por Guillaume Geneste
16-17, Sábado-Domingo, 10.00-12.00, 15.00-18.00
Laboratório do Centro de Estudos de Fotografia
Auditório Salgado Zenha (2º piso A.A.C.)
Este estágio de aperfeiçoamento em impressão a preto e branco será organizado em torno das numerosas possibilidades de interpretar um negativo. Para se conseguir a impressão desejada, abordar-se-ão as diferentes práticas necessárias. Explorar-se-á a especificidade do papel de brometo e do papel de clorobrometo e, para tal, trabalhar-se-á a gestualidade das máscaras, o tratamento de ferricianeto e a post- -exposição. Estudar-se-ão também os cuidados a ter com os negativos e com as tiragens para optimizar a sua conservação.
Guillaume Geneste realizou uma pesquisa de 5 anos (1986-1990) com Marc Bruhat no atelier Sillages, sobre os processos metálicos, para propôr aos fotógrafos contemporâneos outras opções, para além dos suportes industriais: tiragens em platina, Kalitipia, papel salgado e albuminado.
A partir de 1990, foi responsável do laboratório Contrejour. Realiza tiragens para fotógrafos autores, destinadas a edição e exposição.
Em 1996, criou em Paris o laboratório La chambre Noire.
Paralelamente à actividade de impressor, dirige estágios e desenvolve a sua actividade como fotógrafo.
Inscrições limitadas a 15 participantes
Preço: 12.500$00
16-17, Sábado-Domingo, 10.00-12.00, 15.00-18.00
Instituto da Juventude, R. Pedro Monteiro , 73
Sue Davies foi Directora da The Photographers Gallery, em Londres e é actualmente comissária free-lance de exposições e projectos fotográficos.
Neste estágio, falará àcerca de como os portfolios devem ser preparados e apresentados e da informação suplementar que é necessário apresentar a comissários, editores e revistas, bem como da forma como o trabalho de um fotógrafo pode ser organizado da forma mais adequada para cada um destes fins.
Os participantes deverão apresentar trabalho próprio, de forma a que, depois da introdução, o grupo possa ver cada portfolio individualmente e discutir as sugestões de Sue Davies para cada um desses trabalhos em particular.
Inscrições limitadas a 20 participantes
Preço: 10.000$00
por Ana Vilas Boas e
Luis Pavão
16, Sábado, 10.00-12.00, 15.00-18.00
Instituto da Juventude, R. Pedro Monteiro , 73
Este estágio, orientado para a fotografia contemporânea a preto e branco e cor, destina-se fundamentalmente a fotógrafos e pessoas que possuam pequenos arquivos e colecções. Serão indicados cuidados essenciais de preservação e construídas algumas embalagens de exposição e arquivo.
Ana Vilas Boas é técnica de conservação do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, (do qual Luis Pavão é também responsável) tendo feito os seus estudos na George Eastman House, Rochester N.Y.
Luis Pavão fez o Mestrado na George Eastman House e é ainda professor no AR.CO. Paralelamente, desenvolve a sua actividade de fotógrafo.
Inscrições limitadas a 15 participantes
Preço: 10.000$00
A fotografia, por mais sofisticada que pareça, baseia-se em princípios de grande simplicidade que, uma vez compreendidos, tornam fascinante aventura de usar este meio.
O que aqui se pretende é criar situações simples de criação de imagens fotográficas e, assim, proporcionar o fascínio de ver como a luz actua sobre substâncias foto-sensíveis e desenha o mundo sobre um papel.
Instituto de Antropologia U.C., Rua do Arco da Traição
Destinado a grupos escolares