Trabalhos Realizados em aula
No decurso das aulas, durante o 2º semestre
da disciplina de Meios computacionais no Ensino, 1º ano de
Mestrado em Ensino, foram efetuados diversos trabalhos em aula.
Nesta plataforma, encontramos algumas tarefas que fazem parte do
início de abertura da página pessoal com o SeaMonkey, bem como a
continuação e reestruturação da mesma ao longo do 2º semestre do
ano 2013/2014.
Trabalhos efetuados em sala de aula, e para uma melhor
utilização do processo de inserção na página da web, são
registados nesta plataforma.
Ao longo do 2º semestre foram explorados plataformas e diversos
Softwares, como ferramentas para construção e aprendizagem em
páginas da web. Tendo como base de utilização trabalhos
matemáticos.
De uma forma sequencial e sumariada, a
plataforma regista algumas atividades e trabalhos realizados,
tendo como aplicação alguns softwares e páginas, explorados
durante a aula.
- Aplicação do Software Geo
gebra
Diversos
exercícios foram efetuados explorando as potencialidades do
Software de Geometria Dinâmica.
-Triângulos e ângulos, determinando as áreas e recorrência à escrita
em Látex das fórmulas (fórmula de Herão).
- Simetrias de rotação e de reflexões.
- Jogo das rotações.
- utilização das potencialidades do Geo gebra, Régua e compasso.
- Função seno e função tangente.
- Problemas de geometria com ângulos e bissetrizes, e suas
propriedades.
- Demonstrações e ilustração de Teorema de Pitágoras, Teorema de
Tales.
- Geometria euclidiana.
-Uso de CAS e gráficos em Geogebra.
Acesso aos trabalhos efetuados usando o software de Geometria
Dinâmica, Geogebra - Exercícios
- Construção básica de
páginas internet usando o SeaMonkey, e a
Construção de um blogue.
A construção básica das páginas de internet, numa linguagem HTML.
A oportunidade de perceber e fazer como interagir com linguagem
informática, a ligação publica. O processamento deste correio
eletrônico, as suas funcionalidades, a disciplina de Meios
Computacionais permitiu, de uma forma simples e funcional dar
resposta a questões como, Como determinada página foi
construída?
Uma das curiosidades na informática ao que foi também feito na
aulas, é a construção do bloque de cada aluno.
Blogue
1. Atividade: Inserir imagem formato
jpg, na plataforma internet.
2. Atividade: Construção de uma
tabela na plataforma, com recorrência às propriedades e
caraterísticas que a plataforma oferece bem como a
aplicação em LaTex, para preenchimento de célula.
-
Itens
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Observação
&Temas
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Comentário
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$$\frac{1+x}{1+x^2}$$
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usando
La Tex
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extruturado
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Fooplot.com
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gráficos
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útil
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- Inserção na plataforma de
um ficheiro Word em HTML
Atividade: Aplicação na plataforma de uma conversão de um
ficheiro em Word em HTML, recorrendo á resolução de um item do
exame 12ºAno de Matemática A. As fórmulas com conversão em
LaTex, e exemplo do uso de Math Jax.
Nota: aplicação que posteriormente deu origem a um dos trabalhos
obrigatórios, pela aplicação de fórmulas usando o MathJax e os
gráficos usando o Foo Plot..
Apresentação do exercício das provas escritas de
Matemática A-2012
Apresentação do
exercicio da Versão I
Grupo I-questão n.º4
Resolução:
Analisando o problema e os dados fornecidos á que ter
em atenção no seguinte:
-
A sucessão (Xn), só pode ter valores entre
]-1,1[
-
segundo Heine (existência de limite com base em
sucessões )
-
a sucessão (Xn),
valores de x, (abcissas)
- $f (Xn), valores de y, (imagens)
Questionando as opções dadas:
(D) -6
- Se (Xn), toma valores entre ]-1,1[, é dito
que $lim{\left(x_n\right)=1}$, não existem elementos na
vizinhança de x=3, não faz sentido que
$limf{\left(x_n\right)=-6}$, a imagem de 3.
Logo a opção, (D) -6, está incorreta.
(C) -5
- Se $\lim(f{\left(x_n\right))=-5}$, significa que, a partir de
um certo ponto, o valor de x, poderíamos encontrar a maioria dos
elementos da sucessão muito próximos de x=-1 e daí teríamos lim
(Xn)= -1, o que não é verdade segundo os dados.
Logo a opção, (D) -5, está incorreta.
(B) -4
- Dizer lim f(X$_{n}$) é dizer o que acontece (para onde
se aproxima) ao y, quando ($X_n$) tende para 1.
O que importa então, é para onde vão as imagens dos valores de
($X_n$) na vizinhança do ponto 1 e não exactamente no ponto 1.
Visualizando o gráfico percebe-se que nunca terá tendência para -4,
quando x "se aproxima" do 1 .
A imagem de \f{\left(1\right)=-4}$, aparece como ponto de
descontinuidade da linha que o gráfico descreve.
Logo a opção (B) -4, também não está correta.
(A) $-\infty$
- Finalmente, se imaginar o cursor a percorrer fazendo o x, ir
em direção ao 1 (com valores inferiores, pois só pode tomar
valores entre -1 e 1), percebe-se que os valores de y vão
crescendo indefinidamente (segundo os dados á uma assimptota) e
vão tender para \infty.
Por isto, (A) +$\infty{}$, é a resposta correta.
- Inserção de Videos na
plataforma html
Ter conhecimento das mais diversas formas de completar, organizar e
inserir na plataforma, vídeos retirados diretamente do you-tube.
exemplo: A História da Matemática
- Iniciação ao uso do
Moodle
Atividade: Uso da ferramenta Moodle.
http:hilbert.mat.uc.pt/Moodle/
Moodle
A utilização desta ferramenta, passou pela inscrição da mesma,
análise e exploração das potencialidades que oferece. A criação
das páginas utilizando o Moodle, em qualquer das áreas de ensino,
é gratificante para partilha de conhecimento dos intervenientes
que a utilizam.
Nesta interação com a página Moodle, levou á criação de uma
página, com objectivo de partilha de conhecimentos de matemática.
"Aprendizagem baseada em projetos", https://mooc.educalab.es .
Atividade: colocação de apliquetas.
A aplicação de apliquetas do Geo gebra numa página web, via Geo
gebra tube, permite uma interação do visitante da página web. A
apliqueta com o respetivo desenho permite ao visitante da página
web, ter uma visualização e interação com o mesmo sem ter que baixar
o software para o fazer.
Mais uma aplicação deste software, programa gratuito, é um
software de construção e exploração dos poliedros, onde se pode
visualizar sólidos e planificá-los, permitindo também o seu
movimento. Como exemplo temos o 4º trabalho (na plataforma de
Atividades Trabalhos) obrigatório, que podemos explorar um
Sólido Arquimediano.
Mais uma aplicação útil á Modelagem
Matemática, Modellus é dinâmico e interativo, conta com o
recurso da manipulação direta, como modo de compreender um
determinado problema, este software permite utilizar modelos
matemáticos desenvolvidos a partir de funções, derivadas,
equações diferenciais, etc. a experimentação, a representação
gráfica bem como a manipulação direta dos dados em estudo, na
obtenção dos modelos matemáticos. A utilização do Software
permite com que o professor viabiliza nos estudantes uma
determinada autonomia, despertando interesses, que talvez não
fossem estudados em outro ambiente.
A construção de significados para os conceitos matemáticos com
que se defrontam nas aulas de matemática, contribui na
aprendizagem do uso das novas tecnologias, permitindo que sejam
retirados problemas com cálculos tediosos para o desenvolvimento
e análise de um dado modelo matemático.
Observação:
A utilização de softwares como ferramenta,
torna-se útil para professores de matemática. Durante o
semestre nas aulas de Meios Computacionais no Ensino, tivemos
oportunidade de trabalhar com alguns desse softwares,
explorando as suas potencialidades como ferramenta de apoio ás
aulas de matemática.
Existem mais softwares, as vantagens da sua utilização
permitem uma melhor compreensão do aluno, a visualização,
interação com estas ferramentas pode evitar cálculos,
construção de gráficos e desenhos muito extensos, tornando as
aulas de matemática mais dinâmicas e interessantes. As
tecnologias são ferramentas de incentivo educativo para os
professores e alunos.
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