2020/2021 - Meios
Computacionais no Ensino da Matemática
(do Mestrado
em Ensino de Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e
no Secundário )
SUMÁRIOS
16/02/2021 14h30: Apresentação da disciplina e da página
da disciplina; métodos de avaliação.
Projetos em que esta disciplina vai estar envolvida: Dia internacional da Matemática, Etwinning, Happy@UC.
18/02/2021 14h30: Considerações gerais sobre o uso pedagógico das
ferramentas computacionais. Iniciação ao estudo do
software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Potencialidades do software. Criação do GRUPO
desta disciplina MCEM 2021.
23/02/2021 14h30: Continuação do estudo do
software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra
Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019
de Jorge Cássio.
25/02/2021 14h30: Continuação do estudo do
software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra
Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019
de Jorge Cássio.
Exploração de alguns videos de TOM APOSTOL (1923-2016) do Projeto MATHEMATICS no YouTUBE
2/03/2021 14h30: Continuação do estudo do
software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra
Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.
O que é um MOOC. Alguns exemplos.
MOOC: "Promoting Technology-Enhanced Teaching"
(MENTEP (Mentoring Technology-Enhanced Pedagogy) project).
MOOC: "Pre-University Calculus"
(TU Delft Online Learning).
MOOC: "Scratch: Programming for Teachers"
(TU Delft Online Learning).
MOOC: "Cenários de Aprendizagem Ativa"
(Direção-Geral da Educação (DGE) - NAU).
MOOC: "A Europeana na sala de aula"
O património cultural digital pode ser utilizado não apenas durante o ensino das Artes, da História ou da Literatura, mas também proporciona uma excelente base para o ensino das disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Inscrição no MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
VIDEO
4/03/2021 14h30: Continuação do estudo do
software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra
Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.
9/03/2021 14h30:
Estudo do módulo introdutório do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
Continuação do estudo do
software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra
Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.
11/03/2021 14h30:
Ano Internacional da Matemática: Parabéns aos estudantes cujos pósteres foram selecionados para a página das comemorações . Referência às comemorações de 2021.
Continuação do estudo do
software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra
Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.
16/03/2021 14h30:
Estudo da primeira parte do primeiro módulo do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra
Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.
18/03/2021 14h30:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra
Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.
Enciclopédia de curvas planas: Famous Curves Index
23/03/2021 14h30:
Estudo da segunda parte do primeiro módulo do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
25/03/2021 14h30:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra
Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.
6/04/2021 14h30:
Estudo da primeira parte do segundo módulo sobre "Subtasks" do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
8/04/2021 14h30:
Estudo da segunda parte do segundo módulo sobre "Task Wizard" do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
Geogebra 3D - alguns exemplos:
Interseção de superfícies , Problema da superfície esférica (planos tangentes) , Interseção de 3 planos
13/04/2021 14h30:
Estudo da primeira parte do terceiro módulo sobre "Subtasks" do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
15/04/2021 14h30:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração do LIVRO Geogebra
Aprendendo Geometria Plana com a Plataforma GeoGebra-2019 de Jorge Cássio.
Geogebra 3D - mais alguns exemplos:
Uma proposta para o ensino da geometria espacial usando o Geogebra 3D Loana Araújo de Souza (Universidade Estadual da Paraíba, Brasil), A visualização no ensino de geometria com o Geogebra 3D RAISSA SAMARA SAMPAIO (Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá, Universidade Estadual Paulista, Brasil), L'égalité de Pythou , Des activités clés en main avec GeoGebra et Scratch , Jean-Yves Labouche. "Journée Ateliers
Informatiques et Mathématiques pour les Enseignants", 17 de abril, 10h20 - 11h00 (hora francesa)
Outras notícias:
Why Uruguay's Schoolchildren Are Doing So Well in the Pandemic SPIEGEL international, 23.03.2021
Python au Lycée : Un support pour l’activité mathématique , Franck Chevrier. "Journée Ateliers
Informatiques et Mathématiques pour les Enseignants", 17 de abril, 15h25 - 16h05 (hora francesa)
20/04/2021 14h30, aula presencial e a distância:
Estudo da segunda parte do terceiro módulo sobre "Intervals" do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
22/04/2021 14h30, aula presencial e a distância:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração de programação através da tarefa
Equação do 2º Grau de Jorge Cássio.
27/04/2021 14h30, aula presencial e a distância:
Estudo da primeira parte do quarto módulo sobre "Trail & app" do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
29/04/2021 14h30, aula presencial e a distância:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5). Exploração de programação através da tarefa
Equação do 2º Grau de Jorge Cássio.
4/05/2021 14h30, aula presencial e a distância:
Estudo da segunda parte do quarto módulo sobre "Trail & app" do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
6/05/2018 14h30: aula presencial e a distância:
Trabalho sobre as páginas pessoais dos estudantes usando o SeaMonkey .
11/05/2021 14h30, aula presencial e a distância:
Estudo do último módulo do MOOC "Task Design for Math Trails" organizado pelo projeto europeu MASCE3 - Math Trails in School, Curriculum and Educational Environments of Europe
13/05/2018 14h30: aula presencial e a distância:
Continuação do trabalho sobre as páginas pessoais dos estudantes usando o SeaMonkey .
Transferência de ficheiros usando o FileZilla .
18/05/2021 14h30, aula presencial e a distância:
Discussão da elaboração de um plano de aula, tendo por base os recursos digitais de editoras portuguesas.
Apresentação e discussão de alguns planos de aula usados no passado em aulas do Estágio Pedagógico.
20/05/2018 14h30: aula presencial e a distância:
As calculadoras gráficas no ensino da Matemática.
Fim do curso.