Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário
Meios Computacionais no Ensino
Trabalho 1
Inscrição na lista Tec-Mat, Mat no Básico, Mat no Secundário, Mat Feliz, Macs-com-rede e Hist-Mat-Port. Escolha de duas mensagens de duas das listas (uma de cada lista) que ache interessante e que de algum modo justifique alguma vantagem do uso deste tipo de meio de comunicação. Elaboração de um relatório com 3 a 10 páginas (a carregar, em formato PDF, em zona própria no InforEstudante) contendo um resumo do conteúdo dessas mensagens e um relatório justficando o interesse e vantagem das mensagens escolhidas.
Trabalho 2
Resolver o seguinte trabalho usando o software Cinderella e colocar na respetiva página pessoal:
a) Constrói um pentágono regular de lado dado (5, por exemplo).
b) Constrói um pentágono regular de lado
dado (5, por exemplo) usando apenas o compasso.
c) Constrói um pentágono regular de lado dado (5, por exemplo) usando um pentagrama.
d) Constrói um octógono regular de lado dado (5, por exemplo).
Trabalho
3
Modelar uma imagem usando o software
Modellus e construir uma página onde conste:
-
A imagem original usada indicando quem foi o autor ou de que página foi retirada;
- A imagem obtida com o Modellus;
- As equações usadas no modelo matemático;
- Quais as propriedades gerais (2 ou 3) da classe de funções usada;
- O ficheiro Modellus construído. Para aceder aos
ficheiros deve clicar com o botão direito do rato na
ligação, e escolher a opção "Guardar destino como...".
Depois de guardados pode abrir os ficheiros com o
software Modellus.
Trabalho 4
Ir ao arquivo de ficheiros do Geogebra, escolher uma apliqueta, descarregá-la no formato HTML, traduzir o texto para português ou modificar o texto (editando com o SeaMonkey) e publicar na página.
Trabalho 5
Elaboração de uma página pessoal que
contenha os 4 outros trabalhos realizados na disciplina,
assim como algumas ligações para páginas discutidas nas
aulas.