Bem-vindo aos melhores anos da tua vida!
Para tudo o que precisares o Núcleo de Estudantes de Matemática da Associação Académica de Coimbra cá estará para te ajudar. Temos papel ativo na tua integração, conhecimento da cidade, da tradição Coimbrã e no teu percurso académico.
Estamos sempre à distância de uma mensagem ou de uma visita, podes nos contactar pelo Facebook, Instagram, email, contacto direto ou no piso 6, gabinete 6.13.
O objetivo principal de todas as nossas atividades é que te integres e desenvolvas dentro da nossa comunidade estudantil. Tudo o que desejamos é que te divirtas tanto quanto nós e que aproveites cada segundo desta nova jornada e deste novo mundo.
O pelouro de comunicação assegurará, para que não te escape nenhuma oportunidade e mantenhas sempre informado, a divulgação de todas as atividades e eventos do NEMAT/AAC. Trabalhando lado a lado com os outros pelouros, com dedicação e compromisso para tornar o NEMAT/AAC mais dinâmico e eficaz. Acreditando na importância do papel fundamental que a comunicação representa e a importância desta para o teu núcleo, o nosso pelouro mantem a comunicação ativa e constante entre todos os estudantes e docentes sobre as atividades desenvolvidas.
O pelouro de imagem do NEMAT/AAC encarrega-se de captar cada momento inédito nesta que é a tua vida académica. Juntamente com os restantes pelouros, de modo a promover o dinamismo, a eficiência e a unicidade do núcleo, temos todo o prazer em revelar cada pequeno grande pormenor desta aventura. Assim, reconhecemos a importância da imagem como objeto de comunicação e temos todo o gosto em apresentar os nossos objetivos enquanto pelouro pertencente ao Núcleo de Estudantes de Matemática.
O que é que o futuro reserva após a conclusão dos estudos? O mercado de trabalho! Esse de tão vasto que é certamente terás dúvidas! E que mestrados/doutoramentos podem enriquecer? Pois bem, o Pelouro das Saídas Profissionais aliado ao Pelouro da Formação Científica vai ajudar-te nessas e em muitas outras questões. É importante pensares a longo prazo e de certa forma ter contacto com uma realidade que será a tua daqui a uns anos! Assim, comprometemo-nos a tirar as tuas dúvidas, informar das opções que terás após a licenciatura, quer seja a continuação dos estudos num mestrado e, possivelmente, doutoramento, quer seja no mercado de trabalho.
O equilíbrio emocional, físico e mental é essencial para alcançarmos os nossos objetivos de uma maneira saudável. Deste modo, o Pelouro Recreativo Desportivo do NEMAT/AAC tem como principal missão proporcionar bons momentos de desporto e lazer, onde poderás descontrair, desenvolver a prática desportiva, quer individual quer coletica, e, garantidamente, divertires-te muito. Além disso, tenciona também cativar o espírito solidário dos estudantes, prática recorrente do nosso departamento.
Posto isto, comprometemo-nos a tornar o ano letivo 2019/2020 num ano cheio de atividades que promovam o bem-estar de todos nós.
O Pelouro Recreativo-Cultural tem como principal objetivo ajudar na integração dos novos estudantes de matemática e dar a conhecer a cultura e tradição da cidade de Coimbra. Todos os estudantes de matemática vão puder usufruir de diversas atividades de caráter histórico e cultural. Assim, o nosso pelouro tem como objetivo a realização de visitas e atividades pelo património de Coimbra, para que desde modo os estudantes tanto enriqueçam o seu conhecimento cultural mas também se divertam e de certa forma esqueçam da pressão que é ser universitário. Assim comprometemo-nos a realizar vários eventos, como "Conhecer Coimbra" e o "Quiz Matemático", e a zelar pela integração e pelo bem estar de todos os estudantes do DMUC.
Por fim, queremos apelar tanto aos estudantes como aos docentes caso tenham alguma sugestão que se enquadre no nosso objetivo que nos comunique. "Cultura é o que fica depois de se esquecer tudo o que foi aprendido."-André Maurois
O Pelouro de Pedagogia do NEMAT/AAC foi desenvolvido no sentido de dar a conhecer aos alunos os diversos mestrados do Departamento de Matemática, tendo por isso uma atividade fundamental: o (in)ForMA-T, que é composto por diversas palestras.
Pretendemos conceder aos alunos um site com frequências e exames para terem um bom sucesso ao longo do ano.
Sendo o nosso principal objetivo auxiliar os alunos a progredir no percurso académico, esclarecemos todas as suas dúvidas pedagógicas.
Sendo o nosso principal objetivo auxiliar os alunos a progredir no percurso académico, esclarecemos todas as suas dúvidas pedagógicas.
A Matemática é uma aventura. Uma aventura que se passa dentro da nossa cabeça mas que se pode partilhar, exatamente nos mesmos termos, com qualquer outra pessoa no mundo. Uma aventura intelectual já com mais de 25 séculos mas sempre em progresso e expansão.
A Matemática é raciocínio, é jogo, é memória, é charada. Mas é também a linguagem da Natureza, da Física, da Economia. É indispensável para a Engenharia, para a Medicina, para as Finanças, para a Computação. Está por trás do Google e da internet. Pode ser abstrata ao mais alto nível e concreta como as coisas do quotidiano.
Na verdade, uma das coisas que mais espantam quem tente informarse sobre a Matemática é a sua vastidão e a sua diversidade. De uma disciplina com vários capítulos, como aparece no Ensino Básico e no Ensino Secundário, passa-se para uma enorme variedade de áreas diferentes, mas todas unidas pela precisão da linguagem e pelo rigor do pensamento.
Pode-se gostar mais de umas áreas do que de outras. Pode-se ser mais motivado pelas aplicações ou pelo gosto pela coerência lógica e pela beleza dos raciocínios. Todavia, convém não exprimir essas preferências demasiado cedo, sem verdadeiras bases para elas. Primeiro estudar e conhecer e só depois escolher.
A Matemática exige trabalho e estudo mas pode ser muito elegante e até divertida. Às vezes desanima, outras vezes faz-nos óptima companhia. Só é preciso persistir. Sejam bem-vindos à Universidade de Coimbra!
O Departamento de Matemática funciona num dos edifícios universitários mais agradáveis do País. Neste edifício para além de salas de aula e anfiteatros, encontram-se também uma Biblioteca de Matemática, um Centro de Cálculo, salas de estudo, salas de computadores, uma papelaria e uma cafetaria. De entre os anfiteatros destacamos a emblemática Sala 17 de abril, onde há cinquenta anos se inaugurava o novo edifício do Departamento de Matemática e, simultaneamente, se dava um palco ao movimento estudantil que protagonizou a Crise Académica de Coimbra de 1969.
O Centro de Matemática da Universidade de Coimbra, um dos melhores centros portugueses de Matemática, está sediado no nosso edifício. No âmbito deste centro desenvolve-se uma intensa atividade de investigação, num ambiente internacional, sendo organizados regularmente seminários e conferências.
A excelente vivência académica proporcionada pelo Departamento de Matemática, é completada pelo acolhimento que a Universidade de Coimbra oferece aos seus estudantes, em particular a plataforma inforestudante, os serviços de saúde, os restaurantes universitários, as bibliotecas, os inúmeros eventos culturais e as infraestruturas desportivas.
Será bom ter-vos connosco na magnífica aventura que é estudar esta área crucial do conhecimento humano: a Matemática!
Bem-vindos ao Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, a mais antiga escola portuguesa de Matemática. Por aqui já passaram muitos matemáticos de renome e, seguramente, muitos mais passarão.
Esperamos que o vosso percurso no nosso Departamento seja feito com entusiasmo e acompanhado de muitos sucessos. Na licenciatura aguarda-vos uma Matemática moderna e sofisticada, que desenvolverá as vossas capacidades de raciocínio e análise, e vos preparará para enfrentar os múltiplos desafios da sociedade contemporânea.
Após a licenciatura, o DMUC tem ainda uma oferta formativa variada: seis mestrados distintos, que cobrem grandes áreas de desenvolvimento da Matemática, e um curso de doutoramento em Matemática.
Atualmente a Matemática é uma das carreiras com mais saídas profissionais, proporcionando não só oportunidades de emprego de carácter académico, mas também em áreas ligadas à indústria e aos serviços, em que a capacidade de análise e o domínio da algoritmia são fundamentais. Os nossos diplomados, de qualquer um dos três níveis de graduação, licenciatura, mestrado e doutoramento, têm encontrado colocações profissionais nos primeiros meses de procura.
Como forma de facilitar o estudo, o Pelouro da Pedagogia dispõe de uma base de dados com as frequências e exames de anos anteriores.
Esta pode ser consultada neste website.
Chegas ao dia do exame e esqueceste-te da calculadora? Estás a estudar e também não a trouxeste?
O NEMAT/AAC tem a solução para ti. É só passares pela biblioteca do DMUC e requisitar uma. Só não te esqueças de a devolver no fim do dia
A Assembleia Magna (AM) é o órgão deliberativo máximo da Associação Académica de Coimbra. Nela, todos os associados da AAC têm direito a expor as suas opiniões e propostas. As decisões em AM são tomadas apenas pelos associados efetivos da AAC (todos os estudantes da UC) e vinculam todos os outros órgãos abaixo dela, onde se incluem os Núcleos de Estudantes, as Secções Culturais e Desportivas e a Direção-Geral. Para além da obrigatória apresentação, discussão e aprovação pública de todos os orçamentos, planos de atividades e relatórios de contas da Académica, poderão ser discutidos todos os assuntos que qualquer associado da AAC pretenda, bastando, para tal, dirigir-se à Mesa da Assembleia Magna. As AM têm um peso histórico muito grande. Além de serem a única estrutura deliberativa onde todos os estudantes têm exatamente a mesma voz, foram nelas que se desencadearam iniciativas fulcrais: para a Crise Académica de 1969, decretou-se o luto académico e a greve aos exames, no final dos anos 90/início dos anos 2000 iniciou-se a luta anti-propina e, mais recentemente, deu-se a luta contra o regime fundacional. Muitos são também os estudantes que apresentam os seus problemas e opiniões. Já este ano, o estudante Bernardo Lopes, da FLUC, apresentou-se como praticante de desporto adaptado, que pretendia iniciar a formação de uma Secção do referido Desporto, estando esta agora a ser implementada em conjunto com a DG/AAC. Também o estudante Xavier Oliveira, da FDUC, demonstrou o seu descontentamento perante a inacessibilidade do site da Académica, estando o mesmo, agora, a ser completamente reformulado pela DG/AAC.