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2015/2016 - Meios Computacionais no Ensino da Matemática (do Mestrado em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Secundário) TEXTOS Uso do software GEOGEBRA em diferentes contextos 21 de maio de 2016: IV Día de GeoGebra Iberoamericano - VI Dia GeoGebra Portugal V Dia GeoGebra Portugal - Começando nos primeiros anos, 9 de maio de 2015, Escola Superior de Educação de Lisboa Ensinado Geometria com o software Geogebra por Sérgio Eduardo Ferreira et al. (UNEMAT) - Anais do CNMAC (SBMAC)v.3, 2010.
GeoGebra - Possibilidades para o Ensino de Matemática por Revelino José Petla (Universidade
Federal do Paraná, Departamento de Matemática)
USO DO GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA:
REFLEXÃO CENTRADA NA PRÁTICA por Elizabeth M. Rocha et al. (Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza - CE - Brazil)
O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA por Alessandra Querino da Silva e Tatiana Silva dos Santos. (VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, ULBRA, Canoas, 2013)
Resolução de exercícios e problemas de função polinomial do 1º grau com e sem o GeoGebra por André Tenório, Zélia de Souza Santos Costa, Thaís Tenório (Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, v.3, n.2, pp.104-119,2014)
Aprendizagem das funções no 8.º ano com o auxílio do software GeoGebra por Anabela Candeias (Tese de mestrado, Educação (Didáctica da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010)
Uma proposta de ensino da Trigonometria com uso do software Geogebra por Leonor Pedroso (Tese de mestrado, Ensino da Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Matemática, 2012)
O GeoGebra para além da segunda dimensão por Ana Breda, Alexandre Trocado, José Santos (Indagatio Didactica, vol. 5(1), julho 2013)
Ensinar o conceito de derivada com o Geogebra, por projecto CIENCEDUC
Manual de atividades no Geogebra para a Educação Básica, por GUSTAVO HENRIQUE NOGUEIRA REZENDE PAIVA
Geogebra 3D, por Alexandre Trocado e José Santos
GeoGebra 3D, por Andreas Lindner (Proceedings TIME 2014)
Study of Historical Geometric Problems by Means of CAS and DGS, por Roman Hasek (Proceedings TIME 2014)
Textos Gerais
"Regular computer users perform better in key school subjects, OECD study shows"
PISA 2009 Results: Students On Line: Digital Technologies and Performance (Volume VI) - "94% of students in OECD countries who took part in PISA 2009 have at least one computer at home, compared to 72% in 2000. The increase in access was greater among disadvantaged students (37 percentage points) than among advantaged students (7 percentage points). But computer use at school had little impact on results, while using a computer at home had a more marked impact on results. To help students at school, computer use should be integrated into curricula and more invested in training teachers to use them for teaching and to help students learn, says the OECD."
PISA, Are boys and girls ready for the digital age? PISA in Focus 12, 2012
On average, girls outperform boys in digital reading; however, the gender gap is narrower
than it is in print-reading proficiency.
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Departmento de Matemática da Universidade de Coimbra