O volume 2 (1900) da revista L'Enseignement Mathématique, o mesmo volume que contém a notícia dos prémios atribuídos, pela Academia das Ciências de Madrid, a Gomes Teixeira e a Gino Loria pelos trabalhos que apresentaram no concurso Catálogo ordenado de curvas ([7], pp. 216-217), contém também uma carta de Gomes Teixeira que começa assim ([7], pp. 218-219):
"Em Portugal, não se passam acontecimentos que sejam de natureza a interessar os matemáticos dos outros países, (...)."
Em Maio de 1923, em conferência feita nas Faculdades de Ciências de Paris e de Toulouse, sobre "Les Mathématiques au Portugal" ([72], p. 141), referindo-se ao século XIX, Gomes Teixeira afirmou:
" O número de trabalhos publicados em Portugal durante este século é muito considerável, mas alguns não têm interesse e vários outros são puramente didácticos. O número de trabalhos científicos verdadeiramente originais é bem pequeno e são devidos a Valente do Couto, Manuel Pedro de Melo, Garção Stockler, Daniel da Silva, etc."
Finalmente, na "História das Matemáticas em Portugal", publicada já depois da sua morte, ocorrida em 8 de Fevereiro de 1933, Gomes Teixeira declarou ([70], pp. 269-270):
"No período que vai desde o começo do século XIX até ao nosso tempo, foram publicados em Portugal numerosos escritos sobre ciências matemáticas, mas são poucos os que merecem ficar assinalados na sua história. A maior parte deles só têm interesse didáctico e, entre os que não estão neste caso, há muitos que são erróneos ou simples imitações de trabalhos estrangeiros."
Original file name: capIV05
This file was converted with TextToHTML - (c) 1995 Kris Coppieters