Métodos e Técnicas da Educação I
Licenciatura: Matemática
Ano
Lectivo:
2002/03
Programa:
I.
Introdução ao objecto de estudo da disciplina.
1.
Conceitos iniciais.
1.1.
Educação, Ensino, Pedagogia.
1.2.
Método, Técnica. Estratégia e Modelo de Ensino.
2. Classificações
dos métodos educativos.
3.
Os métodos de ensino numa perspectiva histórica.
3.1.
Os métodos tradicionais.
3.1.1
Os métodos dogmático. Principais características.
3.1.2.
O método intuitivo.
3.2.
Os métodos novos.
3.2.1.O
movimento da educação nova.
3.2.2.
Os percursores.
3.2.3.
Os princípios.
3.2.4.
A prática escolar.
II.
Ser professor
1.
Ser professor hoje: breve reflexão sobre as questões actuais da profissão
docente.
1.1.
A profissionalização da docência.
1.2.
Profissionalidade, profissionalismo e profissionismo docente – processos e
estados de profissionalização da docência.
1.3.
A intensificação do trabalho do professor: profissionalidade alargada e
profissionalidade delimitada.
2.
Vida e carreira docente.
2.1
As fases da carreira do professor.
2.2.
A fase de início da profissão.
2.3.
Mal-estar dos professores: factores e prevenção.
3.
A construção da identidade profissional docente. O contributo da formação
inicial.
III.
Disciplina e Indisciplina na aula.
1.
A Indisciplina.
1.1.
Considerações gerais.
1.2.
Crenças associadas à problemática da indisciplina.
1.3.
Multiplicidade de factores explicativos.
1.4.
As vivências de professores em início de carreira.
2.
A promoção da disciplina
2.1
Estratégias pedagógicas