nš9
ISSN 0870-7669 Fevereiro
de 1988
Folha Informativa
do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"
QUESTÕES & RESPOSTAS
Nesta Secção o "nonius" tentará responder a todo o tipo de questões relacionados com a utilização dos computadores que qualquer interessado lhe envie.
P- Utilizo bastantes vezes pequenos programas em TurboPascal (devido às suas capacidades gráficas) para apresentar alguns conceitos nas minhas aulas. Gostaria de saber se há alguma possibilidade de criar ficheiros executáveis, sem haver necessidade de se compilar de cada vez que se pretende uma execução.
S.M.
R - Não há qualquer dúvida de que o TurboPascal tem inúmeras capacidades gráficas que podem ser utilizadas para a introdução de conceitos de Matemática nas aulas (caso do programa "TRIGONOMETRIA" da autoria de Maria Paula Carvalho, que se encontra disponível a qualquer solicitação dos Assinantes do "nonius"). No entanto existe já a versão que torna muito mais fácil a utilização de "janelas" e permite trabalhar em alta resolução com toda a gama disponível de cores. (O Projecto Computação no Ensino da Matemática possui uma versão do que envia mediante solicitação a qualquer Assinante do "nonius").
Respondendo concretamente à questão. Quando se invoca o mediante, a digitalização da palavra turbo, aparece no écran um "menu" onde existe a opção "compile Qptions". Se se premir a tecla correspondente à letra O, aparecerá no écran a opção que permite criar Com-Files (ficheiros em código máquina, 1ogo directamente executáveis). Bastará nesta altura premir a tecla correspondente à letra C Na próxima compilação que se fizer é criado um ficheiro executável do tipo nome do programa.COM.
A partir desta altura, se a compilação foi realizada com êxito, bastará digitalizar apenas o nome do ficheiro onde se encontra o programa para efectuar a sua execução. Esta execução é feita sem ser necessário invocar o TurboPascal.
Se alguma vez fornecer a disquete que contém os seus programas a alguém a quem queira permitir apenas a execução de programas, bastará apagar todos os ficheiros excepto os que dizem respeito ao TurboPascal e os que estão em código máquina (Com-Files).
Numa próxima oportunidade poderemos explicar como é possível executar directamente um determinado programa, li.gando apenas o computador com a disquete introduzido na "drive" respectiva.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
[ Início do Número 9] [ Menu Principal ]