14/02/2022 14h30: Apresentação da disciplina e da página
da disciplina; métodos de avaliação.
Projetos em que esta disciplina vai estar envolvida: Dia Internacional da Matemática, Etwinning, MathCityMap.
Dia Internacional da Matemática 2022: o que faremos: IDM314
16/02/2022 10h00: Considerações gerais sobre o uso pedagógico das
ferramentas computacionais.
Iniciação ao estudo do
software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5 e 6). Potencialidades do software.
Continuação do MOOC: "Trabalho Colaborativo com o eTwinning: Primeiros Passos"
(Direção-Geral da Educação (DGE) - NAU).
10/03/2022 17h00:
Continuação da exploração do Math City Map; como criar, modificar e utilizar trilhos.
15/03/2022 17h30:
Execução de um trilho do Math City Map criado pelos estudantes do ano anterior.
Uso da sala de aula digital com o Math City Map.
17/03/2022 17h00:
Segundo estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra
(versão 5 e 6). A criação de páginas múltiplas e a criação de livros.
22/03/2022 17h30:
Início do trabalho sobre as páginas pessoais dos estudantes usando o SeaMonkey.
Transferência de ficheiros usando o FileZilla
24/03/2022 17h00:
Continuação do trabalho sobre as páginas pessoais dos estudantes usando o SeaMonkey.
Transferência de ficheiros usando o FileZilla. Elaboração de uma biografia académica: exemplo.
29/03/2022 17h30:
Continuação do estudo do software de Geometria Dinâmica Geogebra.
Exploração de LIVROS Geogebra:
Participação no 2022 STEM Discovery Campaign do Scientix
Análise da tarefa "Step into Space Print @ Home Exhibition" do projeto spaceEU da do Leiden University (Horizon 2020).
28/04/2022 17h00:
O pensamento computacional no currículo de matemática
Evento Nacional MatemaTIC - O Pensamento Computacional e o Currículo da Matemática em Portugal, Apresentação das ideias-chave em torno do pensamento computacional, da algoritmia e da programação como desafio para a aprendizagem da matemática. Reflexão e discussão em torno do currículo de matemática e do pensamento computacional, de perspetivas de aprendizagem da decomposição, reconhecimento de padrões e algoritmos com enfoque no desenvolvimento do pensamento computacional e na aprendizagem da matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico.