nš15
ISSN 0870-7669 Nov.-Dez.
1988 / Jan. 1989
Folha Informativa
do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"
O USO DAS CALCULADORAS E DOS COMPUTADORES
E OS CÁLCULOS NA AULA DE MATEMÁTICA
- 4ª PARTE -
O texto seguinte é a continuação da tradução de uma parte da brochura "Quelques apports de l'informatique à l'enseignement des Mathématiques" editada em 1977 pela APMEP (uma associação de professores de matemática francesa).
Raizes quadradas (2ª parte)
b) Procura de um método mais racional para obter enquadramentos.
Poder-se-á obter, sem ser às apalpadelas, uma sucessão de enquadramentos de A por meio de quadrados de decimais?
É o método empregue -- sem máquina ! ! -- por Heron de Alexandria no primeiro século antes da nossa era com
A = 720 .
Propomo-nos determinar um número X positivo tal que:
= A
ou ainda tal que
X = A/X.
Tomar um número positivo qualquer X0 , e calcular A/X0.
O intervalo cujos extremos são X0 e constitui um enquadramento de (dar aos alunos como exercício).
Tomar X1 no centro deste intervalo:
X1 = ;
calcular A/X1.
O novo intervalo cujos extremos são X1 e é também um enquadramento de .
Pode-se demonstrar também que este segundo intervalo está incluído no precedente. Com 720 para A e 27 para X0 (valores utilizados por Heron), obtem-se:
- Poderemos comparar, do ponto de vista da velocidade, este método com o método precedente (publicado no "nonius" nš 14). Poderá ser interessante organizar uma corrida entre dois grupos: um trabalhando com um método, o outro com o outro ... (permutar-se-ão os métodos, para uma segunda manga).
- Sempre do ponto de vista da organização dos cálculos, os alunos observarão depressa que uma "boa" escolha de X0 faz ganhar tempo, donde o interesse dum pequeno cálculo mental prévio.
- Se a máquina utilizada possui uma memória, tentar-se-á utilizar esta para não ter que escrever de novo, no decorrer do cálculo, um dos números que se acabou de obter; senão, perde-se tempo e arriscamo-nos a cometer um erro de escrita na máquina.
É um bom exercício determinar -- em função do tipo da máquina com memória utilizada -- a sucessão das teclas a carregar para efectuar, sem reintroduzir um número já calculado, uma sucessão de cálculos.
De modo mais preciso, com que teclas traduzir o programa seguinte? (designando por a o número que figura no écran da calculadora)
(1) pôr X0 em a
(2) calcular e anotá-lo
(3) calcular e anotá-lo
(4) voltar a (2) (visto que no écran aparece agora X1)
- Depois de ter andado às apalpadelas, os alunos sentem depressa a necessidade de organizar metodicamente um trabalho repetitivo.
- Eles sentem como seria agradável possuir uma máquina que fizesse sozinha este trabalho e que imprimisse os resultados, isto é, a necessidade de uma calculadora programável com impressora.
(continua no próximo número)
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