Iniciação ao Aeromodelismo
O aeromodelismo na sua vertente do voo telecomandado
(rádio-controlo) não tem
pré-requisitos. Necessita de uma visão espacial boa, mas
não necessariamente excepcional, de uma destreza manual boa e
de uma dose essa sim excepcional de bom senso e de sentido de
responsabilidade.
Como começar:
- Leitura de Revistas
- RCM Magazine (USA); Modele Magazine
(França); Modelismo em Noticias (Brasil); AutoModelismo
(Portugal); entre outras.
- Livros
- Learning to Flight - I (RCM Magazine); entre outros.
- Artigos
- FAQ (Respostas às perguntas mais
Habituais); entre outros.
- Apoios
- Clubes ou
modelistas mais experientes.
Estes são os pontos de partida para uma iniciação
bem sucedida ao aeromodelismo. É difícil e em geral
não compensador tentar começar (totalmente) isolado.
Em qualquer dos casos aqui vai um "Manual do Principiante Isolado".
Avião de Iniciação:
- Avião
- Quase pronto a voar ("Almost Ready to Flight");
- Asa Alta;
- Prefil da asa plano-convexo;
- Asa com diedro;
- Trem de aterragem triciclo.
- Avião/Motor
- porte médio
- envergadura entre 1.4m e 1.8m;
- Motor entre 4.5cm3 e 6cm3.
- Motor fiável e barato.
- Telecomando
- transmissor FM 4 canais;
- servos normais.
Além deste material torna-se necessário comprar o
combustível (ver techfuel.html), por exemplo, uma
mistura de 80% de alcool metílico e 20% de óleo de
rícino, um cachimbo, isto é, uma bateria com aplicador
próprio para fornecer a energia à vela necessária
na altura do arranque do motor, além de outro material que
embora não imprescindível tornará a vida muito
mais simples, ver "Introduction to R/C
Aircraft".
Vejamos o porquê destas opções.
- Quase pronto a voar ("Almost Ready to Fly") - todos, ou quase
todos os fabricantes actuais de aeromodelos propôem conjuntos
já montados, ficando para o aeromodelista a tarefa de
colocação do conjunto de telecomando (receptor, bateria,
servos e ligações às superfícies
móveis). A grande vantagem de um avião deste tipo
é que limita os erros de construção que um
principiante pode fazer, um avião mal construído nunca
será um bom avião - "quem torto nasce tarde ou nunca
se endireita". Além disso é muito mais
rápido de construir.
- Feio - não é uma condição
necessária mas, se houver problemas (leia-se desastre)
ninguém fica com muita pena.
- Asa alta com diedro - O diedro (ver "The Explanations of the
Dihedral" é o ângulo que as duas semi-asas
têm entre si. O objecto é ter um avião
estável e com capacidade de auto-recuperação. Um
avião de asa baixa e sem diedro após um comando de
viragem (desestabilização) não retomará
sozinho a posição de equilíbrio, um avião
de asa alta e com diedro tenderá para a posição
de equilíbrio.
- Prefil plano-convexo - é o prefil que dá mais
sustentação para uma dada área alar. Ou seja o avião
necessita de menos velocidade para se manter no ar, a sua velocidade
de perda será menor do que em asas com prefis biconvexos e como
tal dá uma pilotagem mais fácil.
- Trem de aterragem triciclo - Ou seja uma roda no nariz do
avião e duas sob as asas. Este tipo de trem de aterragem facilita
as descolagens e aterragens muito mais do que o trem de aterragem
convencional (duas rodas nas asas e uma roda na cauda do avião).
- Motor de 4cm3 ou 6,5cm3 e envergadura entre
1,2m e 1,8m - são duas classes distintas (ver "Introduction to Model
Engines"); os motores de 4cm3 (0.25ci) e os
motores de 6.5cm3 (0.40ci). O objectivo é comprar
um avião barato para a iniciação. O
avião maior (motor de 6,5cm3) tenderá a
ser mais estável e é mais visível no ar,
além disso os
motores de 6,5cm3 são dos muito usados em
aeromodelismo e como tal poderá ser reaproveitado para um
segundo avião mais facilmente que o motor de 4cm3.
- Telecomando FM de 4 canais - Novamente o objectivo é comprar
barato. Se tem a certeza que está no aeromodelismo para ficar
talvez seja melhor comprar um telecomando (ver "Introduction to Radio Control
Systems") melhor, 6 a 8 canais, programável, PCM,
memorização de modelos, etc. Este último tipo
de telecomando tanto serve para o princípio como permite uma
posterior "progressão na carreira".
- Comprar um livro com indicações ou um simulador de voo -
Nos anúncios das revistas da especialidade encontra-se, em geral,
as indicações necessárias. A revista RCM Modeller publica
una série de livros muito interessante, nomeadamente a série
"Learning to Fly I" e II. O volume I tem tudo o que é
necessário saber para uma iniciação ao aeromodelismo. A
série de artigos que estão na secção
correspondente são também uma boa referência. Os simuladores de voo
também são uma aproximação possível. Novamente
encontra nas revistas da especialidade todas as indicações
necessárias.
- Encontrar um sítio - Os aviões telecomandados tem um
"raio de acção" que está mais dependente das nossas capacidade
visuais do que do alcance dos telecomandos. Um quadrado descampado
com 2Km de lado e com uma pista (leia-se pedaço de chão liso)
rectangular de 100m por 15m é o ideal. Evitar toda a proximidade
de casas, estradas movimentadas e de uma forma geral de
construções e pessoas.
- Aquisição do material - as revistas da especialidade
são talvez o sítio ideal para procurar, lá
encontram-se imensas indicações sobre casas
comerciais. Outra possibilidade são as casas de venda por
correio, novamente procure indicações nas revistas da
especialidade, ou veja as seguintes referências.
Uma última indicação - Tente encontrar um
aeromodelista mais experiente na sua zona.
Pedro Quaresma de Almeida - pedro@mat.uc.pt