nº7
ISSN 0870-7669 Out/Nov/Dez
1987
Folha Informativa
do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"
QUESTÕES & RESPOSTAS
Nesta Secção o "nonius" tentará responder a todo o tipo de questões relacionados com a utilização dos computadores que qualquer interessado lhe envie.
P - Em Portugal ou no estrangeiro, existem outros projectos do género do "Projecto Computação no Ensino da Matemática"?
C.M.
R - Tanto em Portugal como no estrangeiro existem inúmeros projectos, relacionados de um modo ou de outro com a utilização dos computadores (e das calculadoras) no ensino, desde o jardim-escola até à universidade Já são mais raros os projectos que se ocupem exclusivamente da utilização dos computadores na aula de matemática; em Portugal não conhecemos a existência de outros, no estrangeiro existem alguns, a título exemplificativo vamos descrever sucintamente um deles:
O projecto IMPACT ("Integrating Mathematics Programs and Computer Technology"/Integrando os Programas de Matemática e a Tecnologia dos Computadores) foi formado no estado americano de Montana por quatro organizações regionais- A Associação de Professores de Matemática de Montana, o Departamento de Instrução Pública de Montana, e os Departamentos de Matemática das Universidades de Montana e Estadual de Montana. Este projecto é financiado pela NSF (o equivalente americano do INIC) e tem por objectivo treinar professores de matemática experientes do 7º, ao 12º de escolaridade para servir como monitores de acções de formação a outros professores sobre como utilizar o computador como uma ferramenta educacional na aula de matemática.
A formação destes monitores é realizada através de cursos de verão de seis semanas completados com mais um curso de três semanas no verão seguinte.
Estes Cursos de verão são elaborados de modo a melhorar a capacidade dos professores em conteúdo matemático e metodologia, com ênfase especial na integração do computador para melhorar o ensino da matemática. Algum material curricular novo foi desenvolvido oara incluir novos tópicos tais como a matemática discreta, que foi recentemente introduzida na estrutura curricular americana,
O projecto IMPACT insiste na utiliação regular do computador para o ensino da matemática e para a melhora do ensino na aula de matemática, assim como agente de mudança do curriculum de matemática e dos métodos de ensino a nível do ensino secundário. Os futuros monitores exploram e avaliam um certo número de software especialmente seleccionado, que inclui quatro ou cinco programas de cada um dos assuntos de matemática ensinados do 7º ao 12º anos. Este software é depois posto à disposição dos monitores para as suas acções de formação contínua.
. . . . . . . . . . .
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
[ Início do Número 7]
[ Menu
Principal
]