Por intermédio do Instituto para a Alta Cultura, António Monteiro conseguiu que Maurice Fréchet viesse a Portugal, para contactar com o Centro de Estudos Matemáticos de Lisboa e fazer conferências.
Foi precisamente sob a direcção de Maurice Fréchet que António Monteiro, bolseiro do Instituto para a Alta Cultura, trabalhou e se doutorou no Instituto Henri Poincaré, em 1936.
Na Faculdade de Ciências de Lisboa, nos dias 22 e 23 de Janeiro de 1942 e nos dias 2, 4, 5 e 6 de Fevereiro, Maurice Fréchet fez conferências sobre os seguintes temas:
- Les fonctions périodiques, les fonctions presque périodiques et les fonctions assymptotiquement presque périodiques;
- Applications des fonctions assymptotiquement presque périodiques au théorème ergodique de Birkhoff;
- Les débuts de la topologie combinatoire; le théorème d'Euler-Cauchy;
- La théorie des courbes dans les espaces abstraits très généraux;
- Types homogènes de dimensions;
- Le développement d'une fonction continue en série de polynômes dans les espaces abstraits.
Em 26 de Janeiro, no Instituto Francês em Portugal, para um público interessado em filosofia das ciências, fez uma conferência sobre
- Les origines des notions mathématiques.
Este mesmo tema havia já sido objecto de um trabalho de Fréchet, que foi incluído mais tarde no seu livro Les Mathématiques et le Concret ([13], pp. 11-44), publicado em 1955 na Colecção Philosophie de la Matière, dirigida por Raymond Bayer, professor de Filosofia Geral na Sorbonne.
Este trabalho constituía o começo de um relatório preparado para ser presente aos Premiers entretiens de Zurich, consagrados de 6 a 9 de Dezembro de 1938, a "L'étude des fondements et de la méthode dans les Sciences mathématiques". Extractos deste relatório foram publicados nos Comptes Rendus dos "entretiens". Na sequência da leitura destes extractos, travou-se uma discussão em que tomaram parte, além de Fréchet, os professores Enriques, Bernays, Lukasiewicz, Lebesgue e ainda Gonseth, que presidiu ao debate.
O livro Les Mathématiques et le Concret reproduz a discussão suscitada ([13], pp. 45-51).
Entre 26 de Janeiro e 2 de Fevereiro, Maurice Fréchet fez em Coimbra uma conferência sobre o tema
- Les diverses définitions de l'aire
e duas conferências no Porto intituladas
- Caractérisation topologique du segment de la droite, de la demi-droite et du cercle;
- Le déterminant de Wronski et son intervention dans un paradoxe mécanique.
A Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Matemática, aproveitando a presença de Maurice Fréchet em Portugal, resolveu prestar-lhe homenagem, aprovando por unanimidade a seguinte proposta apresentada pela Direcção:
"A Direcção da Sociedade Portuguesa de Matemática, reconhecendo:
1(o)- a influência profunda exercida pelas concepções do Senhor Maurice Fréchet, no movimento matemático contemporâneo;
2(o)- que a criação de uma teoria dos espaços abstractos, por este ilustre matemático, no início do século, foi o ponto de partida necessário para o desenvolvimento de numerosas teorias matemáticas em pleno florescimento nos nossos dias;
3(o)- que as teorias abstractas de que Maurice Fréchet foi um dos primeiros pioneiros, permitiram realizar nos últimos trinta anos um gigantesco trabalho de síntese e de clarificação das ciências matemáticas;
4(o)- que a obra de Maurice Fréchet realizada nos mais variados campos das matemáticas puras e aplicadas é um monumento à glória do espírito construtivo do Homem;
propõe, pela primeira vez,
a atribuição do título de sócio honorário da Sociedade Portuguesa de Matemática ao Senhor Maurice Fréchet, Professor da Faculdade de Ciências de Paris, como homenagem prestada pela Sociedade Portuguesa de Matemática à sua obra científica."
(Gaz. Mat., n(o) 9 (1942), p. 12).
A sessão em que Maurice Fréchet foi recebido como sócio honorário da Sociedade Portuguesa de Matemática foi presidida por Pedro José da Cunha e realizou-se em 17 de Janeiro.
(Gaz. Mat., n(o) 10 (1942), p. 29).
Original file name: capI5
This file was converted with TextToHTML - (c) 1995 Kris Coppieters