Psicologia Educacional I
Licenciatura: Biologia
Ano
Lectivo:
2002/03
PROGRAMA
0 - Introdução
1. Breve reflexão sobre a formação de professores e a
especificidade da sua componente psicopedagógica. O contributo da psicologia
educacional a este nível.
2. Indicação dos objectivos, conteúdos programáticos,
estratégias e avaliação do curso.
3. Introdução ao objecto da psicologia educacional.
I - A psicologia do desenvolvimento e a evolução psicológica
do indivíduo
1. Noções gerais de psicologia do desenvolvimento
1.1. A
concepção actual de desenvolvimento humano
1.2.
Princípios fundamentais do desenvolvimento
1.3. O
conceito de tarefas de desenvolvimento
2. Os factores de desenvolvimento humano e as grandes
correntes da psicologia do desenvolvimento:
2.1.
Factores endógenos vs factores exógenos ou hereditariedade vs meio
2.2. As
correntes extremistas: maturacionista vs behaviorista
2.3. As
correntes interaccionistas: construtivista, psicanalítica e psicossocial
3. Síntese das principais fases do desenvolvimento da
criança
3.1. O
período pré-natal e o nascimento
3.2. 1ª
infância
3.3. 2ª
infância
3.4. 3ª
infância
3.5. A
transição para a adolescência
II - Psicologia da adolescência
1. O problema da definição e da delimitação da duração da
adolescência
2. O desenvolvimento na adolescência
2.1. Fase
inicial, fase intermédia e fase final da adolescência
2.2. As
zonas de desenvolvimento e as principais tarefas de desenvolvimento
2.3. A
teoria focal de Coleman e o conceito de crise da adolescência
3. Os modelos de compreensão da adolescência: fisiológico,
psicanalítico, cognitivo/educativo e psicossociológico
4. O desenvolvimento físico
4.1. O
desenvolvimento pubertário e as suas repercussões
4.2. A
sexualidade na adolescência e a educação sexual
5. O desenvolvimento cognitivo
5.1. As
modificações ao nível do pensamento e os seus efeitos
5.2.
Factores de variação inter e intraindividual
6. O desenvolvimento
moral
6.1. Os
estádios de juízo moral segundo Kohlberg
6.2. O
desenvolvimento dos valores e a educação moral
7. O desenvolvimento social
7.1. O
desenvolvimento sociocognitivo
7.2.
Determinantes psicossociológicas da adolescência
7.3. A
evolução da socialização na adolescência
8. O desenvolvimento da identidade
8.1. A
evolução do eu ideal na adolescência
8.2. A
construção da identidade: a teoria de Erikson e os estudos de Marcia
9. A saúde mental na adolescência
10. O adolescente e a escola