TRAJETÓRIA
ACADÊMICA
Primogênito de uma família
de dois filhos. Nasci no dia 22 de Dezembro de 1991 ás 07h15min da
manhã, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais (MG) no Hospital
e Maternidade Assistência Médica Hospitalar.
Filho de Wander Luiz Lima e Maiby Regina Corrêa
Oliveira Lima fui criado e educado na cidade de Contagem-MG,
região metropolitana de Belo Horizonte. Meu pai bancário e minha
mãe “do lar” sempre se preocuparam com o que se diz respeito à
educação, honestidade, simplicidade e fé, valores estes que eles
acreditam que todo ser humano precisa ter. Ao completar um ano
dois meses e dezenove dias, minha irmã Meiby Jeanine Martins Lima
nasceu. Aos seis anos comecei a estudar na Escola Municipal José
Lucas Filho, na qual se localizava a aproximadamente um quilometro
da minha casa. Tendo começado e terminado meu ensino fundamental
nesta mesma escola fui eleito aluno destaque em diversas áreas por
alguns anos. Sempre gostei de estudar e ajudar meus colegas de
turma sobre dúvidas que eles tinham da matéria “exposta” pelo
professor.
Aos 15 anos ingresso em uma das mais
concorridas escolas de Ensino Médio de caráter público de
Contagem, a Fundação de Ensino de Contagem - Campus Hibisco
(FUNEC/Hibisco), a qual estudei por dois anos. Em seguida, minha
família, mudou-se para Ribeirão das Neves, também região
metropolitana de Belo Horizonte, sendo assim, troco de escola e
concluo meu Ensino Médio na Escola Estadual Cidade dos Meninos,
localizada a quatro quilômetros da atual morada do meu pai.
Percebo que a vontade de ser professor sempre
prevaleceu nos meus pensamentos e nas minhas atitudes desde muito
cedo, perpassando pelo ensino fundamental, médio e nos dias de
hoje. Mas, como é uma profissão vista muitas vezes pela sociedade
como desvalorizada e desafiante, principalmente por querer ensinar
Matemática, a dúvida de qual curso universitário veio à tona.
Em virtude da dúvida, lá fui prestar vestibular
para Ciências Contábeis. Fui à primeira semana de aula, mas logo
no início senti uma sensação desconfortável de estar em um
ambiente e estudando assuntos que de fato não me interessavam, foi
este sentimento de desconforto de não estar na profissão certa,
que produziu em mim uma sensação de desajustamento profissional.
Após alguns meses, numa mostra de profissões da
Universidade Federal de Belo Horizonte (UFMG) que redescobri que
meu sonho e meu futuro eram mesmo ser professor de Matemática.
Neste mesmo ano, ingresso na Faculdade Particular Pedro II, no
curso de Matemática/licenciatura em Belo Horizonte. Cursei dois
períodos onde me apaixonei pelo curso, mas algo ainda parecia não
estar encaixado. A Faculdade me ensinava conteúdos específicos da
Matemática (Pura, Aplicada, Estatística), mas e a Educação
Matemática?
Sendo assim, em 2014 prestei o Exame Nacional
de Ensino Médio (ENEM) para conseguir estudar numa instituição
federal de qualidade na tentativa de suprir essas minhas
indagações. Em 2015, entrei na Faculdade Ciências Integradas do
Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (FACIP/UFU), hoje
denominado de Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal
(ICENP/UFU). Na busca pelo meu sonho, deixei minha família em Belo
Horizonte, pedi demissão na referida escola que lecionei durante
oito meses e vim para Ituiutaba, Minas Gerais. Fui bolsista do
Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) /
Subprojeto Matemática, no período de Junho/2015 à Agosto/2016.
Este projeto é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a
valorização da formação de professores para a educação básica. O
programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de
projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de
Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica
da rede pública de ensino. Os projetos promovem a inserção dos
estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua
formação acadêmica para que desenvolvam atividades
didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura
e de um professor da escola.
Além disso, fui ex-bolsista do Programa de
Educação Tutorial (PET) Matemática Pontal (Setembro/2016 à
Julho/2018) cujo propósito geral é o é desenvolvido por grupos de
estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de
formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino
Superior do Brasil orientados pelo princípio da indissociabilidade
entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.
Vale destacar que no período destes dois
projetos, de janeiro de 2016 a dezembro de 2016, integrei no
Centro Acadêmico da Matemática (CAMAT) da Faculdade de Ciências
Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia
(Facip/UFU) exercendo o cargo de Coordenador Geral do CAMAT e
atuando em projetos de representação discente e extensão
universitária, tais como o planejamento e organização da I Semana
das Licenciaturas do Pontal (Semalip), cujo tema central foi a
Docência: a importância da formação e os desafios de ser professor
que tem como principal objetivo o debate a respeito da formação de
professores na Facip/UFU, unidade acadêmica que concentra sete
(sete) cursos de licenciatura.
Atualmente bolsista do Programa de
Licenciaturas Internacionais (PLI) em Portugal pela Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Faculdade
de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC), no
período de Agosto/2018 à Agosto/2019, este programa resultou de
uma iniciativa da CAPES e da Universidade de Coimbra, que visa à
melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de
professores. Hoje sinto imensa gratidão, pois estou realizando o
maior sonho de toda a minha vida: tornar-me um possível educador
matemático.