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A origem deste jogo é desconhecida. É um dos jogos da família mancala com
mais regras e mais difícil de jogar.
Material: => 64 sementes ou pedras ou objetos pequenos;
=>
Tabuleiro
com 32 buracos (como no esquema seguinte), divididos em quatro filas
de oito casas. Um jogador controla linha A e B outro jogador
controla as C e D.
|
Objetivo do jogo: => Capturar todas as sementes do adversário ou fazer com que a linha central do adversário não tenha sementes. |
Exemplo
O jogador Sul semeou na casa B6 e quer mover-se para a esquerda. Como na
casa C6 existem sementes, estão estas são capturadas e jogadas a partir da kichwa
esquerda no sentido dos ponteiros do relógio.
REPARE QUE O JOGADOR COLOCOU UMA SEMENTE NUMA CASA COM SEMENTES, ASIGADO A SEMEAR. A FIGURA SEGUINTE ILUSTRA O RESULTADO DE VÁRIOS SEMEARES
Um jogador é sempre obrigado a capturar e existem múltiplas capturas. Deste
modo, no exemplo anterior o jogador nunca pode jogar em B8 pois tem sementes
adversárias a capturar em B3 e B6, e como o jogador Sul terminou de semear numa
casa com sementes suas (B3) e sementes na casa contrária (C3), pode capturar as
sementes em C3 e continuar a semear no sentido do movimento previamente
escolhido, obtendo a figura seguinte:
REPARE QUE O JOGADOR COLOCOU UMA SEMENTE NUMA CASA COM SEMENTES, ASSIM É OBRIGADO A SEMEAR. A FIGURA SEGUINTE ILUSTRA O RESULTADO DE VÁRIOS SEMEARES:
=> O sentido do movimento do jogo pode não ser uma opção para o jogador quando este captura as sementes do adversário nas suas casas kimbi ou kichwa, ou seja, se o jogador Sul colocar uma semente em B7 (kimbi direita) e nesta casa haja uma semente sua e na casa contrária (C7) haja sementes, então a captura é realizada e semeada na kichwa direita (B8) no sentido anti-horário. Se o jogador capturou na kimbi esquerda (B2), tem de semear a partir da kichwa esquerda (B1) no sentido horário.
=> Se o jogador terminar de semear na casa nyumba, esta tenha 6 sementes, não haja capturas para realizar e haja mais casas centrais com sementes, o jogador apenas retira duas sementes dessa casa especial para voltar a semear.
=> Se o jogador começou semeou sem capturar e esse semear originar em mais semeares, não pode capturar sementes adversárias. O jogador apenas está a reorganizar o seu jogo.
Segunda fase de jogo MTAJI. Nesta fase, todas as sementes estão no tabuleiro.
=> Para semear, o jogador escolhe uma casa com sementes, retira-as e semeias, uma a uma, num qualquer sentido, exceto se este semear ocorreu de uma captura numa kimbi ou kichwa;
=> Continua a ser obrigatório capturar as sementes do adversário.