Psicologia Educacional II
Licenciatura: Biologia
Ano
Lectivo:
2002/03
Programa:
0 - Introdução
1.
Desenvolvimento, cognição e aprendizagem: breve reflexão.
2. Indicação
dos objectivos, conteúdos programáticos, estratégias e avaliação do curso.
I - Teorias do
desenvolvimento cognitivo
1. A teoria de
Jean Piaget
1.1
Pressupostos de base: posição epistemológica e perspectiva biológica
1.2. Os factores explicativos do
desenvolvimento cognitivo
1.3. A concepção de estádio de
desenvolvimento e os estádios de desenvolvimento cognitivo
1.4. Implicações educativas da
teoria de Piaget
2. A teoria de
Jerome Bruner
2.1
Estádios e sistemas de representação
2.2. A teoria de ensino
2.3. Implicações educativas da
teoria de Bruner
II. Teorias da
aprendizagem
1. Teorias
behavioristas
1.1. Teorias do condicionamento:
clássico e operante
1.2. Aplicações do condicionamento
operante à aprendizagem e à modificação do comportamento em sala de aula
2. Teorias
neo-behavioristas
2.1. A teoria da aprendizagem
intencional de Tolman
2.2. A teoria da aprendizagem social
de Bandura
3. Teorias
cognitivistas
3.1. Piaget e Bruner na base de uma
abordagem cognitivista da aprendizagem
3.2. A teoria de Vigotsky e o
conceito de zona de desenvolvimento próximo
3.3. Ausubel e a aprendizagem
significativa
III. Cognição
e aprendizagem
1. Tipos de
aprendizagem
2. Factores
que interferem na aprendizagem
IV - Relação
educativa e a dinâmica da turma
1. Acção
educativa e relação educativa. Factores que intervêm na interacção educador/educando
2. Factores
que promovem o sucesso escolar - a motivação
3.
Dificuldades no funcionamento da aula - a indisciplina escolar
4.
Dificuldades escolares e necessidades educativas especiais