Primeiro Boletim Informativo

Índice


[profmat]

Profmat 97


Primeiro Boletim Informativo

O 13º ProfMat está em marcha. Não, não estamos preocupados por ser o décimo terceiro. Mesmo os mais cépticos já arranjaram argumentos para esconjurar qualquer azar. Treze é um número primo, Novembro é um mês primo e toda a gente já está à espera do 13º mês, a recepção começa a funcionar no dia 11 e para cúmulo 1997 é um ano primo. Como vêem, tudo se conjuga para que este encontro seja mais um momento alto da vida da APM e de debate do ensino/aprendizagem da Matemática (para além da oportunidade de encontrar muitos primos). Os colegas da Figueira e de Coimbra já puseram mãos à obra, com a disponibilidade e vontade que sempre caracteriza todas as organizações dos ProfMat's. É uma tarefa difícil, mas também uma experiência entusiasmante e gratificante. Este ano, é uma escola da Figueira que nos vai abrir as suas portas. O Encontro Nacional de Professores de Matemática vai realizar-se na

Escola Sec. Dr. Joaquim de Carvalho de 12 a 15 de Novembro

Porque é que gostamos de ir ao ProfMat? Porque trocamos experiências, levamos ideias para as nossas escolas, debatemos e reflectimos sobre a Matemática e o Ensino da Matemática, porque encontramos e reencontramos colegas, amigos e primos, convivemos, descobrimos e redesco-brimos Portugal. Por tudo isto é difícil imaginar um ano sem ProfMat.
N este momento em que estão na ordem do dia uma série de "temas quentes" da política educativa, que se está a iniciar um debate sobre o Ensino Básico, que está prestes a entrar em vigor o novo programa do Secundário, que os exames e o seu peso voltam a ser notícia, pensamos que mais uma vez não vai haver falta de assunto para o presente encontro.
Vamos começar a desvendar um pouco o que vai ser o ProfMat deste ano. As sessões plenárias vão ser subordinadas ao lema

A Matemática voltada para o exterior

Gente de outras áreas a falar das suas relações com a Matemática. Uma novidade vão ser os dias temáticos. Serão quatro os temas para os quatro dias:

[] Reforma e Inovação Curricular
[] Geometria
[] Matemática Discreta
[] A Matemática e as Tecnologias

Cada um destes temas vai ter uma conferência diária e um programa próprio dentro do programa do encontro.

[up] Voltar ao Índice


1º Ciclo do Ensino Básico

Tendo consciência das características deste ciclo de ensino, vamos procurar criar momentos no
encontro que, pelo seu interesse genérico ou pela sua especificidade, incentivem a participação dos
colegas deste ciclo.
E para terminar, podemos anunciar que estamos a pensar organizar

As Conferências do Casino

O êxito e a dinâmica do ProfMat assentam sobretudo na iniciativa de todos os seus participantes. É
importante que todos contribuamos para um encontro vivo sobre as questões da Educação Matemática.
Por isso comece desde já a pensar na sua contribuição para este ano.

[up] Voltar ao Índice


Cursos

A Comissão Organizadora do ProfMat 97 oferece, à semelhança dos anos anteriores, um leque diversificado de cursos para os dias que antecedem o Encontro. Tendo em conta não só as preferências que os muitos participantes de anos anteriores têm vindo a revelar, mas também as principais tendências dos Programas, julgamos que, mais uma vez, esta oportunidade especial de formação facultará a todos os participantes, valiosos momentos de aprendizagem. Os cursos realizar-se-ão na mesma Escola do ProfMat nos dias 10 e 11 de Novembro. No próximo boletim, anunciaremos dados mais concretos sobre os cursos.

[up] Voltar ao Índice


VIII Seminário de Investigação em Educação Matemática

O Seminário de Investigação em Educação Matemática é um espaço de divulgação e debate das principais linhas de investigação na Educação Matemática a nível nacional e internacional. Serão convidados investigadores nacionais e estrangeiros implicados em áreas de investigação que directa ou indirectamente remetam para as problemáticas da educação matemática. Faz-se aqui um primeiro apelo à participação de todos os investigadores com trabalho já realizado neste vasto domínio. Serão igualmente bem vindas propostas da parte de estudantes em final de licenciatura, de mestrado ou de doutoramentos cujos temas de estudo sejam relevantes para o domínio já referido.
O VIII Seminário realizar-se-á nos dias 10 e 11 de Novembro do corrente ano na Escola Sec. Dr. Joaquim de Carvalho na Figueira da Foz.
Fazem parte da sua Comissão Organizadora os colegas: António Azevedo e Manuela Azevedo da ESE de Beja e António Domingos da Universidade Nova.

[up] Voltar ao Índice


1º Ciclo

O actual ano lectivo vai ser certamente um ano importante na vida de todos os professores e na vida da APM. Em particular, os professores do 1º ciclo vão ter uma especial atenção no seio da Associação, pelas iniciativas que têm sido feitas e pelas que se encontram agendadas. Destacamos a revista "Educação e Matemática" dedicada aos primeiros anos de escolaridade, e o 1º Encontro Nacional de Professores do 1º ciclo organizado pela APM, a realizar nos dias 3 e 4 de Março, em Leiria e a discussão dos documentos "Reflexão participada sobre os currículos do ensino Básico".
Por tudo isto, julgamos que a participação de professores do 1º ciclo no profMat 97 será importante para mais um momento de reflexão, de afirmação e de perspectivação de um futuro que acreditamos que possa ser diferente. Inscreve-te, envia-nos as tuas propostas. Participa.

[up] Voltar ao Índice


A saber e fazer agora!

[] O envio da ficha de pré-inscrição é muito importante. Não representa qualquer compromisso em relação ao ProfMat, ou a um curso ou ao Seminário de Investigação. Não envolve o envio de dinheiro. A sua função é de fornecer indicações que são preciosas à Comissão Organizadora de um encontro que espera cerca de 2000 pessoas. Assim, se tenciona participar, envie a sua ficha de pré- inscrição.
[] A ficha de pré-inscrição não representa no entanto qualquer garantia. Para participar no ProfMat 97 ou num curso ou no Seminário de Investigação, terá de se inscrever. O segundo anúncio com a respectiva ficha de inscrição apenas será enviado aos pré-inscritos.
[] O ProfMat 97 precisa da participação activa do maior número de pessoas. As suas dimensões vão exigir a existência simultânea de diversas sessões. Comece já a pensar na colaboração que pode dar, individualmente ou com alguns colegas. Assinale na ficha de pré-inscrição os dados relativos ao tipo e tema da sessão que pretende dinamizar.
[] Se o desejar, não deixe de nos enviar as suas sugestões e/ou propostas no verso da referida ficha. Faremos o possível para as satisfazer.
[] Se pretende participar ou num Curso ou no Seminário de Investigação, indique-o na ficha de pré inscrição. Repare que estas actividades funcionam ambas nos dias 10 e 11 de Novembro. Terá, portanto, de optar por uma delas.
[] A Comissão Organizadora não se responsabiliza pelo alojamento dos participantes no ProfMat. Não obstante, está a desenvolver esforços para conseguir preços mais favoráveis. A quem o solicitar na ficha de pré-inscrição será enviado um roteiro das possibilidades hoteleiras desta região.

[up] Voltar ao Índice


Figueira, Terra de Milagre

É um milagre, esta Figueira da Foz! As tropelias que teimam em fazer-lhe os homens... E ela sempre linda!

[Figueira]

O RIO era um mundo de águas, revoltas ou tranquilas, que, sem querer, arrastavam das montanhas suas mágoas, até ao Mar de além, para morrer ... Como era bom saborear o Mondego, ao longo da marginal! Contudo o maior rio português termina hoje em arremedo de um porto de via reduzida... Do MAR, dizia uma velha cantiga: - Vivo na areia- sou pobre-, mesmo à beirinha do Mar. E ele reza e canta de noite, baixinho, p'ra me embalar... O Grande Mar ficava tão perto de nós e do nosso coração! Hoje porém, gente em desatino tem-no enxotado para tão longe, tão longe, que mal pode a gente chegar-se a ele...

[Figueira]

A SERRA semelhava enorme lagarto estendido, cinzento-esverdeado, de focinho comprido lançado nas águas, a deitar fumos e mágoas, a exalar névoas e mágoas ... Que bela e rica era a Serra! Todavia, agora...

A PRAIA parecia então uma Lua que ia para quarto crescente, dormindo no regaço da Serra, aconchegada, entre as ondas meigas e a fita negra da estrada ...Pela casa dentro, familiarmente nos entravam a Praia doirada, o cheiro das areias quentes, mais o aroma bom da maresia! Mas hoje mudaram-na os homens em charneca inóspita, de erva daninha... Enfim, também à CIDADE, que foi "rainha das praias de Portugal", taparam a face que virava ao Mar um casario miúdo disposto em altar, risonho e acolhedor aos olhos do navegante, taparam-na, dizemos, com um banal teor de banalíssimos tapumes de ferro e cimento, postos pelos ares acima, roubando a vista de mar a quem dela sustentava a alma...

[Buarcos]

E, não obstante assim tão ultrajada, a Figueira continua a ser linda! É mesmo obra de milagre... Linda, até, pelos modos com que recebe quem nela passa ou mora e é gente de boa condição, pelo saber e saber fazer, pelo sentir e saber sentir. Por isso, com sua peculiar maneira acolherá os próximos forasteiros qualificados - os mestres de Matemática deste País. Recebê-los-á, inclusivamente, pela circunstância de ser uma cidade com memória...

[Buarcos]

Por exemplo, sabe do Doutor Tomás de Aquino José de Carvalho e Lemos, que nasceu em Buarcos no final do século XVIII. Lente de Matemática, catedrático de Astronomia, Mecânica Racional e Mecânica Celeste, chegou a director da sua Faculdade e do pombalino Observatório Astronómico. Ao morrer, deixava manuscrita uma Tábua para o cálculo das declinações . Por exemplo, tem ainda muito viva a imagem do Dr. Aires António Argel de Melo e Silva Biscaia, licenciado em Matemática (1944), que foi professor e director de escolas particulares e oficiais. Publicou textos de administração escolar (como uma Agenda para Pais e Encarregados de Educação de alunos ), outros de índole científica (como Algumas considerações sobre a Teoria de Conjuntos ), outros ainda de carácter pedagógico (como um Dicionário do Professor ).

[Ponte]

Por exemplo derradeiro, há ainda quem recorde a galharda figura do Tenente Jaime Augusto Teles Grilo (1893-1974) que, natural de Angola e falecido em Coimbra entre tais limites nesta linda cidade-praia exerceu o magistério, inclusivamente no célebre Colégio-Liceu Figueirense, fundado por outro distinto matemático, Doutor Mendes Pinheiro. Formado pela Escola de Guerra, militar de carreira viu o Tenente Grilo cortada pela Grande Guerra que duramente o penalizou. Em França, entre 1916 e 1919, e depois em Angola, mereceu louvores e medalhas por serviços distintos. Mas, regressado à Metrópole, faz vida pelo ensino liceal particular. E a arte e o saber com que professou o magistério, a alegria e a honestidade da sua entrega, fizeram dele uma figura emblemática, entre os da classe do seu tempo. Do seu riquíssimo lado humano, bastará dizer, para os mais novos, que ele é o "herói" de Sinais de Fogo , célebre romance de Jorge de Sena, já hoje posto em cinema.

[Praia]

Por memórias como as que deixo apontadas, repito: a Figueira da Foz é uma terra de coração aberto a gente de qualidade - como é o caso de quantos matemáticos brevemente nela irão encontrar-se. Que venham em muito boa hora!

José Pires Lopes de Azevedo
Professor de Filosofia, Aposentado

[Praia]

[up] Voltar ao Índice



[CONVERTED BY MYRMIDON]Convertido com:
Myrmidon: turns any Mac file into a Web page with a single click
Myrmidon info: http://www.terrymorse.com/
As imagens são retiradas do arquivo do Jornal de Notícias


Voltar atrás