Departamento
de Matemática da Universidade de Coimbra
Meios
Computacionais no Ensino
Análise
da Lista de Discussão
Matemática
no Ensino Básico
Trabalho realizado
por:
Catarina Silva
15 de Março de 2011
Índice
No
âmbito da disciplina de Meios computacionais de Ensino e com vista a entender
como é que as listas funcionam foi nos pedido para realizar uma análise de uma
das listas do site Tec-Mat. Este terá como objectivo descrever o tipo de
interacção presente, bem como a informação e ideias veiculadas.
Depois
de uma breve passagem em todos as listas, escolhi a lista Matemática no ensino básico. Não é das listas que tem mais
mensagens, no entanto tem muito que analisar. Como tal, para fazer uma boa
análise, dividi este em dois grandes tópicos, análise descritiva e análise
crítica (opinião a algumas publicações).
O grupo até ao momento é constituído por
403 elementos, isto é, desde 11 de Julho de 2006 até 1 de Março de 2011, é
constituído por 403 associados. A estrutura do grupo é constituída por
mensagens, arquivos, fotos, links, banco de dados, associados e por fim agenda.
Relativamente
aos tópicos da sua estrutura podemos fazer uma breve descrição em relação aos
que merecem menos destaque. Tanto a agenda, fotos e banco de dados, não há nada
a comentar, pois é inexistente qualquer tipo de informação.
Na
parte dos links, são sugeridos 5 links, Apliquetas , sites com aplicações
manipuláveis on-line, SoftMath, links para sites com software Educativo e da
Matemática grátis, Estatistica, site da Faculdade de ciências da Universidade
de Lisboa, Jogo SuperT matik que da acesso ao site da Eudatica, e por fim Programas
de Matemática em Portugal.
O tópico
arquivos é constituído por 9 pastas, em que 5 delas são do mesmo autor,
Joaquimpinto, um dos moderadores. Os arquivos aqui presentes são constituídos
por muitos documentos reguladores, como por exemplo, programas de
matemática do 2º e 3º ciclo,
competências gerais, planos acção de recuperação, documentos relacionados
com a formação de professores.
Passemos agora para a análise descritiva
do parâmetro mensagens, isto é, constituído por tópicos deixados pelos seus
associados. É possível verificar uma participação muito assentuda do associado
e também moderador, Jaime Carvalho e Silva com aproximadamente 430 publicações,
logo depois com 200 publicações o associado e moderador joaquimpinto. Todos os
restantes associados tem uma participação menos acentuada. Entre as mensagens
presentes vou destacar algumas, aquelas com mais interacção.
As primeiras mensagens desta lista remetem-nos principalmente
para o seguinte tópico, PAM, de o dia 12 de Julho de 2006 até ao dia 28 do
mesmo mês, 17 dias, são trocadas uma média de 140 mensagens, sobre este tema,
pode dizer-se que foi um assunto muito debatido. Existiu uma grande troca de
ideias, como também sugestões, surgem muitas dúvidas em relação às
responsabilidades deste, quem deve participar ou como construir o PAM, entre
outras. Num ponto de vista pessoal, poderei dizer que foi a primeira vez que
ouvi falar de tal projecto, daqui poderei tirar uma vantagem educacional, troca
de informação.
Por outro lado,
existem várias mensagens, cujo conteúdo não se enquadra nesta lista, são feitos
posts relacionados com tecnologia, como quadros iterativos. Estariam mais
relacionados com a lista Tec-Mat.
Um dos assuntos abordado, e que não teve grande resposta
foi o post colocado pelo usuário Alcino Simões, sobre o PASMAT (Plano de Acção
para o sucesso da Matemática), que fala sobre as actividades possíveis para
este plano. Mais uma vez nunca tinha ouvido falar.
No mês seguinte, e por ser Agosto, houve um decréscimo de
publicações, apenas 3 publicações, resultado suspeito, o mês de férias dos
professores. Uma dessas publicações, tinha como destaque as medalhas Fields,
cujo vencedor recusou o prémio.
As mudanças
relativas à escolaridade obrigatória, de alguns países como Espanha, França e
Inglaterra, são também alvo de publicação, mas um tema pouco debatido. Talvez
porque no mesmo momento de publicação tenha havido uma notícia de Ultima hora. Nesse momento foi
questionada a hipótese da Sra. Ministra marcar um encontro com todos os
responsáveis pelos PAMs. Estes estão impacientes, pois não sabem se os seus
projectos foram aceites ou não.
Com o desenrolar
da discussão foram se descobrindo alguns casos em que o projecto foi aprovado,
incomodando aqueles que não tinham recebido resposta alguma, provocando alguma
interação entre eles. Surgiram outros tópicos relacionados os programas de
matemática do ensino básico, mas não tiveram tanta atenção como o assunto
anterior.
O tema do mês de
Outubro, a PAM e Público, este
assunto está relacionado com uma notícia que saiu no jornal Público, sobre os
projectos de melhoria dos resultados de matemática. Isto é, estes projectos
tinham de ser reformulados, segundo a Direcção - Geral de Inovação. Nessa
notícia surge também o facto de os concelhos executivos considerarem não
precisar de mais professores nem de uma formação acrescida para os docentes.
Este facto faz com que alguns dos usuários se exaltassem, e um deles mandasse
um e-mail para a DGICD. A discussão acende, e todos ficam á espera de uma
resposta. A resposta é dada, e mesmo assim a polémica continua, basta ver o
post feito pelo associado educunhaman, “... pena é que seja necessário pedir para se ter
as informações a que temos direito e que deveriam ser dadas atempadamente. Mais
uma vez é esta lista que nos permite ficar um pouco mais esclarecidos (…)”
O mês de
Novembro sofre um grande decréscimo, enquanto o mês anterior fica pelas 139
mensagens, este ficou pelas 30 mensagens. Os temas são variados, anúncios sobre
a série Numbers como de filmes engraçados úteis na prática lectiva. Mais uma
vez o assunto PAM é falado no mês de Dezembro. É referido também o facto de um
dos associados ir realizar a sua defesa da tese de mestrado, sendo as
publicações muito centradas neste tema. As mensagens foram escasseando de modo
que em Janeiro, dia 15, um dos usuários pergunta “Está ai Alguém”, uma forma de
chamar pelo pessoal. São feitas várias publicações, nomeadamente sobre a
existência de professores únicos, isto é, o governo quer que os alunos até ao
sexto ano tenham um único professor a leccionar as áreas básicas. O assunto foi
bem discutido, por vários associados.
O mês de Janeiro
de 2007 também foi marcado pela discussão dos programas (da actualidade/novos)
de matemática. Segundo alguns associados, o tema também foi discutido na
plataforma dos PAM, de modo que não houve muitas discussões sobre o tema. Só
mais tarde, talvez por um dos associados, José Mário Moura alertar/relembrar o
assunto, a discussão recomeçou. Possivelmente terá surgido
debate/desentendimento por parte de alguns utilizadores. A discussão continuou,
discutiram a carga horária, as competências exigidas aos alunos, mas o
principal foco de discussão terá sido o facto de programa ser ou não cumprido.
O debate foi-se prolongado estendeu-se por todo o mês de Fevereiro.
O mês de Março
foi aberto com o tópico, Programas 3º ciclo e ECD, feito pelo usuário José
Mário Moura. Este diz que um bloco de 90 minutos será bem-vindo, no entanto
acha que muito do trabalho que já foi feito parece estar a ir por água abaixo
devido as novas condições. Neste mesmo mês, além das muitas lamentações, foi publicado um post sobre as
olimpíadas de matemática, sobre aqueles que chegam ao topo. É importante
salientar aspectos positivos para que estes também não morram como está
acontecer com o resto.
Pode-se
considerar o mês de Abril um mês de pouca discussão, constituído apenas por 11
tópicos. Os temas continuam os mesmos, relacionados com as adaptações
curriculares, ou como se fazem essas adaptações, ou simplesmente troca de
experiencias relativas a estas. A medida que o tempo passa os temas começam a
ser mais variados, e menos intensos, havendo por isso pouca discussão.
São obordados
alguns tópicos no ambito do projecto PAM, sobre equipamentos tecnológicos,
sobre o seu enriquecimento no ensino e aprendizagem, como também com as falhas
relativas com a posição da Senhora Ministra perante todo o projecto. É claro
que qualquer assunto ligado a este ultimo tópico provoca sempre alguma agitação
entre os associados. Pode-se dizer que no mês seguinte houve um aumento
considerável relativamente aos meses anteriores. A existência deste aumento
terá sido provocado, por um circular enviado pela DREN, que pedia a construção
de uma matriz de exame para a área de projecto, e como a informação para a
construção desta é minima, provocou uma grande preocupação nos docentes para a
sua elaboração. Uma das discussões que também promoveu alguma polémica foi o
facto de, segundo os media, um professor de Inglês, que trabalhava para DREN,
ter sido suspenso de suas funções por ter feito um comentário que a directora
regional, Margarida Moreira, apelida de insulto. A discussão perde o rumo, e
muitos são os comentários sem grande sentido, talvés com finalidade de atingir
alguém.
Junho, o mês das
avaliações, são as provas de aferição, são ainda as matrizes de exame de área
de projecto, as incoerências dos circulares enviados, enfim. As notas das
provas de aferição do 4º e 6º ano não foram as melhores, por isso há que tomar
medidas, o Ministério da Educação, decidiu estender a este nível de ensino as
medidas em curso no terceiro ciclo, nomeadamente ao nível da "avaliação
contínua dos professores e da avaliação dos programas" da disciplina. Como
era de esperar, a pergunta surgiu, O que
acharam do exame de Matemática do 9º ano?, (feita pelo usuário e moderador,
Jaime Carvalho e Silva). São várias as respostas, mas a opinião foi a mesma, “
não foi muito feliz”, uma frase muito usada pelos associados. Segundo estes, a
prova incidia muito em conteúdos dos anos anteriores, não explorando tanto o
programa do 9 ano.
Ao contrário do
mês de Junho, Julho é marcado pelos resultados, em suma, os resultados são os
seguintes, revelam uma melhoria na disciplina de Língua Portuguesa e a
persistência de dificuldades na de Matemática, os resultados são muito
desastrosos, 70% dos alunos obteve negativa no exame de matemática. O Plano de
Acção para a Matemática vai assim continuar. Será inclusive ampliado nas
componentes relativas à formação contínua de professores, ao reequipamento e
modernização tecnológica das escolas e à produção de instrumentos de apoio ao
trabalho de avaliação realizado pelos professores. Tudo
isto é discutido não só pelos profesores/associados mas também pelos media.
Este debate permanece durante todo mês.
O mês de
Setembro foi mudo, talvez pela razão de andarem todos preocupados com o começo
das aulas. Enquanto no início, quando abriu esta lista, as participações dos
associados eram mais intensas, agora e nos próximos meses vamos assistir a um
decréscimo de participações, são apresentados muitos assuntos, mas a respostas
não são muitas. Deste modo, vou salientar os tópicos mais significantes.
O mês de Outubro
é constituído por 18 publicações, cujo príncipal assunto é a renovação dos
programas, isto é, tanto de quem os fez como do que foi mudado. São publicados
vários comentários relativos a artigos publicados em jornais, sobre professores
que ganharam o prémio nacional de professores e também sobre a notícia que saiu
no público sobre os resultados do PISA (PISA 2006: Alunso portugueses abaixo da
média”). Este tema, é o principal foco do mês de Dezembro, as puplicações ditam
alguns comentários/considerações sobre os resultados por parte das pessoas dos
vários países.
A lista arranca
o ano 2008 com a notícia, programa de matemática do EB Homologado, podendo ser
encontrado no site DGDIC, embora este assunto já tenha sido muito debatido, pouco
foi dito relativamente a esta publicação. Surge também a noticia, “Certificação
de novos manuais arranca”. As publicações foram continuando, ou sob a forma de
dúvidas ou links de noticias sobre a matemática.
Uma das notícias
que me chamou atenção foi a seguinte, "Admissão de alunos é feita segundo
a sua origem socio-económica", Estudos revelavam que algumas escolas
públicas escolhem os alunos com base na sua origem socio-económica, com o
objectivo de reduzir o insucesso escolar, o que é anticonstitucional porque
cria por outro lado escolas onde o insucesso é fortíssimo. Ao contrário de mim,
esta notícia não despertou muito atenção por parte dos outros associados.
Tanto o mês de Fevereiro
como o de Março, não há grande coisa a destacar, foram feitas várias
puplicações, por vários usuários, essensialmente formativos, por exemplo, sobre
formações, concursos (Canguru Matemático), etc. É referido a título de
publicação, Microsoft math, que segundo o usuário José Luís
Venda Pegada, “Trata-se, em minha opinião, de uma primeira
versão, ainda com algumas limitações que poderão e deverão ser corrigidas, mas
com capacidades interessantes que não devem ser ignoradas. Nomeadamente, a
capacidade de traçar gráficos a 2D e a 3D, resolver equações”. No mês de
Abril, o que mais se destacou foi a Conferência Internacional promovida pela
DGIDC, vários associados criticaram este evento, uma vez que esta passar-se-á
em tempo de aulas, quando a conferencia é dirigida para os professores.
O tema os maus
resultados a Matemática surge novamente, agora pelo usuário Jaime Carvalho e
Silva, que trás consigo a notícia, “Maus resultados a matemática não são
normais”, publicada pelo Jornal de Noticias. Este afirma que O secretário de Estado-adjunto da Educação, Jorge Pedreira,
defende que é preciso erradicar a ideia instalada em Portugal de que os maus
resultados a matemática são normais, isto é, “Há problemas na cultura que
existe em torno da matemática, que tende a naturalizar o insucesso. As pessoas
acham normal que os alunos tenham maus resultados, mas não acham normal que
tenham maus resultados noutras disciplinas". Mas esta noticia não é a
unica,“Ministério aponta falhas a seis manuais do 9.º ano”, dizendo que os manuais continham pouco rigor científico e
imprecisões passiveis de induzir erros aos alunos. Assunto já muito debatido
aqui nesta lista.
Uma
das várias publicações feitas no mês de Maio, remete-nos para a provas de
aferição, “ prova de aferição a
Matemática foi ridiculamente fácil”. A primeira impressão do presidente da
Sociedade Portuguesa de Matemática ao olhar para a prova de aferição do 6.º ano
à disciplina foi a de classificar o "teste de uma simplicidade infantil,
com muito pouco a ver com a Matemática”. Embora a opinião da SPM seja esta, um
dos usuários teve a seguinte opinião, “se pelos resultados obtidos se vier a confirmar a
análise do presidente da SPM eu fico muito satisfeita. Não trabalho com alunos
destes níveis de ensino, mas não considerei as provas nada fáceis”. Mais tarde segundo outras puplicações deu
para constactar que a SPM talvez tivesse razão, porque segundo os resultados, a
percentagem de negativas no 6ºano caiu para menos de metade. De certa forma,
são resultados bons, mas também se pode dizer, ou segundo os comentários, que
estas provas não são muito fiáveis.
Relativamente
aos exames do 9º ano, a opinião é a mesma que no caso anterior, “prova do 9.º
ano a mais fácil de sempre”, muitos são os usuários com a mesma opinião. O
Facto dos exames serem fáceis, faz com que aparentemente os alunos tenham
excelentes notas, o que na realidade não corresponde. “Está "tudo bem" até chegarem ao 1.º ano da universidade e ser
o "descalabro" porque não adquiriram competências, não sabem
investigar, não aprenderam a estudar sozinhos"
Os professores estão
descontentes, não só com os exames mas com tudo, segundo um associado, “As
escolas estão mal, os professores estão mal, o ensino está mal, a avaliação de
professores está mal, a avaliação que os professores fazem dos seus alunos está
mal, ... todos se devem lembrar de quem
com este discurso atirou os professores para a "lama" pública, e
desta forma conseguiu poupar uns milhões!!!!”
“DREN não quer
professores que dão notas "distantes da média"”, de acordo com um
relato Margarida Moreira, pediu aos conselhos executivos das escolas para terem
atenção na escolha dos docentes que vão corrigir os exames, e disse que “talvez
fosse útil excluir de correctores aqueles professores que têm repetidamente
classificações muito distantes da média.” Os “alunos têm direito a ter sucesso”
e o que“honra o trabalho do professor é o sucesso dos alunos”. Esta publicação,
fez com que voltasse um pouco a discussão a esta lista, embora de uma forma
muito moderada.
O principal
assunto do mês de Junho/Julho terá sido a eleicção do professor Jaime Carvalho
e Silva, para secretário-geral da ICMI. Muitas pupblicações a título de
parabeniza-lo e também crítica à comunicção social, pois esta só dê
“cobertura a alguns ilustres académicos que se fartam de escrever livros”.
Umas das publicações
que destacarei agora, foi dada pelo associado João Batista Nascimento, “ Para
evitar cola, escola na Austrália libera internet e iPod em provas”, não foi
alvo de respostas, mas deixo a minha opinião, como serão essas provas?.
A notícia que
destaco relativamente ao mês de Setembro
é a seguinte, “Com tantos professores dempregados”, uma notícia do Jornal
de Notícias diz que que no mundo, faltam 18 milhões de professores primários, a
escassez é particularmente grave em África, onde são precisos mais 3,8 milhões
de docentes, sendo a situação portuguesa completamente oposta.
As mensagens vão
variando, como também os assuntos, mas a interação dos associados é cada vez
menor. Só em Fevereiro, do ano seguinte, é que a discussão voltou, com o tema teste intermédio do 9 º ano, pois as
questões não foram formuladas, ou os critérios de correcção, tudo isto provocou alguma troca de informação
relativamente à solução do problema/correcção. Por outro lado, outra publicação
foi alvo de discussão, trata-se de um artigo feito por Clara Ferreira Alves,
que retratou o estado do pais da forma que achou mais coerente, o que não
agradou a todos. Os usuários trocaram as suas ideias e ficaram por ai.
Embora estajamos
na lista do ensino básico, o assunto quais a máquinas possiveis para o exame
foi bastante discutido. Devido à pontecialidade da máquina TI-Nspire, que
possui dois teclados, criou-se a dúvida de qual o teclado levar, e das
implicações de levar os dois. Assuntos como resultados de exames nacionais do
9ºano, partilhas de video sobre a educação, foram alguns dos tópicos
puplicados, no mês de Junho e Julho, no entanto, não existiu grnade interacção.
Outubro, o mês
em que a Senhora Ministra teve bastante atenção nesta lista. Devido a uma
publicação de um video, por parte de um usário, que continha o discurso da Ministra,
este além de muito análisado também foi discutido entre os associados.
Discussão esta que já não existia à algum tempo.
As mensagens
continuam, mesmo sendo raras, e sem grande teor de discussão.
Foram publicados, vários tópicos
relacionados com a dificuldades das provas, olímpiadas, saudações aos bons
resultados por parte dos alunos, feitas pelos professores. Publicações
relacionadas com os resultados do PISA, com anúncios feitos pelo Sócrates das novas
medias para reforçar o estudo de matemática, entre outros...
Nesta
parte do trabalho, vou dar um pouco mais de mim, isto é um pouco da minha
opinião em relação a alguns tópicos, embora já o tenha feito anteriomente, mas
não desta forma. Escolhi dois, e não mais para o trabalho não ficar muito
extenso.
"Aprender e Inovar com TIC", entre tantas
mensagens presentes, este poste foi um dos que me suscitou algum interesse,
tema este já abordado por mim num trabalho de outra disciplina. É importante
perceber a dimensão das novas tecnologias, neste momento e futuramente estas vão
dominar o mundo, e como tal é necessário que estejamos preparados/motivados
para trabalhar com elas. Deste modo é fundamental promover estas iniciativas,
promover a elaboração de projectos para que os docentes sejam “alertados/influenciados”
a trabalhar com elas, para que percebam a valor destes no futuro. Muitos
docentes têm bastante receio de utilizar as tic, ou porque não tem informação
ou simplesmente porque “morreram para a vida” e acham as tecnologias só vieram
para atrapalhar.
As tecnologias
de informação e comunicação, são uma mais-valia para a aprendizagem, estas
melhoraram a relação professor aluno e mais, quando estas são implementadas da
melhor forma estimularam a aprendizagem, pois promovem um conhecimento mais
abrangente, e não tão limitado como aquele que é dado nos livros, o que
garantidamente, e repito da melhor forma, levará os alunos mais tarde a atingir
o sucesso.
“Governo realça progresso no ensino da Matemática”
Uma das causas
para o insucesso escolar na disciplina de matemática parte da ideia que as
pessoas tem relativamente a esta. O
pensamento negativo, a falta de confiança, são factores que levam ao fiasco
nesta matéria. Hoje em dia quando se fala em matemática, as únicas palavras que
vem ao de cima são simplesmente o horror, um aluno, uma criança antes de entrar
para o primeiro ciclo do ensino básico já possui uma ideia negativa sobre a
matemática, desde cedo ouvem falar, pelos pais ou pelo resto da família que
fazer contas é a coisa difícil que existe, obviamente que este facto leva a
criança a construir um raciocínio negativo mesmo antes de lidar com ela, faz
com que a desmotive para aprender, provocando a desistência de aprendizagem
neste contexto.
É necessário uma
mudança de paradigma, provocar uma mudança de mentalidade, impor às crianças
logo desde o início que a matemática é muito divertida, que é fascinante. É
importante promover este tipo de iniciativas como as olimpíadas, eventos
matemáticos, para que diversifique esta ciência, que torne a matemática um
desposto intelectual. Deste modo aprendizagem será encarada de outra forma, de
uma forma positiva, no entanto e tal como a Ministra afirmou “o deixa andar é, precisamente aquilo que nós
não queremos que aconteça no ensino. É preciso que os estudantes e os pais
compreendam que é preciso estudo, esforço, persistência e exigência.”
Uma vez que o
obtivo deste trabalho era entender a dinâmica das litas, achei que a análise
destas foi suficiente para perceber o modo como elas funcionam. De uma forma
simples e sintética, poderei dizer que que trata-se de um fórum privado, que
serve para as pessoas se juntarem e trocarem ideias. Dependendo do objectivo de
cada lista, cabe ao moderador a selecção dos associados, neste caso as listas
de Tec-Mat, estaram mais direccionadas para professores, alunos (em
licenciatura, como nós) e profissionais que se interessem pelo ensino, mas isto
não quer dizer que outros não possam estar presentes nas listas. O meio de
interacção por parte dos associados é feito através de troca de mensagens,
sendo estas visíveis a todos, isto é, esta mensagem será enviada para um
“servidor”, que posteriormente será aceite ou não pelo moderador, se sim esta
fica vísivel para todos.
Nesta lista, e
por ter escolhido o Ensino Básico é vísivel uma predominancia de ideias, é
notório alguma insatisfação por parte dos profissionais que estão a exercer.
Todos os dias, estes deparam-se com novas regras, que muitas das vezes vão
totalmente contra os principios de cada um, no entanto tem que se adaptar, não
há grande coisa a fazer. Talvez uma das finalidades das listas, seja como um
“diário de cada um” isto é, é aqui que podem dizer o que não gostam (para um
grupo restrito), onde vão encontrar de certeza outros que também não gostam, e
talvez seja aqui, ou a partir daqui que se construam movimentos, novas ideias
que poderam ser um dia uma regra para todos. É claro que não pode ser só um
local para desabafos, mas também para felicitar, para dizer o que está bem.
Estas listas tem
as suas vantagens e suas desvantagens, é verdade que isto pode ser um diário de
cada um, mas também tal como diz o nome, é um sitio onde ficam coisas escritas,
e que não se apagam assim tão facilmente, ao contrario de outros fóruns/redes
sociais onde é possivel a interação de pessoas.
Em suma, posso
dizer que trabalho foi útil para perceber a dinamica das listas, embora já
estivesse um pouco dentro do assunto. Para além de ter facebook, estou dentro
de um novo projecto, a criação do fórum de uma disciplina do mestrado, e por
ser a moderadora, confesso que é um papel muito complicado, como ainda está no
incio não existe muita iteração, mas agora aprendi, o papel do moderador é
crucial, para manter a chama viva, mas o dos associado não é menos.
mat_no_basico : Matemática no Ensino Básico [Consult. 1-14 março de 2011 ] http://br.groups.yahoo.com/group/mat_no_basico/