1(a) frequência Análise Matemática I 1995/96

1(a) frequência Análise Matemática I Física, Eng(a) Física, Eng(a) Materiais

Análise Matemática I - Física, Eng(a) Física, Eng(a) Materiais
19 de Fevereiro de 1996

Duração: 3 horas
Sem consulta de apontamentos ou textos
Tabela autorizada
Calculadora científica ou gráfica autorizada

1- Indique qual dos gráficos seguintes pode representar o campo de direcções da equação diferencial
y
' = cos x
Justifique a sua resposta.
A

B

C

2- Determine a função F: R+ ---> R que satisfaz as condições:
i) F'(x) =
ii) F(1) = 0

3- Considere a função real de variável real definida por:

g(x) =
Com o objectivo de a representar graficamente, estude
a) as equações das assímptotas
b) os extremos relativos e a monotonia
c) os pontos de inflexão e o sentido da concavidade
Faça em seguida o esboço do gráfico. No esboço que fizer deve assinalar claramente os elementos relevantes encontrados anteriormente (assímptotas, extremos, etc)

4- Calcule primitivas de cada uma das seguintes funções:

a) b)

5- A população P de uma certa cidade está a crescer a uma taxa proporcional à própria população. Sabendo que em 1980 havia 10 milhões de habitantes, e que no ano seguinte havia 10,35 milhões de habitantes, indique:
a) Em que ano haverá 20 milhões de habitantes?
b) Qual a população desta cidade no ano 2000.

6- Defina integral impróprio do tipo e compare-o com o valor principal de Cauchy.

7- a) Sejam f e g duas funções integráveis no intervalo [a,b] tais que
f
(x) <= g(x)
para todo o x do intervalo [a,b]. Prove que, então,


b) Através de um exemplo, mostre que as funções f e g referidas na alínea anterior podem ser diferentes, mas ter-se

8- a) A figura seguinte apresenta o gráfico da lemniscata traçada numa calculadora gráfica, assim como as coordenadas do rectângulo de visualização:

Os resultados merecem confiança? Porquê?
b) Determine analitica e graficamente a intersecção da lemniscata anterior com a circunferência . Discuta cuidadosamente os resultados obtidos pelos dois métodos e compare-os.