Métodos e Técnicas da Educação II

 

 

Licenciatura: Biologia

 

Ano Lectivo: 2002/03

 

Programa:

 I. Ensinar é investigar

1. A investigação em educação e a pedagogia experimental.

2. As fases da investigação.

2.1. A formulação do problema.

2.1 A hipótese.

2.3 O plano de investigação.

2.3.1. A amostra.

2.3.2. Os instrumentos da investigação.

3. O relatório: estrutura e organização.

 

II. Planificação do ensino-aprendizagem

1 Perspectivas sobre a planificação.

1.1. Perspectiva tradicional.

1.2. Perspectiva behaviorista.

1.3. Perspectiva cognitivista.

2. Planificação e currículo: diferentes níveis da planificação.

3. A planificação e a fase na carreira.

4. O conceito de currículo escondido

4.1. As atitudes do professor em relação aos alunos.

4.2. As atitudes do professor em relação a si próprio.

5. Elementos de um plano.

5.1. Os objectivos

5.1.1. Níveis de definição.

5.1.2. Os objectivos de expressão.

5.1.3. As taxonomias.

5.2. Os conteúdos

5.2.1 Selecção e organização dos conteúdos.

5.2.2. Os mapas ou roteiros de conteúdos.

5.3. A organização do tempo.

5.3.1. Diferentes tipos de tempo.

5.4. A gestão do espaço.

5.4.1. O conceito de zona de acção.

 

III. Métodos de ensino-aprendizagem

1. O método expositivo.

1.1. Esboço histórico e principais características.

1.2. A polémica em torno do método e os contributos da pedagogia contemporânea.

1.3. Investigações em torno de método.

1.3.1. A duração da exposição.

1.3.2. Os apontamentos dos alunos.

1.3.3. As características do professor.

1.3.4. A expressividade e o entusiasmo do professor.

1.3.5. A clareza.

2. O método de trabalho em grupo.

2.1 Características fundamentais.

2.2. Alguns fenómenos de grupo: coesão, conformismo, liderança, comunicação.

2.3. O papel do professor na organização do trabalho de grupo

2.4. Algumas técnicas de trabalho em grupo.