
2010/2011 - Meios
Computacionais no Ensino (da Matemática)
(do Mestrado
em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário)
SUMÁRIOS
08/02/2011: Apresentação da disciplina e da página da disciplina; métodos de avaliação; apresentação do 1º trabalho. Inscrição em listas de discussão. Exploração dos recursos das listas de discussão. Considerações gerais sobre o uso pedagógico das listas de discussão.
9/02/2011: Historial das principais listas de discussão em língua portuguesa; algumas características das mesmas; pesquisa, arquivos e ligações das listas. A página da UC; características principais, referência ao iTunesU.
7/03/2011 (8h 30m - sala 4.2): [aula trocada com Ensino da Matemática II] Características das Listas de Discussão; comparação de várias listas; razões de maior ou menor actividade das mesmas. Possíveis utilizações.
09/03/2011 (8h 30m - sala 0.1): Aplicações, apliquetas e internet - história, exemplos e interesse pedagógico.
09/03/2011 (10h 30m - sala 4.2): [aula trocada com Ensino da Matemática II] Construção de uma apliqueta simples usando o ambiente de Geometria Dinâmica Cinderella. Colocação numa página internet.
11/03/2011 (11h 30m - sala 4.2): [aula trocada com Ensino da Matemática II] Estudo sistemático das ferramentas básicas do Cinderella.
15/03/2011 (8h 30m - sala 4.2): [aula trocada com Realidade Escolar II] Exercícios interactivos com o Cinderella. Construção completa de um exercício.
15/03/2011 (10h 30m - sala 0.1): Exercícios interactivos com o Cinderella. Colocação de um exercício na internet.
16/03/2011 (8h 30m - sala 0.1): Introdução ao estudo do sotware Modellus. O que é a Modelação Matemática.
22/03/2011 (8h 30m - sala 4.2): [aula trocada com Realidade Escolar II] Uso do software Modellus para construção de modelos matemáticos: exemplos com parâmetros.
22/03/2011 (10h 30m - sala 0.1): Uso do software Modellus para construção de modelos matemáticos: modelação de parábolas (Ponte 25 de Abril) e de catenárias (Grande Arco de St Louis).
23/03/2011 (8h 30m - sala 0.1): Método simples de criação de páginas de internet - compositor próximo de processador de texto (SeaMonkey), uso e modificação de páginas padrão pré-elaboradas (Free Templates).
29/03/2011 (8h 30m - sala 4.2): [aula trocada com Realidade Escolar II] As novas possibilidades ao alcance do professor de Matemática. Explorando a INTERNET à procura de recursos para a aula de Matemática:
Dificuldades da pesquisa na INTERNET: a palavra HEXAGON dá-nos 16.200.000 resultados (em 0,12 segundos) e mesmo a palavra HEXáGONO dá 648.000 resultados (em 0,19 segundos).
29/03/2011 (10h 30m - sala 0.1): Onde começar a explorar a INTERNET?
Outras ferramentas:
Páginas pessoais:
30/03/2011 (8h 30m - sala 0.1): (tolerância de ponto)
5/04/2011 (10h 30m - sala 0.1): O uso da internet nas escolas básicas e secundárias actualmente.
Possibilidades e dificuldades. Uso apoiado de recursos da internet. A construção própria de recursos (actividades interactivas com software de Geometria Dinâmica) ou uso de portais específicos: o Portal das Escolas, a Casa das Ciências, o Clube SoftCiências, páginas por ano e disciplina.
6/04/2011 (8h 30m - sala 0.1): Software educacional para o Ensino da Matemática. Procura, avaliação e utilização.
12/04/2011 (10h 30m - sala 0.1): Construção de uma página com recursos para
o ensino da Matemática no 10º ano de escolaridade.
13/04/2011 (8h 30m - sala 0.1): Continuação da construção da página de apoio ao 10º ano de escolaridade. Selecção de videos.
26/04/2011 (10h 30m - sala 0.1): Avaliação de software educativo: o projeto SACAUSEF
27/04/2011 (8h 30m - sala 0.1): Discussão de alguns exemplos concretos de avaliação de softawre educativo de Matemática, usando as orientações do projeto SACAUSEF
3/05/2011 (10h 30m - sala 0.1): Pesquisa de problemas matemáticos para os quais seja vantajoso um tratamento multimédia. Uso de pesquisas gerais na internet e pesquisas no Google-livros. A selecção final inclui os problemas tipo dama-tigre e os problemas tipo chapéu-prisioneiro.
4/05/2011 (8h 30m - sala 0.1): Discussão e escolha de um dos problemas da aula anterior. Foi escolhido o problema do tipo chapéu-prisioneiro. Pesquisa na internet de variantes deste problema.
17/05/2011 (10h 30m - sala 0.1): Exploração do software Moodle para troca de impressões sobre o texto de orientação para a gravação do problema.
18/05/2011 (8h 30m - sala 0.1): Construção via Moodle do guião da gravação.
24/05/2011 (10h 30m - sala 0.1): Análise via Moodle do guião proposto.
25/05/2011 (8h 30m - sala 0.1): Ensaio geral do guião escolhido.
31/05/2011 (10h 30m - sala 0.1): Gravação do video "Dois problemas de se lhe tirar o chapéu".
01/06/2011 (8h 30m - sala 0.1): Apresentação e discussão do trabalho nº 4 a realizar para esta disciplina.
 
|