5/02/2018 8h30: Apresentação da disciplina e da página
da disciplina; métodos de avaliação.
Considerações gerais sobre o uso pedagógico das
ferramentas computacionais.
Iniciação ao estudo do
software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Potencialidades do software.
8/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de
Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5).
Potencialidades do software.
12/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de
Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5).
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.
15/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de
Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5).
Trabalho com os grupos do Geogebra.
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.
19/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de
Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5).
Criação de páginas pessoais usando o SeaMonkey.
Trabalho com os grupos do Geogebra: os projetos. Exemplo:
Projeto BISSETRIZ na página Geogebra.org
Ligação para a apliqueta BISSETRIZ:
22/02/2018 8h30: Continuação do estudo do software de
Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5).
Os grupos do Geogebra. Análise do 2º trabalho a realizar na disciplina.
29/02/2018 8h30: Trabalho sobre as páginas pessoais dos estudantes usando o SeaMonkey.
5/03/2018 8h30: Discussões sobre o trabalho 1 e trabalho 2.
Projeção de alguns filmes da série "Matemática em toda a parte".
8/03/2018 8h30: Continuação do estudo do software de
Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5).
Potencialidades do software.
Exemplos:
12/03/2018 8h30: Continuação do estudo do software de
Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Algumas propriedades geométricas e pontos
notáveis do triângulo
12/04/2018 8h30: Análise do software KAHOOT.
Exemplo de atividade com o software para estudo de funções e gráficos: Funções e gráficos.
12/04/2018 10h30: Realização de uma atividade com o software para estudo de funções hiperbólicas: Funções hiperbólicas.
Desafio em competição com os estudantes que já o realizaram anteriormente: Funções hiperbólicas
16/04/2018 8h30: O video na aula de Matemática e na escola. Exemplos de divulgação:
19/04/2018 8h30: Início da participação no curso online da European Schoolnet, "Promoting Technology-Enhanced Teaching"
Resposta aos inquéritos iniciais do curso.
Preparação de um video usando o software Creator Studio do YouTube.
Exemplo de atividade feita no ano anterior com este software:
19/04/2018 10h30: Escolha do tema e planeamento da proodução de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube.
Continuação do planeamento da produção de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube
21/05/2018 8h30: Continuação do planeamento da produção de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube e Clipchamp Create (com Chrome).. Este foi o Guião produzido. Filmagem das diversas partes a incluir no video a produzir pelos estudantes. Videos produzidos:
24/05/2018 8h30: Conclusão da produção de um video de Matemática usando o software Creator Studio do YouTube e Clipchamp Create (com Chrome). Um exemplo possível: