Métodos
e Técnicas da Educação II
Licenciatura: Matemática
Ano Lectivo: 2002/03
Programa:
I.
Ensinar é investigar
1. A investigação em educação e a pedagogia
experimental.
2. As fases da investigação.
2.1.
A formulação do problema.
2.1
A hipótese.
2.3
O plano de investigação.
2.3.1.
A amostra.
2.3.2.
Os instrumentos da investigação.
3. O relatório: estrutura e organização.
II. Planificação do ensino-aprendizagem
1
Perspectivas sobre a planificação.
1.1.
Perspectiva tradicional.
1.2.
Perspectiva behaviorista.
1.3.
Perspectiva cognitivista.
2.
Planificação e currículo: diferentes níveis da planificação.
3.
A planificação e a fase na carreira.
4.
O conceito de currículo escondido
4.1.
As atitudes do professor em relação aos alunos.
4.2.
As atitudes do professor em relação a si próprio.
5.
Elementos de um plano.
5.1.
Os objectivos
5.1.1.
Níveis de definição.
5.1.2.
Os objectivos de expressão.
5.1.3.
As taxonomias.
5.2.
Os conteúdos
5.2.1
Selecção e organização dos conteúdos.
5.2.2.
Os mapas ou roteiros de conteúdos.
5.3.
A organização do tempo.
5.3.1.
Diferentes tipos de tempo.
5.4.
A gestão do espaço.
5.4.1.
O conceito de zona de acção.
III. Métodos de ensino-aprendizagem
1. O método expositivo.
1.1.
Esboço histórico e principais características.
1.2.
A polémica em torno do método e os contributos da pedagogia contemporânea.
1.3.
Investigações em torno de método.
1.3.1.
A duração da exposição.
1.3.2.
Os apontamentos dos alunos.
1.3.3.
As características do professor.
1.3.4.
A expressividade e o entusiasmo do professor.
1.3.5.
A clareza.
2. O método de trabalho em grupo.
2.1
Características fundamentais.
2.2.
Alguns fenómenos de grupo: coesão, conformismo, liderança, comunicação.
2.3.
O papel do professor na organização do trabalho de grupo
2.4.
Algumas técnicas de trabalho em grupo.