Arte & Matemática

Alberto Maurício

Dodecaedo (dodecahedron) Romano

dodecahedron

Dodecaedro romano:

É um pequeno objecto oco de bronze ou pedra em forma dodecaedral, com doze faces rectas pentagonais, cada uma com uma abertura circular no meio (de diâmetro variável) que se conecta ao centro vazio. Os dodecaedros romanos datam dos séculos III ou II a.C. Segundo Platão, em referência ao Cubo (Terra), Tetraedro (Fogo), Octaedro (Ar) e o Icosaedro (Água), diz que, o dodecaedro representa o universo. Possui 30 arestas, 20 vértices e 12 faces pentagonais.


ima2
      

d1

História:

Aproximadamente cem destes objetos foram encontrados entre a Inglaterra e a Hungria e ao leste da Itália, sendo a maioria descobertos na Alemanha e na França. Seu tamanho varia de quatro a onze centímetros, variando também em termos de textura.

Sua utilidade:

A função ou o uso do dodecaedro permanece um mistério; nenhuma menção a ele foi encontrada em imagens ou registros de época. Entre as utilidades propostas por estudiosos modernos, especula-se que o objecto pode ter servido como: castiçal; dado; arma de guerra; brinquedo infantil; instrumento de análise; mecanismo para determinar a época das colheitas; mecanismo utilizado para calibrar sistemas de canalização; e apoio de estandartes do exército. Sugeriu-se também que ele pode ter sido uma espécie de artefacto religioso, sendo esta teoria baseada no facto de que a
maioria dos exemplares foi encontrada em sítios arqueológicos galo-romanos. Existe ainda uma suspeita de que foram utilizados na confecção de cordas para navegação etc.


imagem2

Um vídeo ilustrativo





Referências         
  1. Ir para:a b HEIN, Alexandria (10 de junho de 2011). «Finalidade do antigo dodecaedro romando permanece desconhecida» (em inglês). FOX News. Consultado em 22 de junho de 2011

  2. "Small Is Beautiful; Tongeren, Belgium"The New York Times, 9 de maio de 1999

  3. G.M.C. Wagemans. «The Roman Pentagon Dodecahedron An Astronomic Measuring Instrument for Determining the Optimal Sowing Date for Winter Grain»
  4. Martin Henig (1984). Religion in Roman Britain. [S.l.]: Routledge. ISBN 0713460474.