nš 28 (múltiplo)
ISSN 0870-7669 Março-Outubro
1991
Folha Informativa
do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"
MATMANIA
António Morgado
Tendo sido convidado por um dos elementos do Departamento de Matemática a divulgar a minha experiência no domínio do estudo da matemática por computador, resolvi aceitar este desafio. Como será do conhecimento da comunidade escolar, este ano as finais nacionais das Olimpíadas de Matemática decorreram na cidade de Viseu, nomeadamente na Escola Secundária Emídio Navarro. Para ocasião tão solene os professores de Matemática, em cooperação com o Conselho Directivo da referida Escola, resolveram organizar uma exposição relacionada com a Matemática onde, entre outras actividades, se podiam observar trabalhos realizados por alunos e professores, tais como cartazes, gráficos de funções, métodos de estudo da matemática por computador e, por fim, programas de computador relacionados com a matemática, tendo eu participado com um programa de gráficos de funções.
Este programa, bastante simples, elaborado numa linguagem de programação elementar foi o primeiro programa digno deste nome que eu fiz, com todo o incentivo da minha Professora de matemática e dos meus Colegas.
O programa chama-se MATMANIA, e segundo sugestão dos organizadores da exposição, foi elaborado por forma a funcionar em modo de demonstração, ou seja, o programa não requer a introdução de qualquer informação via teclado, autoexecuta-se por si só em ciclos repetitivos.
Mas passemos à descrição do funcionamento do MATMANIA. Quando o programa é carregado, começa por apresentar um écran introdutório, passando em seguida a um Menu com três opções, que se irão executar automatica e sequencialmente.
Através da opção 1 o programa irá entrar na parte relacionada com o estudo da função quadrática (ax2 + bx + c), através do traçado de gráficos de funções pré-definidas que nos permitirão visualizar a influência de cada um dos factores a, b ou c no traçado do gráfico. Depois disto o programa entrará numa fase em que são apresentados quadros resumo, que pretendem, de uma forma sintética, explicar o comportamento de cada uma das funções traçadas.
Pela opção 2 o programa entra automaticamente no estudo da função afim (y = mx + b), utilizando o mesmo método que foi utilizado para a função quadrática, ou seja, serão traçados gráficos de rectas que demonstram a influência dos factores m e b.
Seguidamente ocorrerá, à semelhança da função quadrática, uma secção de elucidação dos gráficos vistos através de uma sequência de quadros resumo.
Para terminar: - pela opção 3 o programa irá entrar numa secção de traçagem de gráficos curiosos, com funções trigonométricas e outras, voltando em seguida, o programa ao início.
Esta minha participação na exposição só veio estimular o gosto que tenho por computadores, ao mesmo tempo que me fez acreditar mais na minha capacidade de fazer algo. Senão vejamos: não tenho qualquer curso de formação no ramo da informática, o pouco que sei aprendi-o sozinho à custa da leitura de alguma literatura e de exercícios no meu PC. Esta iniciativa dos professores de matemática da E.S.E.N. veio permitir-me o convívio e aprendizagem com outros colegas mais avançados nesta área da informática, que me aconselharam a aprender agora uma linguagem de programação mais completa e mais avançada, que permita elaborar programas mais complexos e interessantes. Esta será a minha meta a atingir a curto ou médio prazo: continuar a alargar os meus conhecimentos dentro desta área de que tanto gosto e que tanta ajuda pode dar à ciência no geral e ao cálculo matemático em particular. É necessário combater a ideia que o computador é uma máquina só destinada a técnicos especializados, pois toda a gente pode num curto espaço de tempo assimilar conhecimentos que lhe permitam trabalhar, já de um modo razoável, com um computador; esta exposição foi uma prova disso!
Eu faço parte de uma turma cujas aulas de matemática são assistidas por computador, e os resultados são espectaculares! O computador concretiza cálculos que seriam impensáveis de fazer, como por exemplo o cálculo de 500 ou 1000 valores necessários para fazer um gráfico de uma função. Mas o computador também pode ajudar nos cálculos de obras de construção civil, o que já acontece por exemplo nas pontes de grande envergadura, minimizando assim o tempo gasto para a elaboração dos referidos cálculos.
Resumindo, e segundo o meu ponto de vista, o computador não é uma máquina acessível apenas a técnicos especializados, toda a gente que se interesse minimamente pode trabalhar com esta maravilhosa máquina que, cada vez mais, pode ajudar no ensino da matemática e no desenvolvimento de novos métodos que tornem mais interessante a aprendizagem da matemática por parte dos alunos. É necessário que se comecem a combater todos os complexos existentes quanto à utilização dos computadores; ninguém deve ter receio em aprender a utilizar os computadores!
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
[ Início do Número 28 ] [ Menu Principal ]