nš0
ISSN 0870-7669 Novembro
1986
Folha Informativa
do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"
Editorial
A maior riqueza do Portugal de hoje está na capacidade intelectual colectiva dos Portugueses.
Em todas as épocas os Povos competiram, em detrimento do bem-estar, e até de liberdade, daqueles que foram incapazes de se adaptarem às novas situações. Hoje, os primeiros lugares são determinados por um nível cultural e científico que permita acompanhar um progresso em desesperante velocidade.
É preciso compreender bem esta ideia e levá-la à prática; traduzi-la de uma forma consequente no sistema educativo e não ficar apenas em declarações de princípio.
O Projecto "Computação no Ensino da Matemática " é, nesta matéria, a aplicação do que acaba de ser dito. Os seus fundadores são matemáticos preocupados com o estado do ensino da disciplina em que encontram tanto prazer intelectual. Pensaram neste Projecto como um meio de acção, um processo de obter resultados concretos e mensuráveis.
Paralelamente a um trabalho de investigação sobre métodos de utilizar a Informática na sala de aula de Matemática, há uma actividade de formação informática dos Professores. E esta actividade é a ponte para aquilo que tem de ser a pedra de toque do Projecto - a participação maciça dos Professores de Matemática nas actividades de investigação e desenvolvimento de "software" educativo.
Com o trabalho preserverante de alguns anos, podemos esperar obter um efeito significativo no nível da Matemática dos ensinos Preparatório e Secundário; nesta Região Centro que é a nossa área geográfica. Ainda assim, forçoso é constatar que é pouco, quando é toda a Educação que precisa de se modernizar.
Mas, diz- se que "varra cada um a sua testada e a rua ficará limpa". Assim iremos proceder, com honestidade e longe da luz dos projectores, que nos cegam e impedem de ver os próprios erros.
A. S. Alves
. . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
[ Início do Número 0]
[ Menu
Principal
]