Psicologia Educacional II

 

 

Licenciatura: Biologia

 

Ano Lectivo: 2002/03

 

Programa:

0 - Introdução

1. Desenvolvimento, cognição e aprendizagem: breve reflexão.

2. Indicação dos objectivos, conteúdos programáticos, estratégias e avaliação do curso.

 

I - Teorias do desenvolvimento cognitivo

1. A teoria de Jean Piaget

            1.1  Pressupostos de base: posição epistemológica e perspectiva biológica

            1.2. Os factores explicativos do desenvolvimento cognitivo

            1.3. A concepção de estádio de desenvolvimento e os estádios de desenvolvimento cognitivo

            1.4. Implicações educativas da teoria de Piaget

2. A teoria de Jerome Bruner

            2.1  Estádios e sistemas de representação

            2.2. A teoria de ensino

            2.3. Implicações educativas da teoria de Bruner

 

II. Teorias da aprendizagem

1. Teorias behavioristas

            1.1. Teorias do condicionamento: clássico e operante

            1.2. Aplicações do condicionamento operante à aprendizagem e à modificação do comportamento em sala de aula

 

2. Teorias neo-behavioristas

            2.1. A teoria da aprendizagem intencional de Tolman

            2.2. A teoria da aprendizagem social de Bandura

3. Teorias cognitivistas

            3.1. Piaget e Bruner na base de uma abordagem cognitivista da aprendizagem

            3.2. A teoria de Vigotsky e o conceito de zona de desenvolvimento próximo

            3.3. Ausubel e a aprendizagem significativa

 

III. Cognição e aprendizagem

1. Tipos de aprendizagem

2. Factores que interferem na aprendizagem

 

IV - Relação educativa e a dinâmica da turma

1. Acção educativa e relação educativa. Factores que intervêm na interacção educador/educando

2. Factores que promovem o sucesso escolar - a motivação

3. Dificuldades no funcionamento da aula - a indisciplina escolar

4. Dificuldades escolares e necessidades educativas especiais