Assim os seguintes conteúdos não aparecem, como tal, na presente proposta:
1. Propriedades do símbolo Sigma (Somatório)
2. Distribuições estatísticas bidimensionais
3. O Conjunto R (Dízimas; Majorantes e minorantes)
4. Axiomas e geometria sintética
5. Distribuições de frequências relativas de probabilidades
6. Analogia dos senos
7. Aplicação do produto escalar à demonstração de algumas propriedades da geometria e da trigonometria
8. Referência à lei binomial de probabilidade
9. Derivadas de funções implícitas
10. Cónicas
11. Resolução de sistemas pelo método de Gauss
12. Cálculo integral
13. Derivadas das funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas
14. Estudo dos limites, quando x tende par zero, de senx/x, (e^x-1)/x, ... e exercícios derivados
15. Estudo da sucessão tendente para e e os consequentes cálculos de limites; número e.
16. Regras para levantamento de indeterminações
17. Estruturas algébricas
Estes cortes obviamente que foram feitos, não porque se entenda que não representam temas importantes, mas porque é ilusório pensar que é possível ensiná-los só porque aparecem em documentos oficiais. A nossa história recente está cheia de programas sobrecarregados muito bem intencionados mas que nunca são cumpridos, mesmo quando a metodologia usada é apenas a da aula magistral com aulas de exercícios. Estes cortes levantam um problema muito importante. A formação matemática dos alunos, se é verdade que se pensa será mais completa e eficaz nos temas mantidos nos programas, ficará diminuída em extensão por causa dos temas omitidos. Isto reforça a ideia de que as 4 horas semanais para a disciplina de Matemática são insuficientes para uma completa formação matemática no ensino secundário.
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