Psicologia Educacional I

 

 

Licenciatura: Biologia

 

Ano Lectivo: 2002/03

 

 

PROGRAMA

 

0 - Introdução

1. Breve reflexão sobre a formação de professores e a especificidade da sua componente psicopedagógica. O contributo da psicologia educacional a este nível.

2. Indicação dos objectivos, conteúdos programáticos, estratégias e avaliação do curso.

3. Introdução ao objecto da psicologia educacional.

 

I - A psicologia do desenvolvimento e a evolução psicológica do indivíduo

1. Noções gerais de psicologia do desenvolvimento

            1.1. A concepção actual de desenvolvimento humano

            1.2. Princípios fundamentais do desenvolvimento

            1.3. O conceito de tarefas de desenvolvimento

2. Os factores de desenvolvimento humano e as grandes correntes da psicologia do desenvolvimento:

            2.1. Factores endógenos vs factores exógenos ou hereditariedade vs meio

            2.2. As correntes extremistas: maturacionista vs behaviorista

            2.3. As correntes interaccionistas: construtivista, psicanalítica e psicossocial

3. Síntese das principais fases do desenvolvimento da criança

            3.1. O período pré-natal e o nascimento

            3.2. 1ª infância

            3.3. 2ª infância

            3.4. 3ª infância

            3.5. A transição para a adolescência

 

II - Psicologia da adolescência

1. O problema da definição e da delimitação da duração da adolescência

2. O desenvolvimento na adolescência

            2.1. Fase inicial, fase intermédia e fase final da adolescência

            2.2. As zonas de desenvolvimento e as principais tarefas de desenvolvimento

            2.3. A teoria focal de Coleman e o conceito de crise da adolescência

3. Os modelos de compreensão da adolescência: fisiológico, psicanalítico, cognitivo/educativo e psicossociológico

4. O desenvolvimento físico

            4.1. O desenvolvimento pubertário e as suas repercussões

            4.2. A sexualidade na adolescência e a educação sexual

5. O desenvolvimento cognitivo

            5.1. As modificações ao nível do pensamento e os seus efeitos

            5.2. Factores de variação inter e intraindividual

6.  O desenvolvimento moral

            6.1. Os estádios de juízo moral segundo Kohlberg

            6.2. O desenvolvimento dos valores e a educação moral

7. O desenvolvimento social

            7.1. O desenvolvimento sociocognitivo

            7.2. Determinantes psicossociológicas da adolescência

            7.3. A evolução da socialização na adolescência

8. O desenvolvimento da identidade

            8.1. A evolução do eu ideal na adolescência

            8.2. A construção da identidade: a teoria de Erikson e os estudos de Marcia

9. A saúde mental na adolescência

10. O adolescente e a escola