Ações de formação

Porque acredito que as ações de formação são essenciais para melhorar a prática letiva, durante este ano letivo, realizei uma ação de formação direcionada aos professores do Grupo Disciplinar de Matemática da Escola Básica Grão Vasco, e frequentei três ações de formação.


        A sucessão de Fibonacci adaptada ao 3º Ciclo do Ensino Básico

Como formador, dinamizei no dia 20 de maio, na Escola Básica Grão Vasco, a ação de formação ``A sucessão de Fibonacci adaptada ao 3º Ciclo do Ensino Básico'', para o Grupo Disciplinar de Matemática, com a duração de 3 horas.

Esta ação de formação foi dividida em duas parte. Na primeira parte, apresentei alguns resultados teóricos, abordados no Projeto Educacional I, sobre a sucessão de Fibonacci e uma sua generalização. Na segunda parte, apresentei algumas atividades relacionadas com os resultados apresentados, mas, adaptadas ao ensino básico, objetivo central  do Projeto Educacional II.

Aproveitei esta ação de formação para divulgar a página Web criada sobre este tema, dando a conhecer aos docentes alguns materiais didáticos nela contidos.

                                Metas Curriculares do Ensino Básico

Nos dias 22 e 29  de outubro assisti à ação de formação, com duração de 3 horas,  ``Metas Curriculares do Ensino Básico''. Esta ação  foi dinamizada pelo Professor José Carlos (professor do Grupo Disciplinar de Matemática da Escola Básica Grão Vasco).

                                   Matemática em ambiente MatLab

No dia 10 de maio assisti à ação de formação, com duração de 5 horas, ``Matemática em ambiente MatLab''. Esta ação de formação foi dinamizada pelo Professor Doutor Fernando Duarte na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu.


                            Conceitos Básicos em VBA aplicados ao Excel

No dia 24 de maio assisti à ação de formação, com duração de 5 horas, ``Conceitos Básicos em VBA aplicados ao Excel''. Esta ação de formação foi dinamizada pelo Professor Carlos Cunha na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu.

                                                                                                                                                                                                     Voltar