Trabalhos Realizados em aula      


No decurso das aulas, durante o 2º semestre da disciplina de Meios computacionais no Ensino, 1º ano de Mestrado em Ensino, foram efetuados diversos trabalhos em aula.
Nesta plataforma, encontramos algumas tarefas que fazem parte do início de abertura da página pessoal com o SeaMonkey, bem como a continuação e reestruturação da mesma ao longo do 2º semestre do ano 2013/2014.
Trabalhos efetuados em sala de aula, e para uma melhor utilização do processo de inserção na página da web, são registados nesta plataforma.
Ao longo do 2º semestre foram explorados plataformas e diversos Softwares, como ferramentas para construção e aprendizagem em páginas da web. Tendo como base de utilização trabalhos matemáticos. 

De uma forma sequencial e sumariada, a plataforma regista algumas atividades e trabalhos realizados, tendo como aplicação alguns softwares e páginas, explorados durante a aula. 



Diversos exercícios foram efetuados explorando as potencialidades do Software de Geometria Dinâmica.

-Triângulos e ângulos, determinando as áreas e recorrência à escrita em Látex das fórmulas (fórmula de Herão).
- Simetrias de rotação e de reflexões.
- Jogo das rotações.
- utilização das potencialidades do Geo gebra, Régua e compasso.
- Função seno e função tangente.
- Problemas de geometria com ângulos e bissetrizes, e suas propriedades.
- Demonstrações e ilustração de Teorema de Pitágoras, Teorema de Tales.
- Geometria euclidiana.
-Uso de CAS e gráficos em Geogebra.
 
Acesso aos trabalhos efetuados usando o software de Geometria Dinâmica, Geogebra -  Exercícios


A construção básica das páginas de internet, numa linguagem HTML. A oportunidade de perceber e fazer como interagir com linguagem informática, a ligação publica. O processamento deste correio eletrônico, as suas funcionalidades, a disciplina de Meios Computacionais permitiu, de uma forma simples e funcional dar resposta a questões como, Como determinada página foi construída?  

Uma das curiosidades na informática ao que foi também feito na aulas, é a construção do bloque de cada aluno.
Blogue

1.  Atividade: Inserir imagem formato jpg, na plataforma internet.


mat

  2. Atividade: Construção de uma tabela na plataforma, com recorrência às propriedades e caraterísticas que a plataforma oferece bem como a aplicação  em LaTex, para preenchimento de célula.


          


    

Atividade: Aplicação na plataforma de uma conversão de um ficheiro em Word em HTML, recorrendo á resolução de um item do exame 12ºAno de Matemática A. As fórmulas com conversão em LaTex, e exemplo do uso de Math Jax.  

Nota: aplicação que posteriormente deu origem a um dos trabalhos obrigatórios, pela aplicação de fórmulas usando o MathJax e os gráficos usando o Foo Plot..

Apresentação do exercício das provas escritas de Matemática A-2012

Prova 635/2.ª fase, Versão I

Apresentação do exercicio  da Versão I
Grupo I-questão n.º4

Figura 1


Resolução:

Analisando o problema e os dados fornecidos á que ter em atenção no seguinte:
Questionando as opções dadas:

(D) -6 
Logo a opção, (D) -6, está incorreta.

(C) -5 
Logo a opção, (D) -5, está incorreta.

 (B) -4
O que importa então, é para onde vão as imagens dos valores de ($X_n$) na vizinhança do ponto 1 e não exactamente no ponto 1.
Visualizando o gráfico percebe-se que nunca terá tendência para -4, quando x "se aproxima" do 1          .
A imagem de \f{\left(1\right)=-4}$, aparece como ponto de descontinuidade da linha que o gráfico descreve.
Logo a opção (B) -4, também não está correta.




(A)  $-\infty$
  Por isto, (A) +$\infty{}$, é a resposta correta. 

Ter conhecimento das mais diversas formas de completar, organizar e inserir na plataforma, vídeos retirados diretamente do you-tube.
exemplo: A História da Matemática


Atividade: Uso da ferramenta Moodle.

http:hilbert.mat.uc.pt/Moodle/  
Moodle

A utilização desta ferramenta, passou pela inscrição da mesma, análise e exploração das potencialidades que oferece. A criação das páginas utilizando o Moodle, em qualquer das áreas de ensino, é gratificante para partilha de conhecimento dos intervenientes que a utilizam.
Nesta interação com a página Moodle, levou á criação de uma página, com objectivo de partilha de conhecimentos de matemática. "Aprendizagem baseada em projetos", https://mooc.educalab.es .  

Atividade: colocação de apliquetas.

A aplicação de apliquetas do Geo gebra numa página web, via Geo gebra tube, permite uma interação do visitante da página web. A apliqueta com o respetivo desenho permite ao visitante da página web, ter uma visualização e interação com o mesmo sem ter que baixar o software para o fazer.

 Mais uma aplicação deste software, programa gratuito, é um software de construção e exploração dos poliedros, onde se pode visualizar sólidos e planificá-los, permitindo também o seu movimento. Como exemplo temos o 4º trabalho (na plataforma de Atividades Trabalhos)  obrigatório, que podemos explorar um Sólido Arquimediano.  


Mais uma aplicação útil á Modelagem Matemática, Modellus é dinâmico e interativo, conta com o recurso da manipulação direta, como modo de compreender um determinado problema, este software permite utilizar modelos matemáticos desenvolvidos a partir de funções, derivadas, equações diferenciais, etc. a experimentação, a representação gráfica bem como a manipulação direta dos dados em estudo, na obtenção dos modelos matemáticos.  A utilização do Software permite com que o professor viabiliza nos estudantes uma determinada autonomia, despertando interesses, que talvez não fossem estudados em outro ambiente.
A construção de significados para os conceitos matemáticos com que se defrontam nas aulas de matemática, contribui na aprendizagem do uso das novas tecnologias, permitindo que sejam retirados problemas com cálculos tediosos para o desenvolvimento e análise de um dado modelo matemático.


Observação:

A utilização de softwares como ferramenta, torna-se útil para professores de matemática. Durante o semestre nas aulas de Meios Computacionais no Ensino, tivemos oportunidade de trabalhar com alguns desse softwares, explorando as suas potencialidades como ferramenta de apoio ás aulas de matemática.
Existem mais softwares, as vantagens da sua utilização permitem uma melhor compreensão do aluno, a visualização, interação com estas ferramentas pode evitar cálculos, construção de gráficos e desenhos muito extensos, tornando as aulas de matemática mais dinâmicas e interessantes. As tecnologias são ferramentas de incentivo educativo para os professores e alunos.
    

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