NONIUS
nš 29(duplo) ISSN 0870-7669 Novembro-Dezembro 1991
Folha Informativa do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"

CAIXA NEGRA

O programa "Caixa Negra" (originalmente "Mystery Box" versão 1.01 da autoria de Keith Lambert) é um programa de 'shareware' (pode ser obtido enviando 5 dólares e uma diskette para o endereço: 3433 Marathon Drive, San Diego, California 92123, USA), para computadores Macintosh, que apresenta no écran uma caixa com partículas que não se vêem (daí o nome de caixa negra) e cuja localização se pretende determinar.

Para isso lançamos raios a partir dos lados e esperamos para ver aquilo que acontece. Se o raio encontra uma partícula é absorvida. Se o raio não encontra nenhuma partícula mas passa por uma casa contígua a uma casa ocupada por uma partícula o raio é deflectido. Se o raio não encontra nenhuma partícula nem passa por uma casa contígua a uma casa ocupada por uma partícula o raio aparece do outro lado da caixa negra. Na figura são apresentados exemplos destas situações. Deve-se tentar adivinhar a posição das partículas observando apenas o resultado do lançamento dos raios.

 

Estes exemplos, que me parecem bastante interessantes e passíveis de utilizações variadas em situações educativas, são apenas alguns dos muitos disponíveis internacionalmente. Alguns deles, não referidos aqui, dependem em maior ou menor parte do texto (e portanto da língua em que estão escritos); é pena que não sejam criadas condições para que também esses jogos fiquem à disposição dos professores e alunos (e também dos pais).

 

Bibliografia

[1] APM, "Renovação do curriculo de matemática - documentos para discussão", 1988.

[2] Miguel de Guzmán, "Juegos Matemáticos en la enseñanza", Boletim da SPM, nš18 - Novembro 1990 - pg 3/8 e nš 19 - Fevereiro 1991 - pg 5/28.

[3] Miguel de Guzmán, "Contos com contas", Colecção "O Prazer da Matemática", Gradiva, 1991.

[4] Elliot Soloway, "How the Nintendo generation learns", Communications of the ACM, September 1991, vol 34, nš 9, pg 23-26.

[5] "Games" in Mathematics in School, 1988.

[6] João Filipe Matos, "Modelos, aplicações da Matemática e computadores: o exemplo dos autómatos celulares", Educação e Matemática, nš 12, pg 17-22, 1989.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
voltar frente
[ Início do Número 29 ] [ Menu Principal ]