Menu principal
A International Cartographic Association (ICA) decidiu celebrar o Ano Internacional do Mapa durante os anos de 2015 e 2016, formando a grupo de trabalho para planear e organizar uma série de ações. Especialistas de diversos países irão participar com o objetivo de fornecer à população mais conhecimento sobre mapas - como eles são produzidos e podem ser utilizados para diversos propósitos da sociedade. Outro objetivo é dar a oportunidade a estudantes de escolas básicas, secundárias e do ensino superior de conhecerem mais sobre cartografia, geodésia, fotogrametria e topografia. E assim o Ano Internacional do Mapa será celebrado em todo o mundo.
Quais são os objetivos do Ano Internacional do Mapa?
Dar mais visibilidade aos mapas.
Mostrar como os mapas e atlas podem ser utilizados na sociedade.
Mostrar como a tecnologia da informação pode ser utilizada para aquisição de informação geográfica e na produção de diversos mapas.
Apresentar diferentes tipos de mapas e métodos para a sua produção.
Mostrar o desenvolvimento técnico de mapeamentos e produção de atlas.
Mostrar a necessidade do desenvolvimento sustentável das infraestruturas de informações geográficas.
Aumentar o interesse dos estudantes para a cartografia e disciplinas relacionadas.
O Ano Internacional do Mapa passa a ser um marco para o mapeamento, reforça a identidade da ICA e destaca sua missão na área internacional.
Qual é o público-alvo do Ano Internacional do Mapa?
Público em geral
Estudantes
Profissionais
Entidades públicas
Quando se iniciou o Ano Internacional do Mapa?
O Ano Internacional do Mapa foi oficialmente lançado durante a conferência do International Cartographic Association (ICA) no Rio de Janeiro em agosto de 2015, e continuará até dezembro de 2016.
Informação retirada do sítio internacional do AIM2015/16.
Aproveitamos para convidar a conhecer o livro "O Mundo dos Mapas", já disponibilizado Português (BR) (O MUNDO DOS MAPAS) (PDF).