MOODLE
é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem executado num ambiente virtual.
A expressão designa ainda o "Learning Manademente System" (Sistema de gestão de aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através da Internet ou de rede local. Em língua inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.

   Utilizado principalmente num contexto de e-leraning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registados, em 175 países.

  O Moodle é uma plataforma de e-Learning de código aberto (open-source) para gestão da formação e de conteúdos formativos. É uma plataforma modular a que podem ser adicionados novos blocos e funcionalidades desenvolvidas pela comunidade 'open-source' ou por terceiros.

       Com a plataforma Moodle é possível:

       Criar cursos ou disciplinas com variados conteúdos formativos e actividades;

       Criar formandos e organizá-los em grupos;

       Criar fóruns de discussão;

       Definir tutores e professores para monitorar os cursos criados;

       Monitorar os acessos dos utilizadores à plataforma e às diferentes actividades;

       Registar as notas e o desempenho dos formandos.

 

A plataforma Moodle considera essencialmente três tipos de utilizadores: os professores ou tutores, os alunos e os administradores.

Os professores ou tutores podem fazer qualquer coisa dentro de uma disciplina, incluindo alteração das actividades e avaliação dos alunos.

Podem aceder aos conteúdos dos cursos em que se encontram inscritos. Podem escrever em alguns fóruns e responder a actividades solicitadas durante o curso.

Além das funcionalidade disponíveis a alunos e a professores, os administradores podem executar todo o trabalho de administração da plataforma, nomeadamente, alterar o aspecto do site, inscrever diferentes tipos de utilizadores, definir as suas permissões, etc.


Os utilizadores da plataforma Moodle possuem essencialmente três formas de acesso aos conteúdos, sendo que para cada um dos cursos é possível configurar um dos seguintes tipos de acesso:


   acesso livre para qualquer visitante que aceda à plataforma;

   apenas para utilizadores que possuam o código de acesso para esse curso;

   para os utilizadores que se identifiquem correctamente através de um nome de utilizador e uma palavra-passe.


Podem também ser definidas várias formas de registo (autenticação) dos utilizadores e da sua inscrição nos cursos, de que se podem destacar:

  Processo manual realizado pelo administrador ou através da leitura de dados de login de um ficheiro.

  Processo automático realizado pelo próprio visitante da plataforma Moodle;.

  A autenticação dum utilizador (nome e password) pode também ser feita automaticamente duma tabela duma base de dados externa. Podem depois ser copiados para a base de dados da plataforma.

 

Endereços de algumas plataformas Moodle utilizadas em Portugal:





Moodle al hilbert.mat.uc.pt     (plataforma utilizada na nossa disciplina para publicação de alguns dos trabalhos realizados)

Moodle do Mocho/Softciências

Moodle da ERTE/PTE

Moodle.PT

Moodle.org
                        

Moodle da APM

    



Voltar ao Início                                                              
Voltar Lista de Actividades