Psicologia Educacional I
Licenciatura: Matemática
Ano
Lectivo:
2002/03
Programa:
1. Breve
reflexão sobre a formação de professores e a especificidade da sua componente
psicopedagógica. O contributo da psicologia educacional a este nível.
2. Indicação dos
objectivos, conteúdos programáticos, estratégias e avaliação do curso.
3. Introdução
ao objecto da psicologia educacional.
I - A
psicologia do desenvolvimento e a evolução psicológica do indivíduo
1. Noções
gerais de psicologia do desenvolvimento
1.1. A concepção actual de
desenvolvimento humano
1.2. Princípios fundamentais do
desenvolvimento
1.3. O conceito de tarefas de
desenvolvimento
2. Os factores
de desenvolvimento humano e as grandes correntes da psicologia do
desenvolvimento:
2.1. Factores endógenos vs factores
exógenos ou hereditariedade vs meio
2.2. As correntes extremistas:
maturacionista vs behaviorista
2.3. As correntes interaccionistas:
construtivista, psicanalítica e psicossocial
3. Síntese das
principais fases do desenvolvimento da criança
3.1. O período pré-natal e o
nascimento
3.2. 1ª infância
3.3. 2ª infância
3.4. 3ª infância
3.5. A transição para a adolescência
II -
Psicologia da adolescência
1. O problema
da definição e da delimitação da duração da adolescência
2. O desenvolvimento
na adolescência
2.1. Fase inicial, fase intermédia e
fase final da adolescência
2.2. As zonas de desenvolvimento e
as principais tarefas de desenvolvimento
2.3. A teoria focal de Coleman e o
conceito de crise da adolescência
3. Os modelos
de compreensão da adolescência: fisiológico, psicanalítico, cognitivo/educativo
e psicossociológico
4. O
desenvolvimento físico
4.1. O desenvolvimento pubertário e
as suas repercussões
4.2. A sexualidade na adolescência e
a educação sexual
5. O
desenvolvimento cognitivo
5.1. As modificações ao nível do
pensamento e os seus efeitos
5.2. Factores de variação inter e
intraindividual
6. O desenvolvimento moral
6.1. Os estádios de juízo moral
segundo Kohlberg
6.2. O desenvolvimento dos valores e
a educação moral
7. O
desenvolvimento social
7.1. O desenvolvimento
sociocognitivo
7.2. Determinantes
psicossociológicas da adolescência
7.3. A evolução da socialização na
adolescência
8. O
desenvolvimento da identidade
8.1. A evolução do eu ideal na
adolescência
8.2. A construção da identidade: a
teoria de Erikson e os estudos de Marcia
9. A saúde
mental na adolescência
10. O
adolescente e a escola