Cortes em relação ao programa anterior


Procurou a Equipa Técnica apresentar um programa que, sem sombra de dúvidas, seja exequível nas 4 horas semanais previstas para a disciplina de Matemática. Isso implica que um certo número de cortes seja efectuado em relação ao programa anterior.

Assim os seguintes conteúdos não aparecem, como tal, na presente proposta:

1. Propriedades do símbolo Sigma (Somatório)

2. Distribuições estatísticas bidimensionais

3. O Conjunto R (Dízimas; Majorantes e minorantes)

4. Axiomas e geometria sintética

5. Distribuições de frequências relativas de probabilidades

6. Analogia dos senos

7. Aplicação do produto escalar à demonstração de algumas propriedades da geometria e da trigonometria

8. Referência à lei binomial de probabilidade

9. Derivadas de funções implícitas

10. Cónicas

11. Resolução de sistemas pelo método de Gauss

12. Cálculo integral

13. Derivadas das funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas

14. Estudo dos limites, quando x tende par zero, de senx/x, (e^x-1)/x, ... e exercícios derivados

15. Estudo da sucessão tendente para e e os consequentes cálculos de limites; número e.

16. Regras para levantamento de indeterminações

17. Estruturas algébricas

Estes cortes obviamente que foram feitos, não porque se entenda que não representam temas importantes, mas porque é ilusório pensar que é possível ensiná-los só porque aparecem em documentos oficiais. A nossa história recente está cheia de programas sobrecarregados muito bem intencionados mas que nunca são cumpridos, mesmo quando a metodologia usada é apenas a da aula magistral com aulas de exercícios. Estes cortes levantam um problema muito importante. A formação matemática dos alunos, se é verdade que se pensa será mais completa e eficaz nos temas mantidos nos programas, ficará diminuída em extensão por causa dos temas omitidos. Isto reforça a ideia de que as 4 horas semanais para a disciplina de Matemática são insuficientes para uma completa formação matemática no ensino secundário.


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