da Matematica e nesse aspecto a formacao dos >>>engenheiros e' em geral melhor que a dos matematicos. [...] >> >>O tempo de vida 'util de um licenciado 'e de cerca de sessenta (60) anos. >>Logo n~ao podemos pensar s'o em termos de "programas actuais" ... Quando uma licenciatura se tira aos 22-23 anos e a reforma compulsiva e' aos 70 anos parece que ha' aqui um consideravel exagero, sobretudo quando se sabe que poucos professores se reformam aos 70 anos. Mas e' verdade que nao se pode so' pensar em termos de programas actuais. De futuro nao se preve que as exigencias de conhecimentos matematicos dos cidadaos e dos diversos profissionais seja menor ou menos exigente. Tal foi devidamente considerado muitas vezes; tambem o foi na subcomissao de habilitacoes para a docencia que coordenei ha' alguns anos e cujas conclusoes podem ser consultadas em http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/indexem3.html Como e' evidente nesse relatorio, a formacao de professores de matematica tem de ser muito aprofundada e diversificada por areas cientificas e didacticas e isso nao e' compativel com outras formacoes incluindo a de engenharia. >>> As licenciaturas de Ensino da Matematica tem as componentes 1 e 3. As >>>licenciaturas em Engenharia (com boa base matematica e nao qualquer >>>Engenharia) tem as componentes 1 e 2. Do que tenho visto no ensino, penso >>>que a falta de qualquer uma das tres componentes e' grave e pergunto-me se >>>havera' algum curso em Portugal que contenha as tres. >> >>Que eu saiba n~ao. >>Mas qualquer auto-didacta adiquire a componente 3 nas calmas >>e, juntando-lhe um pouco de pr'atica e uma pitada de bom senso ... Se fosse assim o problema estaria resolvido. Como nao e' crivel que todos os professores sejam destituidos de bom senso tem de se reconhecer que muitos problemas advem de uma deficiente pratica pedagogica. E' obvio que nao e' um conhecimento da didactica que so' por si garante a boa qualidade de ensino, mas nao deixa de ser verdade que a falta de um trabalho didactico e' um obstaculo serio ao sucesso do ensino. Curiosamente, o Instituto Superior Tecnico, uma escola de Engenharia, patrocina a realizacao de cursos de formacao pedagogica para professores e ja' realizou varios congressos dedicados a questoes pedagogicas. No texto "Medidas Pedagogicas" de Michel Deslandes do "Jornal Diferencial" de Janeiro 1998, que pode ser encontrado em: http://alfa.ist.utl.pt/~dif/dif22/22mped.htm pode ler-se: << Para alem dos aspectos referidos acima, uma medida que foi discutida no congresso de "avaliacao no IST" mas que foi filtrada aquando da elaboracao do mesmo e' a avaliacao pedagogica dos professores. Se e' preciso incentivar os alunos a aprender tambem e' preciso incentivar os professores a ensinar, ate' porque qualquer dicionario nos dira que a actividade principal de um professor e' ensinar. Se e' preciso que um professor tenha bons conhecimentos cientificos para poder ensinar com qualidade e' igualmente necessario que este tenha boas capacidades pedagogicas para poder transmitir eficazmente esses conhecimentos. No entanto, no Tecnico nao existe qualquer tipo de formacao pedagogica ou de metodos de ensino, para os professores que queiram melhorar esse aspecto.(Esta' agora no 2o ano uma iniciativa para dar formacao pedagogica, no Tecnico, a um numero muito limitado de professores interessados.) >> Independentemente da opiniao que possamos ter sobre o assunto (e nao conheco mais pormenores sobre o que se passa no IST) nao deixa de ser revelador de mesmo numa escola portuguesa de engenharia a questao didactica ser discutida. Jaime Carvalho e Silva +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ Jaime Carvalho e Silva Departamento de Matematica, Universidade de Coimbra Apartado 3008, 3000 Coimbra, PORTUGAL Phone(office): 351-39-791199 (pbx):351-39-791150 Fax: 351-39-32568 E-mail:jaimecs@mat.uc.pt WWW home page: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/pessoal/ NONIUS: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/ Acompanhamento de Matematica: http://www.terravista.pt/IlhadoMel/1129 ------------------------- A notre epoque pour l'ame de chaque theorie mathematique se battent le demon de l'algebre abstraite et l'ange de la geometrie - H. Weyl -------------------------
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X-Comment: Educacao em Matematica At 19:49 98/04/02, carlos albuquerque wrote: >> Penso que o problema das habilitacoes tem que ser cuidadosamente >>pensado porque efectivamente os programas actuais dao uma importancia >>crescente `as aplicacoes da Matematica e nesse aspecto a formacao dos >>engenheiros e' em geral melhor que a dos matematicos. Nao concordo com esta afirmacao. Se e' verdade que os engenheiros estudam mais aplicacoes que os matematicos, tambem e' verdade que cada engenheiro estuda aplicacoes diferentes (e 'as vezes ate' muito diferentes). Quais seriam as importantes para o ensino? Ou deveriamos antes contar o "numero" de aplicacoes estudadas? Por outro lado que significa "melhor" formacao nas aplicacoes da matematica? Discutem mais a metodologia da modelacao matematica? Raramente! Aplicam mais receitas conhecidas a situacoes tipicas e a discussao do processo de modelacao matematica passa totalmente ao lado. O mais importante no ensino secundario e' fazer a ponte entre a matematica e as outras disciplinas (o que se tem revelado muito dificil tanto por falta de experiencia dos professores de matematica como por falta de motivacao dos professores das outras disciplinas). Nos ultimos dois anos fui o responsavel pela disciplina de "Modelacao Matematica" da licenciatura em ensino da Matematica da Universidade de Aveiro e nao me preocupei em dar "muitas" aplicacoes, mas sim em formar os futuros professores no processo de modelacao matematica atraves de exemplos concretos tao diversificados quanto possivel. Discutindo ainda as limitacoes do processo de modelacao, os aspectos ligados a cada passo do processo, a importancia da modelcao no mundo actual e quais os obstaculos 'a sua concretizacao na sala de aula. E este tipo de analises nao entra na formacao dos engenheiros. Isso nao significa que eu nao ache que seriam necessarios alguns ajustamentos nos cursos actuais para os equilibrar devidamente entre os diversos aspectos da Matematica (e e' verdade que em muitos cursos ainda nao ha' disciplinas de "Aplicacoes da Matematica" ou "Modelacao Matematica"). Jaime Carvalho e Silva +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ Jaime Carvalho e Silva Departamento de Matematica, Universidade de Coimbra Apartado 3008, 3000 Coimbra, PORTUGAL Phone(office): 351-39-791199 (pbx):351-39-791150 Fax: 351-39-32568 E-mail:jaimecs@mat.uc.pt WWW home page: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/pessoal/ NONIUS: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/ Acompanhamento de Matematica: http://www.terravista.pt/IlhadoMel/1129 ----------------------- A notre epoque pour l'ame de chaque theorie mathematique se battent le demon de l'algebre abstraite et l'ange de la geometrie - H. Weyl ------------------------
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X-Comment: Educacao em Matematica Mime-Version: 1.0From: athayde@mat.uc.pt
Devo dizer-lhe que so deveria falar do que conhece pois fala do que nao sabe >>ensino nao superior desmonstrando uma tal ignorancia sobre o assunto e >>sua regulamentacao que ate mete do. Permita-me [...] > > Olhe que n~ao ... Olhe que n~ao ... Esta frase penso que devia ter o autor para que se compreendesse melhor o que deseja. > > >> [...] Permita-me que o convide a deixar >>esses lugares importantes e como engenheiro eficiente no ensino da >>matematica (no resto nao sei) venha para o ensino basico mostrar que e >>mesmo capaz de ensinar matematica hoje, nao no tempo em que eu e V* ex. >>a estudamos. > > Eu falei do secund'ario e n~ao do prim'ario. Quando afirma acima que sabe do que fala fico assustado quando pensa que sou professor do 1 ciclo do ensino basico. Claro que como eu previa o 'colega' quanto ao sistema de ensino portugues de facto sabe muito pouco. Mesmo que soube-se alguma coisa julgo que pouco ia adiantar, de facto e um caso serio de incultura ao afirmar ha dias que isto e uma questao de autodidatismo. Posso adiantar-lhe que aquilo que julga saber e uma questao de autodidatismo e assim tudo podera ficar reduzido a isso. > Quanto ao "b'asico" 'e uma "originalidade" portuguesa ... > e um perfeito "albergue espanhol"! Cabe l'a tudo!!! Claro que o 'colega' nao esta disposto a sujar-se nisso, pois pensa que e assunto de pessoas menores... > >>Humildemente, um professor de matematica do ensino nao superior que nao >>reduz a matematica a um >conjunto de regras que alguem estupidamente tem >>de decorar. > > Ora parece que temos homem! Devo dizer-lhe que lamento imenso que nao tenha compreendido que estava a falar de si. A sua visao da matematica e apenas a de um conjunto de tecnicas que quem aprende como quer aprende os outros serao os seus escravos (so que o tempo da escravatura ja acabou). > Se "nao reduz a matematica a um >conjunto de regras que alguem > estupidamente tem de decorar." de certeza que nos vamos entender! Eu sei que o 'colega' tem dificuldades ao nivel do ensino da matematica (como e evidente na sua prosa) e por isso penso que seja importante que leia algo sobre o assunto. Sabe e que me aborrece tentar ensinar aqueles que ja sabem tudo e raramente tem duvidas (veja-se o seu problema com o sem para obter a listagem). Reduza-se aquilo que e sem tenatr mostrar saber aquilo que de facto nao sabe. Vladimiro > P.S. E pode deixar cair o "ilustre ENGENHEIRO", o problema n~ao > 'e de t'itulos ... Para si e mesmo uma questao de titulos com a pequena diferenca que quem os define e o 'colega' enfim sao gostos um tanto ou quanto ja gastos.
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X-Comment: Educacao em Matematica Mime-Version: 1.0 Caros Colegas Para quem nao sabe (que devem ser quase todos da lista) reagi de imediato ao primeiro comentario de Athaide - so que enviei a mensagem apenas para ele. Em boa hora o fiz, pois tal como suspeitava, a maioria das pessoas da lista do SEM nao merece receber mensagens deste tipo. A discussao que este senhor levantou ate poderia ser proveitosa, mas neste momento dispenso. E que da discussao possou ao insulto e de facto o uso de termos como "gajo", "burro", "cromo", "parece que temos homem" e outras tantas nao devem fazer parte da cultura dos professores - sinceramente tenho pena dos alunos do do Sr. Athaide. Como e que tem tanta falta de bom senso? Nao imaginava que na viragem do milenio podessem existir, no ensino superior, pessoas com tanta insensibilidade para as questoes do ensino e aprendizagem da Matematica. Portanto, caros colegas da lista SEM (nomeadamente, Carlos Albuquerque e Vladimiro), deixem o Sr. Agthaide a falar sozinho. Antonio Borralho Antonio Borralho Departamento de Educacao Universidade de Evora Largo dos Coligiais, 2 7000 EVORA Tel. 066.744522 Fax 066.744521 Email amab@uevora.pt
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X-Comment: Educacao em Matematica > Simplificando diria >que o ensino da Matematica hoje precisa de tres areas: > >1 - Matematica >2 - Aplicacoes da Matematica >3 - Area educacional (Psicologia, Pedagogia, Didactica, etc) > Carlos Albuquerque Julgo perceber a ideia, mas parece-me que desta forma se esta=B4 a dar talve= z um peso exagerado (era talvez melhor dizer enganador) `as aplicacoes. Nao vou repetir aqui o que ja=B4 disse o Jaime C. e S. com que concordo. Mas gostaria de acrescentar que: - uma das tendencias na minha opiniao negativas que julgo terem aceitacao hoje em dia entre muitos professores e=B4 a de que se deve no ensino da matematica partir sempre das aplicacoes. Isso provoca em certos casos que se fazem verdadeiros atropelos `a realidade para a tornar ponto de partida para a introducao de TODOS os conceitos matematicos. Isto ate=B4 historicamente e=B4 errado, pois tem sido mesmo afirmado que a maior parte dos conceitos matematicos nasceu de problemas (de <<adivinhas>>, como dizia o Dieudonne=B4) e nao de necessidades do mundo real - uma visao enganadora que a questao das aplicacoes podem trazer ao ensino da matematica pode ser a de considerar que esse ensino, na impossibilidade de ter em conta a multiplicidade das aplicacoes existentes, deve ser sobretudo virado para as tecnicas que teem <maior aplicacao>, reduzindo a matematica a uma disciplina de servico (e esse servico seria essencialmente o calculo) para as outras ciencias e praticas -- existia em parte esse desvio no documento Frausto - tambem e=B4 corrente a ideia, que julgo falsa, de que o que e=B4 mais motivador na matematica para os alunos e=B4 aquilo na matematica <<que serve para alguma coisa>>; dai que as aplicacoes devem ter um papel dominador no ensino. Pelo contrario, quando os alunos comecam a perguntar <<para que serve isto que estamos a dar?>> isso quer apenas dizer que o ensino esta a ser mau, que estamos a fazer um ensino sem <<significado>> para os alunos. mas significado nao quer dizer necessariamente aplicacoes, mas verdadeiro desafio intelectual, que por tras do que estamos a ensinar existam verdadeiros problemas (da matematica ou de fora da matematica) e nao nenhum problema ou articialismos, sejam eles contruidos eventualmente `a custa da <<realidade>> Em resumo, eu reduziria as tres areas do Carlos Albuquerque a duas, incluindo o modo como a matematica se relaciona com a realidade na propria matematica, ou seja na primeira. A discussao que julgo valer a pena e=B4 precisamente o que deveria ser a area da matematica na licenciatura de ensino da matematica, e tambe=B4m, esta=B4 claro, o que deveria ser a area educacional. Nao chega dizer matematica, ha=B4 um mundo de problemas a discutir quando se passar ao detalhe. O mesmo relativamente `a area educacional. Eduardo Veloso Eduardo Veloso Av. D. Rodrigo da Cunha, 11 3=BA D 1700 Lisboa Portugal tel. & fax: (351) (1) 848 3046 e-mail: veloso@mail.telepac.pt=20
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X-Comment: Educacao em Matematica Mime-Version: 1.0 On Fri, 3 Apr 1998, Eduardo Veloso wrote: > Para receber a lista dos recipients desta lista tem que se enviar uma > mensagem para > > listproc@fc.ul.pt > > com a mensagem > > recipients sem > Parece-me que isto nao esta a funcionar bem, ja' que quando o fiz recebi uma mensagem a dizer que estavam 108 pessoas na lista, so' que sem nenhum nome. Carlos Albuquerque
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X-Comment: Educacao em Matematica Eh verdade, Carlos Albuquerque. o comando recipients parece nao estar a funcionar como deve ser. Segundo o help deste tipo de listas, tanto o recipients como o review deveriam dar como retorno a lista de todos os subscritores non concealed, o que julgo querer dizer nao escondidos. A nao ser que toda a gente esteja escondida... isto parece nao estar a funcionar. Experimentei com outra lista, GEOMTIC, e deu o mesmo resultado. 28 subscritores, mas sem nomes! Quando passar pela Faculdade, vou ao Centro de Calculo pois estou com curiosidade de perceber o que se passa. Eduardo Veloso >On Fri, 3 Apr 1998, Eduardo Veloso wrote: > >> Para receber a lista dos recipients desta lista tem que se enviar uma >> mensagem para >> >> listproc@fc.ul.pt >> >> com a mensagem >> >> recipients sem >> > > > Parece-me que isto nao esta a funcionar bem, ja' que quando o fiz >recebi uma mensagem a dizer que estavam 108 pessoas na lista, so' que sem >nenhum nome. > > Carlos Albuquerque Eduardo Veloso Av. D. Rodrigo da Cunha, 11 3=BA D 1700 Lisboa Portugal tel. & fax: (351) (1) 848 3046 e-mail: veloso@mail.telepac.pt=20
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X-Comment: Educacao em Matematica Estimados colegas: Varias pessoas tem mosyrado cusiosiodade em saber quem esta' na lista SEM. De facto, o listproc nao esta' a funcionar como devia e nao da' os nomes (deve ser mais uma manifestacao de originalidade). De qualquer modo aqui esta' a lista dos subscritores (alguns dos quais repetidos, mas n=E3o os apago porque nao sei qual e' o certo e qual e' o errado), actualizada no dia 6 de Abril de 1998, pelas 22:00. Um abraco cordial Joao Pedro da Ponte PETER.GATES@NOTTINGHAM.AC.UK Peter Gates GABREU@ALPHA2.LUTON.AC.UK Guida de Abreu EDLA@EDUGRAF.UFSC.BR Edla Ramos EDLA@INF.UFSC.BR Edla Maria Faust Ramos DIVA@VMESA.UERJ.BR Diva Maria Bretas De Noronha BIGODE@Q10.COM.BR Antonio Jose Lopes Bigode CELSOHENRIQUE@OPENLINK.COM.BR Celso Figueiredo VALENTE@ARTNET.COM.BR Alexandre Valente MIRGPS@CAVIAR.IGCE.UNESP.BR Miriam Penteado DIVAVN@PIAGET.FUTURO.USP.BR Diva Novaes MCDOMITE@USP.BR Maria do Carmo TERESA.ASSUDE@IMAG.FR Teresa Assude DERASMUS206@CC.UAB.ES Alexandre Anzilotti Rodriguez IESCORIA@LIX.INTERCOM.ES Iescoria 954ST@MACAU.CTM.NET Antonio Jorge F. Teixeira MCARA@MAIL2.ESOTERICA.PT Conceicao Almeida PAUJOCA@MITHLOND.ESOTERICA.PT Conceicao Almeida EMOURA@POR.ULUSIADA.PT Eduarda Moura JAZEVEDO@POR.ULUSIADA.PT Azevedo A.P.SANTOS@NETLANDIA.PT Aparecida Santos GRACA@DRAGOEIRO.UMA.PT Graca ORLANDO@DRAGOEIRO.UMA.PT Orlando Freitas AMAB@UEVORA.PT Antonio Manuel Aguas Borralho APC@UEVORA.PT Ana Paula Canavarro JDVIEIRA@MAT.UA.PT Joao David Vieira SECJE@UA.PT Arselio Martins DARMORE@CLASSIC.UNIV-AB.PT Darlinda Moreira MVP@IPB.PT Manuel Vara Pires NOP51900@MAIL.TELEPAC.PT Arselio Martins NOP38760@MAIL.TELEPAC.PT Giselia Correia Piteira NOP21112@MAIL.TELEPAC.PT Rita Bastos NOP61423@MAIL.TELEPAC.PT Jos MOP10594@MAIL.TELEPAC.PT Paula Teixeira NOP61665@MAIL.TELEPAC.PT Carlos Ribeiro MOP14397@MAIL.TELEPAC.PT Manuel Saraiva MOP27948@MAIL.TELEPAC.PT Mop27948@mail.telepac.pt NOP34678@MAIL.TELEPAC.PT Cristina Loureiro NOP01309@MAIL.TELEPAC.PT Vladimiro Sousa Machado NOP46739@MAIL.TELEPAC.PT Alexandra Pinheiro ESTONDELA@MAIL.TELEPAC.PT Joao Almiro A.MADEIRA@MAIL.TELEPAC.PT Aquilino Madeira E.S.PINHEIROSA@MAIL.TELEPAC.PT Rogerio Bacalhau RM.LB@MAIL.TELEPAC.PT Lurdes Babo ESESETTEC@MAIL.TELEPAC.PT Ana Boavida ESESETTEC@MAIL.TELEPAC.PT Fatima Guimaraes ESEPORTALEGRE@MAIL.TELEPAC.PT ESE Portalegre AEMAG@MAIL.TELEPAC.PT Antonio Magalhaes ESODI@MAIL.TELEPAC.PT Rui Manuel LSLM@MAIL.TELEPAC.PT Lurdes Serrazina APM@MAIL.TELEPAC.PT apm PAFONSO@MAIL.TELEPAC.PT Paulo Afonso EDVELOSO@MAIL.TELEPAC.PT Eduardo Veloso HUGO.LOPES.ARQ@MAIL.TELEPAC.PT Helena Cunha PSARAIVA@SONATA.FE.UC.PT Paulo Saraiva SIPER@MATUC2.MAT.UC.PT Siper@matuc2.mat.uc.pt MA9401@MAT.UC.PT Nisa J. C. De Figueiredo ME9316@MAT.UC.PT Paulo M. D. M. Saraiva CG9109@MAT.UC.PT Manuel Brito CANDIDA@MAT.UC.PT Candida Pereira ATHAYDE@MAT.UC.PT Athayde SOBRAL@MAT.UC.PT Manuela Sobral DML@MAT.UC.PT Dml@mat.uc.pt AROSENDO@MAT.UC.PT Ana Isabel Rosendo JFQUEIRO@MAT.UC.PT Jfqueiro@mat.uc.pt PINTO@MAT.UC.PT Pinto@mat.uc.pt JAIMECS@MAT.UC.PT Jaime Carvalho e Silva LVEIA@MOZART.SI.UALG.PT Luciano Veia IBAIA@ITQB.UNL.PT Isabel Bama AMDD@MAIL.FCT.UNL.PT Antonio Domingos JMM@MAIL.FCT.UNL.PT Jose Manuel Matos MJMC@EDUCOM.FCT.UNL.PT Mario Ceia MIM@EDUCOM.FCT.UNL.PT ESE Portalegre MAP@EDUCOM.FCT.UNL.PT ESE Portalegre VDT@POP-FCT.FCT.UNL.PT Vitor Duarte Teodoro CECILIAM@MAIL.ESELX.IPL.PT Cecilia Monteiro L38418@ALFA.IST.UTL.PT Hugo Lourenco SRAMOS@MATH.IST.UTL.PT Jose Sousa Ramos AGUIAR@ISR.ISR.IST.UTL.PT Pedro Quintas Aguiar L19834@CC.FC.UL.PT Patricia L17684@CC.FC.UL.PT Nuno L19666@CC.FC.UL.PT Carla REIS@CC.FC.UL.PT Pedro MCAMPOS@CC.FC.UL.PT Jose Oliveira TRABUCHO@MAT55.LMC.FC.UL.PT Trabucho SARREIRA@PTMAT.LMC.FC.UL.PT Mario Sarreira LOURO@PTMAT.LMC.FC.UL.PT Bento Louro ALBUQUER@PTMAT.LMC.FC.UL.PT Carlos Albuquerque SANCHEZ@PTMAT.LMC.FC.UL.PT Luis Sanchez ALBUQUER@LMC.FC.UL.PT Carlos Albuquerque LBRUNHEIRA@FC.UL.PT Lina Brunheira HELIA.OLIVEIRA@FC.UL.PT Helia Oliveira JPONTE@FC.UL.PT Joao Pedro da Ponte LEONOR.LEAL@FC.UL.PT Leonor Cunha Leal CGALVAO@FC.UL.PT Cecilia Galvao MCESAR@FC.UL.PT Margarida Cesar JOSE.VARANDAS@FC.UL.PT Jose Manuel Varandas PAULO.ABRANTES@FC.UL.PT Paulo Abrantes JOAO.MATOS@FC.UL.PT Joao Filipe Matos ALBFERREIRA@MADINFO.PT Jose Alberto Ferreira MAF@MATH.UMINHO.PT Maria Antonia Forjaz MNEVES@MATH.UMINHO.PT Vitor Neves OVAZ@MATH.UMINHO.PT Olga ZEFERN@CI.UMINHO.PT Jose Fernandes BENTES@CI.UMINHO.PT Bentes Paulo ESEPSI@CEEINT.COMNEXO.PT ESE Portalegre A.P.SANTOS@IP.PT Aparecida Santos AJMACHIA@FC.UP.PT Antonio Machiavelo
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X-Comment: Educacao em Matematica Mime-Version: 1.0 Status: RO Colegas Ficaria muito grato se algum dos colegas me informa-se como obter o = estudo do Instituto de Inovacao Educacional que tem sido referido nos = noticiarios de hoje. Esse estudo refere-se ao desempenho em Matematica e = Portugues no ensino basico. Vladimiro Machado vladimirossm@mail.telepac.pt
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X-Comment: Educacao em Matematica Exmo. Senhor, Ter=E1 que contactar o Instituto de Inova=E7=E3o Educacional, Travessa das T= erras de Santana, 15, 1250 Lisboa - Departamento de Avalia=E7=E3o do Sistema Educativo. Com os melhores cumprimentos, APM
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: OR Exmo. Senhor, Ter=E1 que contactar o Instituto de Inova=E7=E3o Educacional, Travessa das T= erras de Santana, 15, 1250 Lisboa - Departamento de Avalia=E7=E3o do Sistema Educativo. Com os melhores cumprimentos, APM
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X-Comment: Educacao em Matematica Caros colegas Realizar-se-ao no Departamento de Educacao da FCUL, no dia 23 de Abril as dissertacoes de mestrado de Ilda Couto lopes Aspectos afectivos da actividade matematica escolar dos alunos pelas 14 horas Pedro Pimentel A Matematica dos alunos e a Matematica escolar pelas 15:30 horas Helia Oliveira Departamento de Educa=E7=E3o da Faculdade de Ci=EAncias Universidade de Lisboa Edif=EDcio C1 - Campo Grande - 1700 Lisboa Portugal Tel: (351-1) - 7500049 Fax: (351-1) - 7500082
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: OR Caros colegas Realizar-se-ao no Departamento de Educacao da FCUL, no dia 23 de Abril as dissertacoes de mestrado de Ilda Couto lopes Aspectos afectivos da actividade matematica escolar dos alunos pelas 14 horas Pedro Pimentel A Matematica dos alunos e a Matematica escolar pelas 15:30 horas Helia Oliveira Departamento de Educa=E7=E3o da Faculdade de Ci=EAncias Universidade de Lisboa Edif=EDcio C1 - Campo Grande - 1700 Lisboa Portugal Tel: (351-1) - 7500049 Fax: (351-1) - 7500082
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: O >Date: Thu, 9 Apr 1998 11:31:02 +0000 >To: sem@fc.ul.pt >From: Ars=E9lio Martins <adam@mail.telepac.pt> >Subject: Habi(li)tacoes >Cc: >Bcc: >X-Attachments: > >Habi(li)tantes > >Tenho vindo a concordar, sempre parcialmente, com uma outra das opini=F5es. >Mas a discuss=E3o s=F3 tem tido a ver com a defini=E7=E3o das habilita=E7= =F5es >pr=F3prias para a doc=EAncia num quadro de normalidade....E h=E1 v=E1rias >discuss=F5es dentro desta. > >1. O que s=E3o habilita=E7=F5es pr=F3prias? >Em Portugal, os diversos ordenamentos jur=EDdicos t=EAm vindo a considerar >professores habilitados naturalmente para a doc=EAncia - isto =E9 aqueles = que >t=EAm um curso (licenciatura ou bacharelato) de profissional de ensino, >portadores de uma habilita=E7=E3o vocacionada para a doc=EAncia (licenciatu= ras >em ensino de Matem=E1tica.... licenciaturas em Matem=E1tica (Ramo >educacional)...) e a exist=EAncia de outros docentes em exerc=EDcio ou a >querer entrar no exerc=EDcio..... Geralmente =E9 para estes que, fora do >ordenamento jur=EDdico gen=E9rico, se publicam despachos que homologam outr= as >licenciaturas como constituindo habilita=E7=E3o pr=F3pria (n=E3o profissio= nal) >para a doc=EAncia de Matem=E1tica .... > >2. Isto quer dizer que, por defici=EAncias do sistema, h=E1 dois sistemas d= e >recrutamento de professores: > - um natural com o recrutamento quase autom=E1tico dos profissionais de >ensino ou como tal considerados a partir da conclus=E3o da sua forma=E7=E3o >inicial; >- outro que pretende suprir as necessidades do sistema que n=E3o ficam >cobertas pelo recrutamento natural. > >3. Embora aparentemente utilizando os mesmos mecanismos de concurso, o >sitema foi fazendo entrar licenciados em matem=E1tica, enegenharia, >econmomia, bachar=E9is...... e at=E9 muitos que tendo dedos nunca os tinham >ilustrado com an=E9is... O pior de tudo =E9 que muitos destes= correspondiam a >necessidades permanentes do sistema e foram sendo colocados por v=E1rios >anos, criando um novo problema ao n=EDvel do direito geral do trabalho..... >devendo-lhes o governo da na=E7=E3o seguran=E7a de emprego (e quem nos dera= que >a isso correspondesse o dever de trabalhar.....) > >4. Por tudo isto, podemos discutir >- a forma=E7=E3o inicial apropriada (vocacionada) para o ensino da matem=E1= tica; >- os deveres do governo da na=E7=E3o para com os licenciados que foi coloca= ndo >primeiro provisoriamente e, depois, sem sa=EDda, nos quadros de nomea=E7=E3= o >provis=F3ria, o que inclui a forma=E7=E3o acrescida..... necess=E1ria para= que o >exerc=EDcio possa ser melhorado; >- a lei segunda da abertura de novas habilita=E7=F5es pr=F3prias (tentando = fazer >com que n=E3o se criem entradas erradas definitivamente... > >5. Precisamos de discutir o que fazer para formar os professores de >matem=E1tica que n=E3o t=EAm todas as componentes de forma=E7=E3o que s=E3o >consideradas necess=E1rias.... Estou convencido que a maioria dos >professores que v=E3o agora entrar nos quadros j=E1 est=E3o em exerc=EDcio.= Que >fazer? Fingir que eles n=E3o est=E3o a ensinar matem=E1tica? > > >Ars=E9lio > Ars=E9lio de Almeida Martins adam@mail.telepac.pt adam@trends.dts.cet.pt http://www.terravista.pt/BaiaGatas/1232 actualizada a 4 de Abril de 1998
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: O Estimados companheiros da lista SEM: A entrada permanente de membros na lista (e a memoria votatil de alguns dos membros antigos) leva-me a recordar que o programa (LISTPROC) nao aceita caracteres acentuados nem outros caracteres que ele acha igualmente "estranhos" (cedilhas, caractares especiais, etc.). Para evitar que as mensagens surjam incompreensiveis -- o que e' sempre desagradavel para o leitor -- , convem reve-las antes de as enviar. De resto, penso que o debate recente sobre as habilitacoes -- aparte uma ou outra escorregadela para confrontos verbais com pouco conteudo -- tem sido interessante. So' e' pena e' que nao haja mais pessoas a participar. Cordialmente Joao Pedro da Ponte
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: O Habi(li)tantes Tenho vindo a concordar, sempre parcialmente, com uma outra das opinioes. Mas a discussao so' tem tido a ver com a definicao das habilitacoes proprias para a docencia num quadro de normalidade....E ha' varias discussoes dentro desta. 1. O que sao habilitacoes proprias? Em Portugal, os diversos ordenamentos juridicos tem vindo a considerar professores habilitados naturalmente para a docencia - isto e' aqueles que tem um curso (licenciatura ou bacharelato) de profissional de ensino portadores de uma habilitacao vocacionada para a docencia (licenciaturas em ensino de Matematica... licenciaturas em Matematica (Ramo educacional)...) e a existencia de outros docentes em exercicio ou a querer entrar no exercicio... Geralmente e' para estes que, fora do ordenamento juridico generico, se publicam despachos que homologam outras licenciaturas como constituindo habilitacao propria (nao profissional) para a docencia de Matematica .... 2. Isto quer dizer que, por deficiencias do sistema, ha' dois sistemas de recrutamento de professores: > - um natural com o recrutamento quase automatico dos profissionais de >ensino ou como tal considerados a partir da conclusao da sua formacao >inicial; - outro que pretende suprir as necessidades do sistema que nao ficam cobertas pelo recrutamento natural. >3. Embora aparentemente utilizando os mesmos mecanismos de concurso, o >sistema foi fazendo entrar licenciados em matematica, engenharia, >economia, bachareis... e ate' muitos que tendo dedos nunca os tinham >ilustrado com aneis... O pior de tudo e' que muitos destes correspondiam >a necessidades permanentes do sistema e foram sendo colocados por varios >anos, criando um novo problema ao nivel do direito geral do trabalho... >devendo-lhes o governo da nacao seguranca de emprego (e quem nos dera que >a isso correspondesse o dever de trabalhar...) > >4. Por tudo isto, podemos discutir >- a formacao inicial apropriada (vocacionada) para o ensino da matematica; >- os deveres do governo da nacao para com os licenciados que foi colocando >primeiro provisoriamente e, depois, sem saida, nos quadros de nomeacao >provisoria, o que inclui a formacao acrescida... necessaria para que o >exercicio possa ser melhorado; >- a lei segunda da abertura de novas habilitacoes proprias (tentando fazer >com que nao se criem entradas erradas definitivamente... > >5. Precisamos de discutir o que fazer para formar os professores de >matematica que nao tem todas as componentes de formacao que sao >consideradas necessarias... Estou convencido que a maioria dos professores >que vao agora entrar nos quadros ja estao em exercicio. Que fazer? Fingir que eles nao estao a ensinar matematica? > >Arse'lio > Arse'lio de Almeida Martins adam@mail.telepac.pt adam@trends.dts.cet.pt
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: OR At 21:03 +0100 05.04.98, Jaime Carvalho e Silva wrote: >At 19:33 98/04/01, Alvaro Athayde wrote: >>>Por "quest~ao da reserva do mercado do ensino de matem'atica" >>>entendo a tentativa, bem ou mal sucedida, de reservar, por >>>via legislativa e, ou, administrativa, o mercado do ensino de >>>matem'atica a determinados indiv'iduos que, supostamente, ser~ao >>>"os preparados", "os competentes", ou "os mais preparados", ou >>>"os mais competentes", para exerc'icio da dito fun,c~ao. > >E' totalmente legitima a tentativa de as >profissoes serem exercidas apenas pelos mais competentes. >Nao e' admissivel alias outra hipotese. Positivo. Mas qu^em avalia quem s~ao os "mais competentes"? Os oficiais do mesmo of'icio? E o que 'e que isso tem a ver com a "reserva de mercado"? Em que medida 'e que um papel comprovativo de ter empinado e papagueado uma s'erie de mat'erias constitui atestado de compet^encia? E em que medida 'e que l'icito vedar o acesso `a profiss~ao a indiv'iduos que empinaram e papaguearam exactamente as mesmas mat'erias ... s'o que inscritos num curso dito de engenharia? >>>NOTA: >>>A actual terminologia portuguesa 'e um aborto. A terminologia internacion= al >>>'e a seguinte: > >Lamento, mas nao so' nao ha' terminologia "internacional" >como a descrita nao se aplica a muitos paises como >por exemplo a Espanha ou a Franca. V^e as publica,c=F5es das ag^encias internacionais que efectuaram compara,c~oes de Sistemas Educativos (UNESCO, Conselho da Europa). >>>Seja ent~ao "a quest~ao da reserva do mercado" em termos gerais: >>> 1 - 'E poss'ivel, >>> 2 - 'E conveniente, reservar, por via legislativa e, ou, >>> administrativa, para determinados indiv'iduos que, >>> supostamente, s~ao "os preparados", "os competentes", >>> ou "os mais preparados", ou "os mais competentes", o >>> exerc'icio de uma determinada fun,c~ao profissional e >>> o respectivo mercado? >>> >>>Quanto a ser poss'ivel ... 'e. >>> >>>Existem bastos exemplos hist'oricos de semelhantes "apropria,c~oes". >>> >>>Quanto a ser conveniente ... acho que n~ao 'e. > >Os engenheiros, advogados e farmaceuticos tambem tem definicao >corporativa do acesso 'a profissao. >Como alias acontece na maioria dos paises civilizados >e como aconteceu ao longo dos tempos nas profissoes mais tecnicas. O mal dos outros 'e a consola,c~ao dos tolos. Os engenheiros portugueses t^em um problema grave decorrente dessa defini,c~ao "corporativista" das coisas: - S'o se pode inscrever na Ordem que tenha um curso em cujo nome figura a palavra "engenharia" ... - O que acarreta que existam cursos de "engenharia" que com a dita pouco t^em a ver ... - E cursos que com a mesma t^em muito a ver ... mas que n~ao s~ao cursos de engenharia! E isto sem entrar no problema dos ISEs! >>>1.3 - Conclus~ao >>>=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D=3D >>> >>>Repito o que disse acima: >>> >>> N~ao considero socialmente conveniente, reservar, por via >>> legislativa e, ou, administrativa, para determinados indiv'iduos >>> que, supostamente, s~ao "os preparados", "os competentes", ou >>> "os mais preparados", ou "os mais competentes", o exerc'icio de >>> uma determinada fun,c~ao profissional e o respectivo mercado. > >Sao os mais competentes que em cada area deve exercer cada >profissao. E os futuros profissionais devem ser preparados >tendo essa profissao como fim e nao todas as outras proximas ou afastadas. Quanto `a quest~ao da 'a compet^encia ver acima. Quanto `a quest~ao dos "futuros profissionais" a moda do estreitamento de banda dos cursos j'a passou. H'a neste momento uma convic,c~ao bastante alargada de que os cursos de banda estreita s~ao individual e socialmente prejudiciais. 'E o problema do tigre de dentes-de-sabre ... Excesso de especializa,c~ao conduz `a extin,c~ao ... E num ambiente em acelerada muta,c~ao como 'e o nosso actualmente que n~ao vir isso est'a feito. >E quem pode determinar quem e' o mais competente >e' quem sabe da sua profissao. Ha' muitos seculos >que assim e' e nao ha' grandes movimentos >a defender que devesse ser de outro modo. Belas palavras. Quem avalia? >>>H'a outras especialidades, engenheiros e n~ao s'o, que tamb'em >>>usam equa,c~oes. >>> >>>Logo n~ao h'a hip'otese. > >Outras especialidades, e cada vez mais, se nao mesmo todas, >"usam equacoes", pelo que esse argumento nao prova nada. Prova o 'obvio! Que as Matem'aticas n~ao s~ao apropri'aveis por um classe profissional!!! Que n~ao 'e poss'ivel os matem'aticos sentarem-se em cima da Matem'atica e dizerem: "A bola 'e minha! S'o eu 'e que jogo!" E prova que se o tentarem fazer est~ao feitos. Acontece-lhes como aos tigres de dentes-de-sabre!!! 'Alvaro
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: OR At 09:48 +0100 05.04.98, Joao Pedro da Ponte wrote: >Concordo perfeitamente com a sugestao de Carlos Albuquerque que o ensino da >Matematica hoje precisa de tres areas: >> >>1 - Matematica >>2 - Aplicacoes da Matematica >>3 - Area educacional (Psicologia, Pedagogia, Didactica, etc) > >A questao e que os novos professores de Matematica precisam de ter, nao so >"conhecimentos" nestas areas mas tambem capacidade de os utilizar de modo >eficaz em situacoes (cada vez mais complexas, pelas caracteristicas do >corpo discente) de ensino-aprendizagem. Nem sempre quem sabe papaguear o >Piaget tem um minimo de capacidade para conduzir uma aula de Matematica, >que e' o que na verdade interessa. Positivo. Considero no entanto que a capacidade fundamental 'e a capacidade de "resolver problemas" ... o que distingue uma aula de Matem'atica de uma aula de Biologia 'e o facto de na aula de Matem'atica se resolverem problemas. Uma aula de Matem'atica puramente expositiva 'e um horror! >Em relacao as Aplicacoes da Matematica, o que importa nao e' tanto a >"quantidade" de conhecimentos (ou eja, conhecimento de aplicacoes >concretas) mas a compreensao dos processos como a Matematica pode ser >aplicada `as mais diversas situacoes, e as implicacoes dessa aplicacao. Positivo. H'a melhores "Laborat'orios Matem'aticos" do que a velha Geometria, a velha F'isica e a velha Astronomia? >O mesmo se passa em relacao a Matematica. Nao basta ter "conhecimentos" >matematicos. E' preciso sobretudo ter uma boa capacidade de pensar >matematicamente, de [...] E "pensar matematicamente" significa exactamente o qu^e? > [...], de modo a ser capaz de criar boas situacoes de >aprendizagem, conduzir discussoes esclarecedoras com os alunos, ou estudar >autonomamente assuntos novos. Para mim, nada ha de mais confrangedor do que >ver professores com 30 e mais anos de servico (licenciados em Matematica >pelo Ramo Cientifico) perfeitamente aterrados por terem de estudar por si >mesmo assuntos novos do programa -- assuntos tao transcendentes como a >iniciacao `a Estatistica... Como dizem os bi'ologos "a fun,c~ao faz o org~ao" ... E se o org~ao n~ao 'e exercitado atrofia ... Aconteceu o mesmo com a introdu,c~ao das ditas "Matem'aticas Modernas" ... Isto n~ao h'a milagres ... A carreira docente do secund'ario n~ao 'e uma carreira exigente. Os professores n~ao s~ao promovidos em fun,c~ao do m'erito. O seu m'erito n~ao 'e sequer avaliado ... cruzes!!! Esperar o qu^e? 'Alvaro Athayde -- N\~{a}o h\'{a} nada mais pr\'{a}tico do que uma boa teoria. There is nothing more pratical than a good theory. Departamento de Matem\'{a}tica / Universidade de Coimbra Mathematics Department / Coimbra University http://www.mat.uc.pt/ | phone: +351 39 791 187 mail: Apt 3008 / P 3000 COIMBRA - Portugal | fax: +351 39 325 68
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO Recebi uma mensagem do Jaime reclamando do facto de eu ter supostamente insultado o Paulo Saraiva quando disse que ele era "um cromo" (ver, em anexo, as partes relevantes do meu post) e pedindo que eu apresentasse p'ublicas desculpas pelo facto ao dito Paulo Saraiva e a todos os assinantes da lista. Embora n~ao considere que dizer que um fulano 'e "um cromo" seja insultuoso (n~ao mais do que dizer que ele 'e "patusco") aqui estou eu a apresentar as ditas desculpas. Que fique pois dito que quando eu disse que o Paulo Saraiva era "um cromo" n~ao era minha inten,c~ao xing'a-lo com um nome cabeludo mas t~ao simplesmente dizer que ele via as coisas de forma que eu considerava um pouco bizarra. 'Alvaro Athayde P.S. Devo dizer que considero toda esta quest~ao dos insultos um pouco singular (e nem queiram saber o que a minha mail-box tem ouvido!) porque me d'a a sensa,c~ao que h'a uns que partem para a ignor^ancia sem pensarem duas vezes ... e que h'a outros que se sentem por qualquer coisinha ... Ora se eu n~ao estou de acordo com uma ideia, ou com uma atitude, zurzo a dita ideia, ou a dita atitude, mas, como nem as ideias nem as atitudes andam para a'i a passear desencarnadas, acabo por zurzir a pessoa que defende a ideia, ou pessoa que toma a atitude. Significa isto que eu estou a insultar a dita pessoa? N~ao me parece! E, no entanto, as reac,c~oes parecem indicar que h'a quem se sinta tanto ou mais do que se eu lhe estivesse a xingar a ma~ezinha! Isto 'e uma falta de jogo de cintura que aflige! Como 'e que esta gente se desenrasca no secund'ario com a malta brava? Pelo que me consta n~ao desenrasca! E, ao que me dizem, o mal j'a est'a a chegar ao superior ... ----- At 19:49 +0100 03.04.98, Alvaro Athayde wrote: > >At 16:49 +0100 03.04.98, Paulo Saraiva wrote: >> >>At 19:49 02-04-1998 +0100, carlos albuquerque wrote: >>> > [...] > >>>Simplificando diria >>>que o ensino da Matematica hoje precisa de tres areas: >>> >>>1 - Matematica >>>2 - Aplicacoes da Matematica=3D20 >>>3 - Area educacional (Psicologia, Pedagogia, Didactica, etc) >>> As licenciaturas de Ensino da Matematica tem as componentes 1 e 3.=3D2= >0 >> >> Ha cursos que contamplam tambem 2, e com uma formacao bastante >>aceitavel. >> Por exemplo, a licenciatura em Matematica- Ramo Educacional da FCTUC >>inclui mesmo uma cadeira semestral de Aplicacoes da Matematica. Em Historia >>do Pensamento Matematico elas estao tambem contempladas. > >Voc^e est'a a gozar? Ou 'e mesmo totalmente inconsciente? > > >>> As licenciaturas em Engenharia (com boa base matematica e nao qualquer >>>Engenharia) tem as componentes 1 e 2.=3D20 > >> Novamente limitadas, no que diz respeito a 1., por ,evidentemente, >>nao contemplarem todas as areas. [...] > >N~ao me diga que a licenciatura em Matem'atica - Ramo Educacional da FCTUC >contempla "todas as 'areas"!!! Voc^e 'e realmente um cromo! > [...]
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO Estimado Senhor Alvaro Athayde: Cada lista tem a sua cultura propria e quer-me parecer que e' boa ideia procurar compreender isso... ou mudar para outras paragens. Assim, nesta lista 1) > Ora se eu n~ao estou de acordo com uma ideia, ou com uma atitude, zurzo a dita ideia, ou a dita atitude, "Zurzir numa ideia" nao e' considerado uma forma intelectualmente valida de discuss=E3o. 2) > Como 'e que esta gente se desenrasca no secund'ario com a malta brava? Pelo que me consta n~ao desenrasca! Nesta lista ha professores do ensino basico, do secundario e do superior. Pode crer que a maioria desenrasca-se muito bem e que tem pouca paciencia para ouvir comentarios despropositados. Cordialmente Joao Pedro da Ponte --------------------- Departamento de Educacao da Faculdade de Ciencias Universidade de Lisboa Edificio C1 -- Campo Grande -- 1700 LISBOA -- PORTUGAL tel. (351-1)-7500049 fax (351-1)-7500082 homepage http://correio.cc.fc.ul.pt/~jponte department homepage http://www.fc.ul.pt/departs/educacao/ research center homepage http://www.fc.ul.pt/cie/ ---------------------
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO 'E o que eu digo, falta de jogo de cintura! Est'a a ver porque 'e que eu escrevi no meu post de apresenta,c~ao que, cito: "Estou aqui para defender os engenheiros e zurzir o matem\'aticos que se armarem em parvos e espero que a minha contribui\,c\~ao possa servir, n\~ao s\'o para melhorar o ensino da Matem\'atica que, como sabem, anda pelas ruas da amargura, como, tamb\'em, para melhorar a imagem dos professores de Matem\'atica que, como sabem, s\~ao vistos por colegas e alunos como quadrados, burros, ignorantes, complexados e, ou, arrogantes." Est'a a ver? Abra,co 'Alvaro Athayde ----- At 20:30 +0100 23.04.98, Joao Pedro da Ponte wrote: >Estimado Senhor Alvaro Athayde: > > >Cada lista tem a sua cultura propria e quer-me parecer que e' boa ideia >procurar compreender isso... ou mudar para outras paragens. > >Assim, nesta lista > >1) > >> Ora se eu n~ao estou de acordo com uma ideia, ou com uma >atitude, zurzo a dita ideia, ou a dita atitude, > >"Zurzir numa ideia" nao e' considerado uma forma intelectualmente valida de >discuss=E3o. > >2) > >> Como 'e que esta gente se desenrasca no secund'ario com a >malta brava? > Pelo que me consta n~ao desenrasca! > >Nesta lista ha professores do ensino basico, do secundario e do superior. >Pode crer que a maioria desenrasca-se muito bem e que tem pouca paciencia >para ouvir comentarios despropositados. > >Cordialmente > >Joao Pedro da Ponte > >----------------------- >Departamento de Educacao da Faculdade de Ciencias >Universidade de Lisboa >Edificio C1 -- Campo Grande -- 1700 LISBOA -- PORTUGAL > >tel. (351-1)-7500049 fax (351-1)-7500082 >homepage http://correio.cc.fc.ul.pt/~jponte >department homepage http://www.fc.ul.pt/departs/educacao/ >research center homepage http://www.fc.ul.pt/cie/ >----------------------
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO >'E o que eu digo, falta de jogo de cintura! > >Est'a a ver porque 'e que eu escrevi no meu post de apresenta,c~ao >que, cito: > "Estou aqui para defender os engenheiros e zurzir o > matem\'aticos que se armarem em parvos e espero que a > minha contribui\,c\~ao possa servir, n\~ao s\'o para > melhorar o ensino da Matem\'atica que, como sabem, anda > pelas ruas da amargura, como, tamb\'em, para melhorar a > imagem dos professores de Matem\'atica que, como sabem, > s\~ao vistos por colegas e alunos como quadrados, burros, > ignorantes, complexados e, ou, arrogantes." > >Est'a a ver? > >Abra,co > > >'Alvaro Athayde > Com tiradas delirantes como esta, a unica coisa que eu vejo e' que o senhor desprestigia completamente a classe dos engenheiros a que pertence. Fim de conversa. Joao Pedro da Ponte ----------------------- Departamento de Educacao da Faculdade de Ciencias Universidade de Lisboa Edificio C1 -- Campo Grande -- 1700 LISBOA -- PORTUGAL tel. (351-1)-7500049 fax (351-1)-7500082 homepage http://correio.cc.fc.ul.pt/~jponte department homepage http://www.fc.ul.pt/departs/educacao/ research center homepage http://www.fc.ul.pt/cie/ ---------------------
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X-Comment: Educacao em Matematica Estamos no =FAltimo per=EDodo do ano lectivo 97/98 em que se come=E7ou a leccionar o Programa de Matem=E1tica Ajustado no 10=BA ano. Ser=E1 poss=EDvel come=E7ar a fazer um balan=E7o? Joaquim Pinto ____________________________________________________________ Joaquim Antonio Pinto Travessa Moura e Sa=B4,18, 5=BAG 3000 - Coimbra Phone/Fax : 351-39-26240 E-mail: joaquimantpinto@mail.telepac.pt WWW homepages:=20 http://www.terravista.pt/AguaAlto/1316/ http://www.geocities.com/CapeCanaveral/Hangar/5271/ ____________________________________________________________
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X-Comment: Educacao em Matematica Caros colegas Tera lugar no proximo dia 28 Abril pelas 15 horas, no Departamento de Educacao da Faculdade de Ciencias de Lisboa a apresentacao da dissertacao de mestrado de Isabel Amorim subordinada ao tema "A Actividade Matematica Escolar no Contexto da Resolucao de Problemas de Modelacao e Aplicacoes com Ferramentas Computacionais" Helia Oliveira
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X-Comment: Educacao em Matematica At 12:21 27-04-1998 +0100, you wrote: >Estamos no =3DFAltimo per=3DEDodo do ano lectivo 97/98 em que se come=3DE7o= u a >leccionar o Programa de Matem=3DE1tica Ajustado no 10=3DBA ano. > >Ser=3DE1 poss=3DEDvel come=3DE7ar a fazer um balan=3DE7o? > >Joaquim Pinto Penso que sim. Alias, estou bastante interessado em saber o que pensam os acompanhantes locais acerca desta primeira experiencia (ao nivel da formacao recebida; dos contactos feitos ao longo do ano; das dificuldades surgidas e transmitidas pelos professores, etc). Neste sentido, estariam dipostos (tu e os=20 restantes acompanhantes locais) a conceder uma entrevista (gravada antecipadamente, ou, se preferires, em directo) para o programa "Historias com Numeros"? Quando ? Paulo Saraiva + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - Paulo Saraiva Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra Av Dias da Silva, 165 (Gab. 509) Phone: 351 (0)39 790 524 FAX: 351 (0)39 403511 - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + "Se fizeres como sempre fizeste, obter=E1s o que sempre obtiveste.=20 Chega-te ? " (Prov=E9rbio Oriental) + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + - + -
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X-Comment: Educacao em Matematica Estamos no ultimo periodo do ano lectivo 97/98 em que se comecou a leccionar o Programa de Matematica Ajustado no 10=BA ano. Sera possivel comecar a fazer um balanco? Joaquim Pinto ____________________________________________________________ Joaquim Antonio Pinto Travessa Moura e Sa=B4,18, 5=BAG 3000 - Coimbra Phone/Fax : 351-39-26240 E-mail: joaquimantpinto@mail.telepac.pt WWW homepages:=20 http://www.terravista.pt/AguaAlto/1316/ http://www.geocities.com/CapeCanaveral/Hangar/5271/ ____________________________________________________________
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