sólidos geométricos
Os sólidos geométricos são volumes que têm na sua constituição figuras geométricas e podem ser poliedros, se só tiverem superfícies planas, ou não poliedros, se tiverem superfícies planas e curvas.
Se pensarmos bem no nosso dia-a-dia encontramos uma bola (que tem o aspeto de uma esfera), um dado (que tem o aspeto de um cubo), uma lata de refrigerante (que tem o aspeto de um cilindro), um chapéu de bruxa (que tem o aspeto de cone), o autocarro (que tem o aspeto de um paralelepípedo), entre outros.
Sólidos Poliedros e Não Poliedros:
A palavra “Poliedros” vem de poli + hedros, em que poli significa muitos e hedros significa faces.
Os sólidos poliedros são sólidos delimitados por regiões planas (polígonos) que constituem as denominadas faces. Os segmentos de recta que limitam as faces designam-se por arestas e pontos de encontro destas por vértices.
Todos os poliedros vão ter faces, vértices e arestas. As faces são os polígonos que limitam o poliedro; os vértices são os pontos de intersecção de três ou mais arestas; e, por último, as arestas são segmentos de reta que limitam as suas faces.
Os poliedros podem ser de dois tipos: convexos ou não convexos. Um poliedro diz-se convexo quando um poliedro está situado apenas num semi-espaço, em relação a qualquer uma das suas faces.
Um sólido diz-se não poliedro quando não verifica as condições para ser poliedro.
Relação de EULER:
F + V = A + 2 |
- Sólidos Platónicos;
- Sólidos Arquimedianos;
- Sólidos de Johnson;
- Sólidos de Kepler - Poinsot;
- Sólidos de Catalán;
- Pirâmide e Bipirâmides;
- Prismas e Anti Prismas;
- Deltaedros;
- Trapezoedros.