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2011/2012 - Meios
Computacionais
no Ensino (da Matemática)
(do Mestrado
em
Ensino de Matemática no 3º ciclo do
Ensino Básico e no Secundário)
SUMÁRIOS
22/02/2012 08:30: Apresentação da
disciplina e da página da disciplina;
métodos de avaliação;
apresentação do 1º trabalho.
Inscrição em listas de discussão.
Exploração dos recursos das listas de
discussão. Considerações gerais
sobre o uso pedagógico das listas de
discussão.
28/02/2012 10:30: Inscrição dos alunos em
5 listas de discussão ligadas ao ensino da
Matemática. Diferentes modos de
inscrição, dúvidas. Análise
do conteúdo e objetivos de cada uma das 5 listas.
Estudo de algumas discussões nas diversas listas
e suas carcaterísticas. Discussão da
participação relativamente reduzida nas
discussões com listas que têm de 200 a mais
de 1000 inscritos. Necessidade de uma dinâmica
escolar diferente para aproveitar as oportunidades que
já existem hoje.
29/02/2012 08:30: Iniciação ao estudo do
software de Geometria Dinâmica Cinderella
(versão 1 em língua portuguesa). Exemplo
de criação de página de internet
interativa:
Exemplo
1
06/03/2012 10:30: Como criar páginas na internet no Departamento de Matemática. Problemas de segurança. Criação de uma primeira página. Criação de lugares geométricos e animações no Cinderella. Exemplos:
Exemplo 2
Exemplo 3
Exemplo de espirógrafo
Exemplo 5 (em Cinderella 2.6)
07/03/2012 08:30: Mais exemplos com o Cinderella. Criação de exercícios interativos. Exemplos de anos anteriores:
13/03/2012 10:30 (19/03/2012 08:30). Construção de páginas na internet. Página exemplo construída na aula:
Página editada com o programa SeaMonkey
14/03/2012 08:30. Exploração do YouTube. Inclusão de videos em páginas da internet.
14/03/2012 17:30 (20/03/2012 14:30). Exploração de conteúdos da internet relativos à sucessão de Fibonacci. Colocação de vários elementos na página construída na disciplina.
20/03/2012 10:30. Exploração do programa POLY. Estudo dos sólidos arquimedianos e criação de uma página com exemplos:
Página editada
21/03/2012 08:30. Referências ao projeto NRich da Universidade de Cambridge e One Minute Math (New Scientist). Introdução ao programa Modellus.
21/03/2012 17:30 (28/03/2012 17:30).
27/03/2012 10:30. Apresentação do projecto "Etudes Mathematiques" do Instituto Matemático Steklov. Curvas em coordenadas polares e paramétricas. Indice de Curvas Famosas. Realização de dois modelos no MODELLUS, seguindo o guião das atividades para professores de Matemática, com uma pontinha de Física, escritas na ES S.João do Estoril:
Modelo 1: movimento de duas partículas
Modelo 2: efeito estroboscópico no movimento de uma partícula
28/03/2012 08:30. Realização de dois modelos no MODELLUS, seguindo o guião das atividades para professores de Matemática, com uma pontinha de Física, escritas na ES S.João do Estoril:
Modelo 3: Cair na Terra... Cair na Lua...
Modelo 4: Atou-se uma pedra a um fio...
10/04/2012 10:30. Atualização das páginas pessoais com os ficheiros criados com o programa Modellus. Criação de modelos matemáticos a partir de fotografias. Situações a usar:
Um trabalho realizado na aula:
Modelo da Ponte D. Maria com duas funções quadráticas.
11/04/2012 08:30. O Grande Arco da cidade americana de St Louis tem a forma de uma catenária, conforme assinala a Wikipédia e a página de divulgação 'Maths in the City'. Eis um exemplo de modelação com o Modellus. A utilização de escalas adequadas é fundamental para o sucesso do nosso modelo.
17/04/2012 10:30. Explorações Matemáticas na Internet. Exemplos e discussões.
18/04/2012 08:30. Iniciação ao uso do Moodle.
24/04/2012 10:30. Utilização do Moddle para um trabalho colaborativo de construção de um guião para uma filmagem de um problema de Matemática.
2/05/2012 08:30. Utilização do Moddle para um trabalho colaborativo de construção de um guião para uma filmagem de um problema de Matemática (conclusão).
15/05/2012 10:30. Webinars: salas de aula do futuro?
16/05/2012 08:30. Atividades interativas em linha: exemplos com vetores. Variabilidade de terminologia associada ao tema vetores.
22/05/2012 10:30. Criação de uma página local com apliquetas.
Página 1: Tangentes e Secantes
Página 2: Gráficos animados
23/05/2012 08:30. Conclusão da aula anterior.
29/05/2012 10:30. Atividades para alunos mais interessados: dificuldades da sua realização numa sala de aual, possibilidades alternativas, o
exemplo do Nrich da Universidade de Cambridge.
30/05/2012 08:30. Revisão e discussão do uso de apliquetas interativas.
5/06/2012 10:30. Estudo de limites de sucessões usando apliquetas na internet. Visualização gráfica da definição de limite de sucessão.
Um exemplo: Estudo de convergência
6/06/2012 08:30. Criação de páginas internet usando um processador de texto: exemplo de procedimento. A página do Professor David S. Richeson do Dickinson College, Carlisle, PA, EUA: riqueza e diversidade de meios de comunicação utilizados. Desafios ao professor de Matemática hoje: é possível melhorar substancialmente o ensino e a aprendizagem, usando as ferramentas mais simples disponíveis hoje, como as que foram vistas nesta cadeira. Usem-nas!
Fim do curso.
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