Regulamento F3D-I, FPAm

O objectivo desta classe é o de proporcionar a realização de uma prova de corridas bastante simplificada, e com um mínimo de restrições.

  1. Restrições Gerais
    O modelo tem de ser do tipo convencional com asa à frente e enpenagens traseiras. O motor tem de estar parcialmente exposto, não podendo o modelo possuir um capô. O modelo tem de estar equipado com um dispositivo de comando de 4 canais, que de forma independente, comandem o carburador, os ailerons, a profundidade e a deriva.
  2. Fuselagem
    A fuselagem tem de ter a sua secção básica de forma rectangular, com uma altura mínima de 8,5cm, e uma largura mínima de 7cm, medidos na zona de fixação da asa.
  3. Asa
    A asa tem de ter uma corda constante, uma área alar mínima de 32dm2, e uma envergadura mínima de 1,25m.
  4. Trem de Aterragem
    O modelo tem de possuir um trem de aterragem fixo, com duas rodas com um diâmetro mínimo de 5,5cm.
  5. Peso
    O peso mínimo é de 1,5Kg, sem combustível.
  6. Motor
    O motor tem de ser um motor convencional facilmente encontrado no comércio aeromodelístico, e sem modificações. A sua configuração tem de ser de carburador frontal e escape lateral, sem bomba de combustível. A capacidade máxima é de 7cm3 (0.42 cu. in.).
  7. Silenciador
    O silenciador tem de ser o silenciador de origem, isto é, o silenciador normalmente indicado pelo fabricante.
  8. Hélice
    O hélice tem de ser de duas pás, de passo constante e de fibra de nylon.
  9. Pista e Procedimentos de Corrida
    A pista e os procedimentos de corridas são os constantes do regulamento F3D-FAI.
  10. Combustível
    O combustível a usar durante a prova será constítuido por 5% de nitrometano, 75% de metanol, e 20% de óleo, e será fornecido pela entidade organizadora da prova.

Pedro Quaresma de Almeida - pedro@mat.uc.pt