O que são softwares de Geometria Dinâmica?         

São softwares que permitem a construção de entes geométricos a partir das propriedades que os definem. Permitem que o usuário movimente os objectos construídos, de modo que as propriedades utilizadas na construção se mantenham. Basicamente permitem a construção de objectos geométricos no computador, que no papel seriam feitos com régua e compasso. Nestes softwares, a régua são as rectas, e o compasso são as circunferências.

Um software de Geometria Dinâmica permite a construção e o movimento dos objectos construídos, de modo que as propriedades usadas na construção se preservam. Ou seja, para identificar as propriedades de determinada figura ou construção, basta identificar as características, relações ou elementos que não variam.

CINDERELLA      

O Cinderella é um software de geometria dinâmica desenvolvido por Jürgen Richter-Gebert & Ulrich Kortenkamp comercializado por Sun Microsystems, Inc.

O Cinderella é um software de geometria dinâmica que permite a construção e manipulação de formas planas em geral, de cônicas e de fractais. Além da geometria Euclidiana, o software permite o trabalho com as geometrias hiperbólica e esférica

A aparência das construções geométricas, como cor, espessura, transparência, entre outras, podem ser editadas com facilidade, de forma que o utilizador pode configurar o seu trabalho de acordo com sua preferência.

 

As construções realizadas no Cinderella podem ser exportadas imediatamente para uma página Web interactiva ou ainda exportadas em formato PDF, JPEG e PNG.


EXERCÍCIOS


Exercício 1: Construção do circuncentro de um triângulo

Instruções:

Movimente os pontos A, B e C, e verifique que o centro da circunferência, circunscrita ao triângulo ABC, é o ponto de intersecção das mediatrizes dos lados do triângulo.


Exemplo1.cdy Por favor habilite Java para uma constru��o interativa (com Cinderella).


Created with Cinderella


Exercício 2: Construção de um lugar geométrico.

A recta que passa por C e D é o lugar geométrico gerado pelo ponto D quando o ponto B percorre a circunferência de centro em A.



Exemplo2.cdy Por favor habilite Java para uma constru��o interativa (com Cinderella).


Created with Cinderella


Exercício 3: Construção de lugares geométricos.


Exemplo3.cdy Por favor habilite Java para uma constru��o interativa (com Cinderella).


Created with Cinderella


Exercício 4: Exemplo de um espirógrafo.

A construção dinâmica mostra uma espirógrafo (um círculo rolante dentro de outro), com um período de dois. Vemos dois spirographs com períodos de três. O primeiro tem um raio de 1/3, o segundo tem um raio de 2/3. A curva que toca o círculo maior em três pontos é a mesma em ambos os espirógrafos, e é chamado de hipociclóide. O centro do círculo menor traça um círculo em ambos os espirógrafos.

Clicar para ver a construção.


Exercício 5: Recta tangente a uma circunferência.

Esta apliqueta permite ver como a tangente a uma circunferência num ponto é a posição limite das secantes que passam pelo ponto de tangência quando o outro ponto se aproxima do ponto de tangência.


Exemplo5.cdy Por favor habilite Java para uma constru��o interativa (com Cinderella).


Created with Cinderella

Exemplos com o Cinderella discutidos na aula:


Exemplo 1- Construção da tangente a uma circunferência utilizando apenas algumas ferramentas.

Clicar para ver a construção.

Exemplo 2- Construção de três circunferências tangentes, sabendo que existe uma circunferência que passa pelos 3 pontos de tangência e é perpendicular às 3 circunferências no ponto de tangência.

Quaisquer 3 pontos podem ser centros de 3 círculos mutuamente tangentes (círculos a laranja)


TresCircunferenciasTangentes.cdy Por favor habilite Java para uma constru��o interativa (com Cinderella).


Created with Cinderella

Exemplo 3- Construção de quatro circunferências tangentes, sabendo que existe uma circunferência que passa pelos 4 pontos de tangencia.

Clicar para ver a construção.


Exercícios interactivos com o Cinderella feitos na aula


1- Determinação do ponto médio de um segmento. (clicar para ver o exercício)

2- Divisão de um segmento em três partes iguais. (clicar para ver o exercício)




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