Menu principal
O projeto "O CÉU DOS NOSSOS AVÓS" é uma iniciativa do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa que nasceu no âmbito do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009). Em 2009, este projecto contou com a colaboração de diversas instituições, entre os quais o Museu da Amazonia (MUSA), que produziu um filme, da autoria do etnoastrónomo Germano Afonso, autor de diversos textos sobre a astronomia dos povos indígenas do Brasil (TEXTO1 e TEXTO2). O projeto renasce agora, integrado no Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra 2013.
Este projecto consiste na recolha de histórias tradicionais relacionadas com astronomia, mas também com a identificação de conhecimentos empíricos de astronomia que possam ter sido usados -
Esperamos poder contar com a colaboração de parceiros neste projecto, de modo a poder chegar o mais perto possível de pequenas comunidades rurais ou piscatórias, onde este conhecimento ainda não se tenha perdido. Instituições ou associações que pretendam ser parceiros neste projecto podem contatar-
ORGANIZAÇÃO:
-
-
MATERIAIS
O envio de materiais poderá ser feito para um dos nossos endereços de correio eletrónico.
FILMES
O céu dos nossos avós (com legendas em inglês)
Germano Afonso - Museu da Amazônia (MUSA) - Manaus (Brasil)
O céu dos nossos avós
Germano Afonso - Museu da Amazônia (MUSA) - Manaus (Brasil)
TEXTOS
Mitos e Estações no céu Tupi-guarani
por GERMANO AFONSO (in "Etnoastronomia", Scientific American Brasil - Edição Especial)
Observando o céu de um modo muito particular, esses índios definiam o tempo da colheita, o calendário, a duração das marés e a chegada das chuvas.
Relações Agro-indigenas
por GERMANO AFONSO (in "Etnoastronomia", Scientific American Brasil - Edição Especial)
A etnoastronomia dos africanos trazidos como escravos para o Brasil se misturou com a dos nativos do nosso país (Brasil) constituindo novas formas de saber.