nš7
ISSN 0870-7669 Out/Nov/Dez
1987
Folha Informativa
do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"
CALCULADORAS NA AULA DE MATEMÁTICA
(Posição oficial do NCTM- National Council Of
Teachers of Mathematics, EUA, em Abril 86)
O NCTM recomenda a introdução da calculadora nos programas escolares de matemática em todos os graus de ensino, na aula, no trabalho de casa, e na avaliação. Embora muito usadas na sociedade, as calculadoras são-no muito menos nas escolas onde poderiam libertar muito do tempo que os estudantes actualmente gastam a fazer cálculos. O tempo ganho deveria ser dedicado a ajudar os alunos a entenderem a matemática, a desenvolverem estratégias, e, em geral a usar e aplicar a matemática
Em cada ano deveria ensinar-se a todos os alunos como e quando usar a calculadora. Para a usar bem, os alunos devem ser capazes de avaliar e julgar a razoabilidade dos resultados. Concequentemente, um entendimento das operações e um conhecimento dos factos básicos são tão importantes como sempre o foram. A avaliação da compreensão que os alunos têm dos conceitos matemáticos e suas aplicações, deve ser concebida de modo a permitir o uso de calculadoras.
O Natinal Council of Teachers of Mathematics recomenda que todos os estudantes usem calculadoraspara:
- se concentrarem mais no processo de resolução do que nos cálculos associados aos problemas;
- terem acesso a matemática para além da mera capacidade de cálculo;
- explorar, desenvolver e reforçar conceitos incluindo estimação, computação, aproximação e suas propriedades;
- fazerem experiências com ideias matemáticas e descobrirem padrões e leis de formação;
- efectuar aqueles cálculos fastidiosos que aparecem quando se trabalha com dados de situações reais durante a resolução de problemas.
O NCTM recomenda que editores, e autores de livros e de testes integrem o uso da calculadora nos seus materiais matemáticos em todos os graus de ensino.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
[ Início do Número 7] [ Menu Principal ]