-
Departamento de Matemática
F.C.T.
Universidade de Coimbra
Metodologia da Matemática, 2003/2004
para o curso de Matemática - Ramo Educacional
Sumários e referências bibliográficas
- 1ª aula: Apresentação da disciplina. O
que é a Matemática? O que é a Metodologia da
Matemática?
- 2ª aula:
- A natureza da Matemática: platonismo, formalismo e
construtivismo.
- "Duas atitudes em face da Ciência" in Bento de
Jesus Caraça - Conceitos
Fundamentais
da Matemática - Gradiva.
Lisboa, 1998.
- Implicações para o Ensino da
Matemática.
- Algumas ideias de José Sebastião e Silva.
- 3ª aula:
- Algumas referências à História da
Matemática - projecção do vídeo "Os
primórdios da História da Matemática", Projecto
Matemática em Acção
- Algumas ideias de Platão sobre a Matemática
- O ensino da
Matemática em 1970 - A opinião de Jean
Pierre Kahane, membro da Academia das Ciências de Paris
- 4ª aula:
- Algumas ideias de Sócrates e Platão sobre a Matemática
- O método (ou a falta dele) e o Ensino da Matemática: posições de Sidónio Pais (1908) e Diogo Pacheco de Amorim (1923)
- Visões negativas sobre a Matemática: o caso do conto "Maldita Matemática" do escritor Arkadiy Averchenko (1881-1925)
- refª: conto "Maldita Matemática" de Álvaro Magalhães, Conversa (IRC) com Álvaro Magalhães
- refª: "Maldita Matemática" nos "blogs": 1) O aluno e a carteira:"Dia de sol e muito calor. Dia também daquela maldita prova de matemática, que com suas fórmulas, teoremas e binômios coloca qualquer aluno em estado de desespero e pânico.", 2) "Depois a maldita aula de Matematica ARghhhhh.. morte a matematica!", 3) "vou ter q me matar de estudar pra essa maldita prova de matematica", 4) "AHHHHHHHHHHHHH!!! Cabei de me f**** na prova de matemátia... vou acabar perdendo média!!!!!!!!
maldita matemática! podia ser mais legal como física e química... mas não! só atrapalha e complica as coisas.... gggggggrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!", 5) "Aiaiai... to feliz mas acabei de lembrar q segunda tem prova da maldita matematica", 6) "Bem, a minha professora de Matemática é a Dri. Ela é bem legal e tal, mas como ela é professora dessa matéria e o pior, realmente GOSTA DE MATEMÁTICA, eu não a considero muito normal.", etc, etc, etc.
- 5ª aula:
- Sócrates, Sebastião e Silva e a maiêutica
- Métodos de Ensino: os críticos nem sempre têm razão: Luís António Verney e o ensino da Geometria em Portugal no século XVIII
- refª: "Necessidade actual da Matemática", in "Verdadeiro Método de Estudar", Luís António Verney, 1746
edição digital da obra "Verdadeiro Método de Estudar" na Biblioteca Nacional portuguesa
- refª: "A geometria em Portugal no início do séc. XVIII" de Luís de Albuquerque.
- A noção de infinito. O infinito existe?
- 6ª aula:
- Diferentes representações de ideias matemáticas: a álgebra geométrica
- O nascimento da Geometria
- O princípio de Hankel ou princípio da permanência das leis formais
- 7ª aula:
- Os Pitagóricos
- Os paradoxos de Zenão de Eleia
- A hipótese do contínuo
- 8ª aula:
- Aristóteles: "Não é bom que o homem de bem aprenda estas espécies de trabalhos que só convêm aos que estão destinados a obedecer"
- refª: Capítulo IV- Parte II, Bento de
Jesus Caraça - Conceitos
Fundamentais da Matemática - Gradiva. Lisboa, 1998.
- refª: Elfrida Ralha - Didáctica da Matemática: "Os alunos com pior aproveitamento a Matemática" (pg. 190), Universidade Aberta, 1992.
- Geometria e Mecânica. A caminho do conceito de função
- O que é uma curva?
- 9ª aula:
- História do Ensino da Matemática em Portugal
- 10ª aula:
- 11ª aula:
- 12ª aula:
- 13ª aula:
- 14ª-18ª aula:
- 19ª aula:
- 20ª aula:
- Estudo Histórias
de investigações matemáticas de João Pedro da Ponte e outros
- refª: Página de João Pedro da Ponte
- refª: "Investigar e Aprender" pretende fomentar o intercâmbio e a discussão
entre todos os que se interessam por trabalho exploratório
e investigativo na aula de matemática, nos diversos níveis
de ensino. Inclui sugestões de trabalho, relatos de experiências,
textos sobre investigações e sobre o seu lugar no
currículo e na avaliação.
- 21ª aula:
- Reflexão em torno das aulas de estágio assistidas pelos alunos de Metodologia da Matemática.
Voltar
atrás
Voltar
ao início da zona de aulas
VOLTAR
AO PRINCíPIO DE TUDO
Última alteração: 21 de Dezembro de 2003