Regulamento F3D-I, FPAm
O objectivo desta classe é o de proporcionar
a realização de uma prova de corridas bastante
simplificada, e com um mínimo de restrições.
- Restrições Gerais
O modelo tem de ser do tipo convencional com asa à frente
e enpenagens traseiras. O motor tem de estar parcialmente
exposto, não podendo o modelo possuir um capô. O modelo
tem de estar equipado com um dispositivo de comando de 4
canais, que de forma independente, comandem o carburador, os
ailerons, a profundidade e a deriva.
- Fuselagem
A fuselagem tem de ter a sua secção básica de forma
rectangular, com uma altura mínima de 8,5cm, e uma
largura mínima de 7cm, medidos na zona de fixação
da asa.
- Asa
A asa tem de ter uma corda constante, uma área alar
mínima de 32dm2, e uma envergadura mínima de
1,25m.
- Trem de Aterragem
O modelo tem de possuir um trem de aterragem fixo, com duas
rodas com um diâmetro mínimo de 5,5cm.
- Peso
O peso mínimo é de 1,5Kg, sem combustível.
- Motor
O motor tem de ser um motor convencional facilmente
encontrado no comércio aeromodelístico, e sem
modificações. A sua configuração tem de ser de
carburador frontal e escape lateral, sem bomba de
combustível. A capacidade máxima é de 7cm3 (0.42
cu. in.).
- Silenciador
O silenciador tem de ser o silenciador de origem, isto é,
o silenciador normalmente indicado pelo fabricante.
- Hélice
O hélice tem de ser de duas pás, de passo
constante e de fibra de nylon.
- Pista e Procedimentos de Corrida
A pista e os procedimentos de corridas são os constantes
do regulamento F3D-FAI.
- Combustível
O combustível a usar durante a prova será
constítuido por 5% de nitrometano, 75% de metanol, e
20% de óleo, e será fornecido pela entidade
organizadora da prova.
Pedro Quaresma de Almeida - pedro@mat.uc.pt