O Agrupamento de Escolas Grão
Vasco é constituído por uma diversidade de
Este Agrupamento procura prestar um serviço educativo de qualidade, melhorar as aprendizagens dos alunos, assumindo-se deste modo como um Agrupamento de qualidade, inclusivo e respeitador da diferença. Uma das principais finalidades do Agrupamento é promover o sucesso educativo e a qualidade das aprendizagens realizadas pelos seus alunos como referencial de desenvolvimento.
Os esforços deste Agrupamento concentram-se, ao nível das prioridades, em quatro dimensões fundamentais. A dimensão curricular, entendida como o conjunto de decisões articuladas e partilhadas pelos vários intervenientes. A dimensão organizacional, associada à organização interna do Agrupamento. A dimensão institucional entendida como as relações que o Agrupamento tem com os diferentes parceiros educativos, e, por fim, a dimensão física entendida como os diferentes espaços escolares do Agrupamento, como domínio de intervenção os espaços equipamentos.
Alguns dos objetivos do Agrupamento são promover ações com vista à permanência dos alunos no agrupamento durante a Educação Básica; referenciar crianças que apresentem fatores de risco associados a limitações ou incapacidades, o mais precocemente possível; desenvolver a articulação entre projetos de modo a rentabilizar os recursos; fomentar maior envolvimento dos encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos; reforçar as parcerias institucionais que promovam a integração na vida ativa dos alunos e promover o melhoramento das condições de ensino / aprendizagem.
Algumas das estratégias desenvolvida neste Agrupamento para melhorar o seu desempenho são por exemplo o envolvimento dos diferentes ciclos de ensino em projetos integradores e transversais, a implementação de medidas educativas que visam promover a autonomia e a participação dos alunos com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente; a concertação de estratégias para a diminuição das situações de indisciplina; o estabelecimento de protocolos com parceiros institucionais estratégicos e a sensibilização das entidades competentes para remodelação/readaptação e/ou requalificação das escolas e dos espaços existentes nas mesmas.
Texto redigido com base no documento Projeto Educativo 2011 a
2014