Departamento de Matemática
F.C.T.
Universidade de Coimbra


Metodologia da Matemática, 2019/2020

para o Mestrado em Ensino de Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário

Sumários e referências bibliográficas

  • 1ª aula 11-2-2020: Introdução ao funcionamento da disciplina.
    Leitura comentada de "Meu Professor de Matemática e Outras Histórias" de Elon Lages Lima (SBM, Rio de Janeiro, 1987).
    Leitura comentada do texto "Matemáticos Feiticeiros" de Malba Tahan do livro "Matemática divertida e curiosa" (Ed. Record, 7ª edição, Rio de Janeiro, 1991).
    Marcação da primeira tarefa para a próxima aula: texto de 1 página sobre "O que é para mim a Matemática"
  • 2ª aula 12-2-2020: Discussões à volta do tema "O que é a Matemática?"
    Apresentações dos alunos.
  • 3ª aula 18-2-2020: Porquê estudar Matemática? Como estudar Matemática?
    Os 10 mandamentos do professor de Matemática de George Polya
    Porquê? de José Sebastião e Silva
    Nota de Bento de Jesus Caraça
    Visualização do filme "A Historia do Número 1"
  • 4ª aula 19-2-2020: O que é a Matemática?

    A visão de Bento de Jesus Caraça no prefácio do livro "Conceitos Fundamentais da Matemática"

    A MATEMÁTICA É INÚTIL - A Matemaníaca

    Matemática não é fazer contas | Inês Guimarães

  • 5ª aula 26-2-2020: O que é a Matemática?
    Discussão do capítulo 1 de A experiência Matemática, Gradiva, 1995
    de Philip Davis, Reuben Hersh
  • A escola de outros tempos:
    • refª: Antigamente, a Escola... (I) Por JOÃO BÉNARD DA COSTA: "(...) péssimo era em ciências, sobretudo em Matemática e Desenho. Por isso chumbei e por isso fui condenado a repetir as cinco disciplinas das tais ciências. Foi um ano negro, sem sombra de dúvida o ano mais negro da minha existência. Tinha grandes "buracos" nos horários (as horas em que os não-repetentes aprendiam letras) e vagueava entre casa e o liceu para repisar "matérias" que odiava. Lágrimas e suspiros? Pouco mais ou menos e não exagero muito. Se a palavra auto-estima já tivesse sido inventada, a minha andava muito por baixo, o que aos 16 anos não se recomenda. " - cópia local do artigo
    • refª: Antigamente, a Escola... (II) Por JOÃO BÉNARD DA COSTA - "Perante alunos que, em 99 por cento dos casos, tinham ido para Letras por horror à matemática, de que ignoravam os mais rudimentares elementos (...), que fazia ele?" - cópia local do artigo
  • Quanta matemática se conhece hoje? Quanta matemática poderá existir?
  • 6ª aula 3-3-2020: A paisagem Matemática
    Discussão do capítulo 2 de A experiência Matemática, Gradiva, 1995
    de Philip Davis, Reuben Hersh
  • What We Cannot Know - with Marcus du Sautoy:

  • 7ª aula 4-3-2020: A variedade da experiência matemática
    Discussão do capítulo 2 de A experiência Matemática
    O trabalho do matemático segundo Ian Stewart: "How Mathematicians Think About Patterns"
    Referência a "Os maiores problemas matemáticos de todos os tempos"
    "Louis de Branges" e a demonstração de famosas conjeturas - sucessos e insucessos
    Tim Gowers sobre o ensino da Matemática: "Maths isn't the problem - the way it's taught is"
    Referências a "Oliver Heaviside" e "Hoëné de Wronski"
  • 8ª aula 17-3-2020: Questões externas
    Discussão do capítulo 3 de A experiência Matemática, Gradiva, 1995
    de Philip Davis, Reuben Hersh
    Plano de trabalho para a aula de hoje:
    Das 9h às 10h, ler ou rever o capítulo 3 do livro "Experiência Matemática"
    Das 10h às 11h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 12h às 13h: redação do resumo do capítulo 3 do livro.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado deve estudar na mesma o capítulo 3 do livro indicado, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o respetivo resumo.

  • 9ª aula 18-3-2020: Questões levantadas pelo capítulo 3 de A experiência Matemática, Gradiva, 1995
    de Philip Davis, Reuben Hersh
    Temas a discutir na aula de hoje:
    • Donde vem a força da Matemática?
      "Sobre a Efetividade da Matemática nas Ciências Naturais: Uma abordagem Pragmática Estruturalista", Ronaldo Pimentel, Frederik Moreira-dos-Santos
      Revista Brasileira de Ensino de Física, 2020

    Das 14h30 às 15h, explorar as ligações propostas
    Das 15h às 16h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 16h às 17h30: Redação do resumo do capítulo 3 do livro.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo do capítulo 3 do livro indicado.

  • 10ª aula 24-3-2020: Continuação da discussão das questões levantadas pelo capítulo 3 de A experiência Matemática, Gradiva, 1995
    de Philip Davis, Reuben Hersh
    Temas a discutir na aula de hoje:
    • Modelos matemáticos. O que é um modelo matemático?
      "Uma breve introdução à modelação matemática", Fernando Pestana da Costa
      Repositório Aberto (Universidade Aberta), 2018.
      Recursos educacionais sobre a Modelação Matemática
    • A Matemática Aplicada
      "Matemática Pura e Matemática Aplicada", A. Pereira Gomes
      Gazeta de Matemática, 1952.

      "Matemática do século XX: o século em breve revista", Lawrence Shirley
      Educação e Matemática, nº 60 - Novembro/Dezembro de 2000.

    • A Matemática e a guerra

      "A Matemática da guerra", Sean Gourley

    Das 9h00 às 10h, explorar as ligações propostas
    Das 10h às 11h30: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 11h30 às 13h00: conclusão da redação do resumo do capítulo 3 do livro.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo do capítulo 3 do livro indicado.

  • 11ª aula 25-3-2020: Modelação Matemática do crescimento populacional
    Textos a discutir na aula de hoje:

    Das 14h30 às 15h, explorar as ligações propostas
    Das 15h às 16h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 16h às 17h30: Redação de um resumo da aula de hoje.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo da aula de hoje (considerado como sessão extra).

  • 12ª aula 30-3-2020: Questões levantadas pelo capítulo 4 de A experiência Matemática, Gradiva, 1995
    de Philip Davis, Reuben Hersh
    Textos a discutir na aula de hoje:
  • 13ª aula 31-3-2020, 9h: Questões levantadas pelo capítulo 4 de A experiência Matemática, Gradiva, 1995
    de Philip Davis, Reuben Hersh
    Textos a discutir na aula de hoje:

    Das 9h00 às 10h, explorar as ligações propostas
    Das 10h às 11h30: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 11h30 às 13h: Redação do resumo do capítulo 4 do livro.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo do cap’tulo 4 do livro indicado.

  • 14ª aula 31-3-2020, 16h30: Questões levantadas pelo capítulo 4 de A experiência Matemática, Gradiva, 1995
    de Philip Davis, Reuben Hersh
    Continuação da aula anterior. Textos a discutir na aula de hoje:
    • Os Seres Matemáticos para Platão
      República, Livro VII, 514a-517c. Para Platão os seres matemáticos são entidades reais, objectivas, totalmente independentes do nosso conhecimento, têm propriedades bem determinadas, algumas conhecidas e muitas desconhecidas. Estes seres não são, naturalmente, objectos físicos ou materiais. Existem fora do espaço e tempo. São imutáveis e eternos - não foram criados, não mudarão, nem desaparecerão.
    • Platonismo
      Platonismo na Wikipedia.
    • O Platonismo
      Grandes Pensadores: Platão, da autoria do canal do YouTube Socratica Português.
    • Almada Negreiros (1893-1970)
      Almada Negreiros Neopitagórico.

    Das 16h30 às 17h, explorar as ligações propostas
    Das 17h às 18h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 18h às 18h30: Conclusão da redação do resumo do capítulo 4 do livro.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo do cap’tulo 4 do livro indicado.

  • 15ª aula 1-4-2020: Matemática e Ciências, Matemáticos e cientistas
    Textos e videos a discutir na aula de hoje:

    Das 14h30 às 15h, explorar as ligações propostas
    Das 15h às 16h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 16h às 16h30: Redação de um resumo da aula de hoje.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo da aula de hoje (considerado como sessão extra).

  • 16ª aula 14-4-2020, 9h: Questões levantadas pelo capítulo 5 de A experiência Matemática, Gradiva, 1995
    de Philip Davis, Reuben Hersh
    Textos a discutir na aula de hoje:

    Das 9h00 às 10h, explorar as ligações propostas
    Das 10h às 11h30: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 11h30 às 13h: Redação do resumo do capítulo 4 do livro.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo do cap’tulo 4 do livro indicado.

  • 17ª aula 15-4-2020: George Polya (1887-1985) e o ensino da Matemática
    Textos e videos a discutir na aula de hoje:

    Das 14h30 às 15h, explorar as ligações propostas
    Das 15h às 16h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 16h às 16h30: Redação de um resumo da aula de hoje.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo da aula de hoje (considerado como sessão extra).

  • 18ª aula 21-4-2020: Questões levantadas pelo capítulo 6 de A experiência Matemática, Gradiva, 1995
    de Philip Davis, Reuben Hersh
    Temas a discutir na aula de hoje:

    Das 9h às 10h, explorar as ligações propostas
    Das 10h às 11h30: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 11h30 às 13h: Redação do resumo do capítulo 6 do livro.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo do capítulo 6 do livro indicado.

  • 19ª aula 22-4-2020: Aulas de Matemática noutros países
    Textos e videos a discutir na aula de hoje:

    Das 14h30 às 15h, explorar as ligações propostas
    Das 15h às 16h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 16h às 16h30: Redação de um resumo da aula de hoje.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo da aula de hoje (considerado como sessão extra).

  • 20ª aula 28-4-2020: Questões levantadas pelo capítulo 7 de A experiência Matemática, Gradiva, 1995
    de Philip Davis, Reuben Hersh
    Temas a discutir na aula de hoje:

    Das 9h às 10h, explorar as ligações propostas
    Das 10h às 11h30: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 11h30 às 13h: Redação do resumo do capítulo 6 do livro.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo do capítulo 6 do livro indicado.

  • 21ª aula 29-4-2020: Aulas de Matemática noutros países
    Apresentação de fotos realizadas numa visita a uma escola da Coreia do Sul (2012)

    Das 14h30 às 15h, explorar as ligações propostas
    Das 15h às 16h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 16h às 16h30: Redação de um resumo da aula de hoje.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo da aula de hoje (considerado como sessão extra).

  • 22ª aula 5-5-2020: Questões levantadas pelo capítulo 8 de A experiência Matemática, Gradiva, 1995
    de Philip Davis, Reuben Hersh
    Temas a discutir na aula de hoje:

    Das 9h às 10h, explorar as ligações propostas
    Das 10h às 11h30: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 11h30 às 13h: Redação do resumo do capítulo 6 do livro.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo do capítulo 6 do livro indicado.

  • 23ª aula 6-5-2020: Aulas de Matemática noutros países
    Apresentação de fotos e videos realizados numa visita a uma escola do Japão (2018)

    Das 14h30 às 15h, explorar as ligações propostas
    Das 15h às 16h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 16h às 16h30: Redação de um resumo da aula de hoje.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo da aula de hoje (considerado como sessão extra).

  • 24ª aula 13-5-2020: Questões levantadas pelas NORMAS GERAIS do Guia para a Utilização do Compêndio da Matemática, 1.º Volume
    de José Sebastião e Silva (1914-1972).

    Das 14h30 às 15h, explorar as ligações propostas
    Das 15h às 16h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 16h às 16h30: Redação do resumo deste capítulo do livro.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo deste capítulo do livro indicado.

  • 25ª aula 19-5-2020: Questões levantadas pelas NORMAS GERAIS de Guia para a Utilização do Compêndio da Matemática, 1.º Volume
    de José Sebastião e Silva (1914-1972).

    Das 9h às 10h, explorar as ligações propostas
    Das 10h às 11h30: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 11h30 às 13h: Redação do resumo deste capítulo do livro.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo deste capítulo do livro indicado.

  • 26ª aula 20-5-2020: A Matemática em "Alice no país das maravilhas"
    Textos e videos a discutir na aula de hoje:

    Das 14h30 às 15h, explorar as ligações propostas
    Das 15h às 16h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 16h às 16h30: Redação de um resumo da aula de hoje.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo da aula de hoje (considerado como sessão extra).

  • 25ª aula 26-5-2020: O ensino da Geometria Analítica em José Sebastião e Silva (1914-1972).
    Leitura do Guia, 1º volume, sobre a Introdução à geometria analítica - Capítulo III - pg. 45-70.

    Das 9h às 10h, explorar as ligações propostas
    Das 10h às 11h30: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 11h30 às 13h: Redação do resumo deste capítulo do livro.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo deste capítulo do livro indicado.

  • 25ª aula 27-5-2020: Conclusão da discussão sobre o ensino da Geometria Analítica em José Sebastião e Silva (1914-1972).
    Leitura do Guia, 1º volume, sobre a Introdução à geometria analítica - Capítulo III - pg. 45-70.

    Notas sobre a vida e obra de José Sebastião e Silva (1914-1972).

    FINAL DO CURSO

    Das 14h30 às 15h, explorar as ligações propostas
    Das 15h às 16h: conversa em tempo real no software ZOOM no endereço indicado no sumário desta disciplina no INFORESTUDANTE.
    Pode ser feito usando um qualquer navegador/browser, usando o software ZOOM (ver instruções de instalação no INFORESTUDANTE) ou pelo telemóvel/celular.
    Das 16h às 16h30: Conclusão da redação do resumo deste capítulo do livro.

    Nota: caso algum aluno não consiga entrar em discussão com o professor pelo software indicado, deve estudar na mesma os textos aqui referidos, tirar dúvidas com o professor por email e redigir o resumo deste capítulo do livro indicado.


Voltar atrás
Voltar ao início da zona de aulas
VOLTAR AO PRINCíPIO DE TUDO

Última alteração: 20 de fevereiro de 2020