2018/2019 - Meios
Computacionais no Ensino da Matemática
(do Mestrado
em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e
no Secundário)
SUMÁRIOS
5/02/2019 16h00: Apresentação da disciplina e da página
da disciplina; métodos de avaliação.
Considerações gerais sobre o uso pedagógico das
ferramentas computacionais.
Inscrição no curso da 'European Schoolnet Academy':
The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
7/02/2019 17h00: Iniciação ao estudo do
software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Potencialidades do software.
12/02/2019 16h00: Iniciação ao estudo do
software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração do Geogebra Quickstart.
Criação do grupo MCEM2019 na página Geogebra.
14/02/2019 17h00:
Inscrição no MOOC eTwinning - o trabalho colaborativo no novo TwinSpace (entre 21 de fevereiro e 27 de março de 2019)
Inscrição no portal eTwinning LIVE
Iniciação ao estudo do
software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração do Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra de Jorge Cássio - capítulo Semirretas, ângulos e bissetriz
19/02/2019 16h00:
Ponto da situação sobre os MOOC
The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
e eTwinning - o trabalho colaborativo no novo TwinSpace
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração do livro online interativo Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra de Jorge Cássio a partir do capítulo Semirretas, ângulos e bissetriz
21/02/2019 17h00:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Introdução do seletor (controle deslizante).
Exploração do livro online interativo Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra de Jorge Cássio.
Exploração do capítulo Pontos Notáveis do Triângulo, A reta de Euler e o centro de massa do triângulo. Referência ao Círculo dos nove pontos
26/02/2019 16h00:
Início do MOOC
The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração do livro online interativo Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra de Jorge Cássio a partir do capítulo Teorema de Tales e das Bissetrizes
28/02/2019 17h00:
Continuação do trabalho no primeiro módulo "Unit 1: Entering the Job" do MOOC
The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
Primeiro módulo concluído:
Atividades na aula:
video de apresentação
07/03/2019 17h00:
Trabalho no segundo módulo "Unit 2: Unlock the Classroom – Active Technology " do MOOC
The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
12/03/2019 16h00:
Continuação do trabalho no segundo módulo "Unit 2: Unlock the Classroom – Active Technology" do MOOC
The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
Segundo módulo concluído:
14/03/2019 17h00:
Trabalho no terceiro módulo "Unit 3: Unlock the Classroom – Active Space" do MOOC
The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
Terceiro módulo concluído:
19/03/2019 16h00:
Notícia do dia: "Karen Uhlenbeck é a primeira mulher a vencer prémio considerado “Nobel” da matemática"
Trabalho no quarto módulo "Unit 4: The Second Staffroom" do MOOC
The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
Trabalho no MOOC eTwinning - o trabalho colaborativo no novo TwinSpace
21/03/2019 17h00:
Trabalho no MOOC eTwinning - o trabalho colaborativo no novo TwinSpace
Partilha do documento "Google docs" de elaboração de um projeto.
25/03/2019 16h00:
Conclusão do MOOC eTwinning - o trabalho colaborativo no novo TwinSpace
Trabalho no quarto módulo "Unit 4: The Second Staffroom" do MOOC
The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
Quarto módulo concluído:
MOOC concluído:
27/03/2019 17h00:
Início do trabalho no projeto
Preparação de futuros professores para o Etwinning
02/04/2019 16h00:
Resumo da sessão Teach Meet do MOOC eTwinning - o trabalho colaborativo no novo TwinSpace
Ponto da situação sobre os trabalhos a fazer nesta disciplina
Início do trabalho com o Sea Monkey. Produção de uma página para colocar na internet
04/04/2019 17h00:
Continuação do trabalho com o Sea Monkey. Produção de uma página para colocar na internet os trabalhos feitos nesta disciplina. Um exemplo.
09/04/2019 16h00:
Recomeço do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5).
Estudo do módulo 3D a partir do livro digital 3D Graphing Tutorials (cilindro, cubo, secções cónicas, círculos no espaço).
Inserção dos trabalhos na página pessoal com a ajuda do software Sea Monkey.
11/04/2019 17h00:
Resposta a um inquérito sobre o curso
The Networked Teacher - Teaching in the 21st Century
Atualização do registo no site
eTwinning live como 'student teacher'
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5).
Estudo do módulo 3D a partir do livro digital 3D Graphing Tutorials (rotações).
Inserção dos trabalhos na página pessoal com a ajuda do software Sea Monkey.
23/04/2019 16h00:
Conclusão do estudo do módulo 3D do Geogebra a partir do livro digital 3D Graphing Tutorials (triângulos esféricos, poliedros, superfícies quádricas).
Inserção dos trabalhos na página pessoal com a ajuda do software Sea Monkey.
30/04/2019 16h00:
Geometria Dinâmica com realidade aumentada Modeling a Lamp Shade + Base in GeoGebra Augmented Reality e exploração do Livro Geogebra GeoGebra 3D with AR (Google): Explorations & Lesson Ideas.
Outros aspetos do Geogebra Funções de desenho livre, Modo de exame.
02/05/2019 17h00:
Assistência ao webinar Virtual reality and augmented reality in class: possibilities and realities do projeto Future Classroom Lab criado pela European Schoolnet.
14/05/2019 16h00:
Visualização comentada do video do canal YouTube da Profa Jaqueline Silva intitulado Dicas para aprender Matemática com Prof Robson Liers. Como subscrever canais no YouTube. O que é a "Matemática Básica"? O problema da transição de ciclos. Referência ao projeto ReM@t: Recuperar a Matemática a Distância criado pela Universidade de Coimbra, e exploração de alguns dos seus capítulos.
16/05/2019 17h00:
Os jogos online e o ensino da Matemática:
O uso pedagógico dos jogos matemáticos:
21/05/2019 16h00:
A robótica na sala de aula - apresentação pelo Projeto SoftCiências.
|