O nosso atraso em Matemática

Na sua conferência "Causas da decadência dos Povos Peninsulares", realizada em 27 de Maio de 1871, Antero de Quental diz a certa altura ([57], p. 266):

"Nos últimos dois séculos não produziu a Península um único homem superior, que se possa pôr ao lado dos grandes criadores da ciência moderna: não saiu da Península uma só das grandes descobertas intelectuais, que são a maior obra e a maior honra do espírito moderno. Durante 200 anos de fecunda elaboração, reforma a Europa culta as ciências antigas, cria seis ou sete ciências novas, a anatomia, a fisiologia, a química, a mecânica celeste, o cálculo diferencial, a crítica histórica, a geologia: aparecem os Newton, os Descartes, os Bacon, os Leibniz, os Harvey, os Buffon, os Ducange, os Lavoisier, os Vico - onde está, entre os nomes destes e dos outros verdadeiros heróis da epopeia do pensamento, um nome espanhol ou português? Que nome espanhol ou português se liga à descoberta duma grande lei científica, dum sistema, dum facto capital? A Europa culta engrandeceu-se, nobilitou-se, subiu sobretudo pela ciência: foi sobretudo pela falta de ciência que nós descemos, que nos degradámos, que nos anulámos."

Pelo que respeita à Espanha, a decadência no campo científico é reconhecida pelo matemático espanhol Z.-G. Galdeano, que, no seu artigo "Les Mathématiques en Espagne", publicado em L'Enseignement Mathématique (vol. 1 (1899), pp. 6-21), escreveu:

"É hoje um facto adquirido que, desde o século XVII, a decadência científica da Espanha se fez sentir, enquanto que na França, na Itália, na Inglaterra, Descartes, Viète, Wallis e outros começaram um renascimento tão brilhante.

A falta de idealismo relegou os nossos científicos para as aplicações, que não dão origem a descobertas: o utilitarismo predominante não produziu senão práticas e obras de aplicação à Navegação, à Astronomia, etc."

Pelo que respeita a Portugal, vejamos as opiniões de Gomes Teixera, Pedro José da Cunha e António Monteiro.


Up one level

Back to document index

Original file name: capIV04

This file was converted with TextToHTML - (c) 1995 Kris Coppieters